Avançar para o conteúdo

Cúrcuma: benefícios, como usar e contra-indicações

Cúrcuma: benefícios, como usar e contra-indicações

Suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e antibacterianas fazem um remédio natural deste tempero. Conheça os seus benefícios para a saúde e diversos usos na alimentação

É um dos ingredientes mais consumidos na culinária indiana, asiática e paquistanesa, mas também possui propriedades medicinais graças ao seu ingrediente ativo curcumina.

Entre as suas muitas propriedades medicinais, podemos destacar que seus componentes inibem o crescimento de tumores. Também reduz os efeitos colaterais dos medicamentos para o tratamento do câncer.

Uso culinário do cúrcuma

O uso da cúrcuma depende da forma farmacêutica. O pó pode ser adicionado a preparações como sopas, molhos, arroz, saladas, massas ou até pratos prontos. Ao cozinhar, dá uma cor amarela e enfatiza o sabor dos pratos.

– Em semente ou em pó, a cúrcuma tem sabor de nozes e picante, por isso também é usada como substituto da pimenta-do-reino.

  • Adicione a cúrcuma aos legumes assados ​​ou salteados.
  • Use para fazer homus.
  • Faça uma xícara de chá fervendo as sementes em água e deixando em infusão por 10 minutos.
  • Torre as sementes de açafrão, depois moa em um moedor de café e polvilhe o pó sobre nozes, saladas e sopas.
  • É usado para dar sabor a sopas, especialmente aquelas com lentilhas ou feijão preto.
  • Adicionado ao arroz integral, dá um toque exótico, principalmente quando misturado ao azeite.
  • Aqueça uma colher de sopa de azeite ou óleo de coco em uma frigideira e adicione uma colher de chá de semente de açafrão. Quando começarem a estalar, o que acontece em segundos, adicione a cúrcuma em pó e 2 batatas cozidas e picadas.

Misture bem e tempere com sal marinho. Quando as batatas estiverem douradas, retire do fogo e sirva como acompanhamento.

Nas outras formas em que a cúrcuma vem (chás, cápsulas e pasta), é usada como bebida, remédio ou creme para doenças da pele.

Cúrcuma

CONFIRA OS PODEROSOS BENEFÍCIOS DO CÚRCUMA:

REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CEREBRAIS

Acredita-se que muitos distúrbios cerebrais estejam ligados a uma deficiência em um hormônio de crescimento específico. Por esta razão, alguns argumentam que a depressão e a doença de Alzheimer podem ser prevenidas pelos efeitos antioxidantes da cúrcuma. Além disso, pode retardar ou até reverter o declínio da função cerebral relacionado à idade.

PELE BONITA E ATRASO NO ENVELHECIMENTO

A curcumina tem propriedades antioxidantes. Portanto, nossa pele nos agradecerá por incluí-la em nossa dieta. É capaz de aumentar a produção da enzima HO-1, protegendo assim os fibroblastos responsáveis ​​pela firmeza da pele.

Além disso, previne o envelhecimento prematuro da pele com rugas e manchas que tanto nos incomodam.

REDUZ O RISCO DE DOENÇAS CARDÍACAS

Seu consumo ajuda a desobstruir as artérias e evitar que outras fiquem entupidas. Açafrão é maravilhoso para reduzir os níveis de colesterol no sangue, que é a principal causa de doença arterial coronariana.

É também uma boa fonte de vitamina B6, necessária para manter os níveis de aminoácidos como a homocisteína no nosso sangue. Esses níveis desregulados podem danificar nossos vasos sanguíneos e, consequentemente, nosso coração.

É UM ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

A cúrcuma é rica em curcumina, daí o nome. Este elemento possui propriedades anti-inflamatórias, o que torna este alimento uma boa opção para combater infecções em vez de pílulas, pois não é agressivo ao estômago e é completamente natural.

Combate infecções a nível molecular, pois é bioativo.

PREVENIR DIABETES

Ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue. Estudos mostram que a curcumina é 400 vezes mais potente que a metformina, um medicamento usado para melhorar a sensibilidade à insulina e reverter o diabetes.

É UM ANALGÉSICO NATURAL PARA ARTRITE

Por ser um poderoso anti-inflamatório e antibacteriano, reduz muito os processos no corpo que causam dor. A sua ação é particularmente eficaz nas articulações, pois ajuda a neutralizar os radicais livres que podem danificar as células saudáveis.

Benefícios da Cúrcuma para a saúde

CUCURUM está disponível em supermercados e lojas de alimentos saudáveis.

IMPORTANTE:

  • A quantidade máxima recomendada para adultos é de 5 gramas por dia.
  • O consumo de açafrão sem supervisão médica não é recomendado durante a gravidez, pois pode estimular o útero e o fluxo menstrual.
  • Não recomendado para pessoas que já têm úlceras estomacais ou obstrução do ducto biliar.

Quando consumido em excesso, ele pode causar:

  • Náuseas
  • Dores de estômago e diarreia
  • Hipotensão
  • Contrações da vesícula biliar
  • Hipoglicemia
  • Absorção prejudicada de ferro

A dose diária de 5g de cúrcuma não deve ser excedida para evitar consequências negativas.

PREVINE O INÍCIO DO CÂNCER

Novos estudos ainda estão em andamento para mostrar que altas doses de curcumina podem ajudar a tratar o câncer em humanos, mas já existem evidências de que tomar curcumina pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer, especialmente do sistema digestivo.

No entanto, é importante não tentar curar o câncer usando apenas suplementos naturais e ervas. Se você estiver doente, consulte seu médico e um oncologista para cuidados de acompanhamento e encaminhamentos.

4.5 / 5. Votos: 46

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.