Corpo

Remédio natural para Alzheimer

Há pequenos episódios de esquecimento no início, que geralmente são aceitos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, e se agravam.

Os portadores de Alzheimer ficam confusos e começam a apresentar mudanças de personalidade, com mudanças de comportamento e acabam não reconhecendo seus próprios familiares e até a si mesmos quando colocados em frente a um espelho.

À medida que a doença progride, tornam-se cada vez mais dependentes de outras pessoas, apresentam dificuldades de mobilidade, a comunicação torna-se impossível e requerem cuidados e supervisão constantes até mesmo para atividades básicas da vida diária, como nutrição e higiene. , vestir-se, etc.

Muitas vezes pode ser difícil distinguir entre as mudanças características do envelhecimento e os primeiros sinais da doença de Alzheimer. A perda de memória é uma característica natural do envelhecimento.

Mas quando a perda de memória começa a interferir na vida diária de uma pessoa, não falamos mais de algo natural, mas de um sintoma de demência.

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Em um cérebro saudável existem bilhões de neurônios (células nervosas) que geram impulsos elétricos e sinais químicos que nos ajudam a pensar, lembrar e sentir.

Começando em pessoas com doença de Alzheimer Isso faz com que os neurônios morram, interrompendo a produção normal de impulsos e sinais no cérebro. A principal característica da doença é a formação de placas convolutas no cérebro. Essas placas são compostas de proteínas normalmente inofensivas chamadas beta-amilóide. Acredita-se que essas proteínas possam ter um defeito genético que contribua para o desenvolvimento da doença.

ESTIMULAR O CÉREBRO

Nunca é tarde demais para estimular o cérebro e o exercício diário pode fazer a diferença:

  • Aprenda um idioma ou adote um novo hobby
    Experimente atividades diferentes Resolva quebra-cabeças ou torne-se um especialista em palavras cruzadas, Scrabble ou Sudoku

  • Ouvir música, aprender a tocar um instrumento musical ou dançar: qualquer uma dessas atividades estimula o cérebro

  • Ensinar aos outros: esta é uma ótima maneira de Reter informações, pois você precisa conhecê-las bem o suficiente para poder explicá-las efetivamente Café da manhã Bebida

  • Contar histórias: Essa é uma ótima maneira desafiar o cérebro e ensinar. Um senso de humor pode ter efeitos muito positivos na memória

  • Em vez de escrever uma lista de tarefas, visualize-a em sua cabeça, como um desenho. Faça ramos, subcategorias, etc. Este exercício estimula a imaginação e obriga a associar ideias e outras imagens
Tratamento Natural para Alzheimer

Sinais e Sintomas

• Confusão e desorientação
• Depressão por exemplo, lidar com números)
• Perda gradual de memória
• Aumento do esquecimento
• Perda de julgamento (dificuldade em resolver problemas cotidianos)
• Paranoi;
• Mudanças na personalidade (humor)

Os sintomas e o curso da doença variam de pessoa para pessoa. À medida que a doença progride, as habilidades de linguagem e a capacidade de realizar tarefas diminuem. O tempo médio entre o diagnóstico da doença e a morte é de cerca de oito anos, mas algumas pessoas vivem mais de dez anos.

Factores de Risco:

Idade: A doença é mais comum em pessoas com mais de 65 anos, mas raramente pode afetar pessoas com menos de 40 anos.

Toxicidade ambiental: A poluição e o tabagismo levam ao excesso de radicais livres. Algumas pesquisas ligaram a exposição ao alumínio e ao mercúrio à doença.

História familiar: ter um pai ou irmão com a doença aumenta o risco porque as mutações genéticas podem ser herdadas.

Gênero: as mulheres estão em maior risco

Lesões na cabeça: Alguns estudos mostraram que lesões na cabeça aumentam o risco de Alzheimer. Resultados de um grande estudo sugerem que as mulheres estão tomando estrogênio à medida que envelhecem.

Estilo de vida: Falta de exercício, obesidade, má alimentação e tabagismo aumentam o risco. Diabetes mal controlado aumenta o risco.

Alzheimer sintomas

Conselhos práticos para os cuidadores de Alzheimer

Os pacientes geralmente sofrem tanto, se não mais, do que os próprios pacientes. É muito fácil cair em um estado de depressão e exaustão. Para manter o equilíbrio emocional e lidar melhor com a doença cotidiana, é importante que haja um diálogo constante e honesto entre a família, o paciente e a equipe médica e social. Entender o que está acontecendo ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.

Existem várias associações a que o cuidador pode recorrer para apoio. Não deixe que o bem-estar de seus entes queridos dependa apenas de você e continue a desfrutar de atividades sociais. Mesmo que às vezes seja difícil, não leve a sério o comportamento do paciente e sempre tente ser paciente.

Em termos práticos, deve seguir alguns conselhos:

  • Adequar a casa, limpar os corredores para evitar pontos de queda (por exemplo, na porta da geladeira)
  • Escreva o nome de cada membro da família em uma foto onde todos estejam presentes
  • Crie rotinas que ajudem o paciente e sintam-se incluídos e úteis
  • Não deixe o paciente sair sozinho <
  • Pegue um coldre que prenda na cintura para que o paciente possa carregar o celular com ele o tempo todo, inclusive em casa
  • Tenha um número de emergência em seu celular
Alzheimer tratamento

Poder Antioxidante

Um estudo americano descobriu que um grupo de idosos com alguma perda de memória que consumiu dois copos e meio de suco de cranberry por dia durante 60 dias teve um desempenho melhor em testes de memória do que o grupo de idosos que não bebeu suco de cranberry. Cranberry

Cranberries são uma importante fonte de antioxidantes, que dizem ter efeitos protetores contra certas doenças.

Os ácidos graxos ômega-3, encontrados em abundância no salmão, sardinha ou nozes, também são uma classe de antioxidantes a serem incluídos em sua dieta.

O diagnóstico da doença de Alzheimer é feito essencialmente através de anamnese e entrevista médica. Métodos complementares de imagem (TC, RM) e testes analíticos não ajudam no diagnóstico e são muito úteis para descartar outras causas de demência.

Atualmente, não há tratamento que possa interromper a progressão da doença. A abordagem médica visa principalmente manter o funcionamento cognitivo e social e aliviar os sintomas, usando medicamentos para corrigir desequilíbrios químicos no cérebro e gerenciar problemas comportamentais, juntamente com outras terapias comportamentais.

Na dúvida se os problemas de memória são indícios de algo mais sério do que o processo normal de envelhecimento, consulte um especialista.

O diagnóstico precoce da doença pode ser crucial, pois os tratamentos existentes são mais eficazes quando as células cerebrais ainda estão disponíveis para que os medicamentos funcionem.

Alzheimer é o tipo mais comum de demência com uma deterioração global, irreversível e progressiva de várias funções cognitivas (incluindo memória, atenção, concentração, raciocínio, linguagem).

Essa deterioração leva a alterações de comportamento, personalidade e capacidade funcional, dificultando a realização das atividades diárias.

Portugal é o quarto país com mais casos de demência segundo a OCDE Em junho O relatório divulgado este ano fica atrás apenas da Alemanha, Itália e Japão.

O mesmo relatório indica que Portugal está a reagir muito mal a estes resultados, com falta de especialistas para acompanhar os doentes e falta de programas de deteção da doença.

E a previsão é de que o quadro piore, com o país a ocupar o 3º lugar no número de pacientes com demência até 2037.

Os sintomas podem ser muito sutis nos estágios iniciais da doença de Alzheimer, que piora à medida que as células cerebrais morrem. No entanto, o Alzheimer geralmente começa com lapsos de memória e dificuldade em encontrar as palavras certas para objetos do cotidiano.

Vários estudos científicos têm demonstrado que a dieta aumenta a probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer, uma patologia neurodegenerativa que causa perda de memória, alteração significativa, alterações de comportamento e personalidade, diminuição do funcionamento, entre outros sintomas.

A demência, associada a doenças como Alzheimer, não aparece até os 60 anos, mas também pode aparecer em uma idade mais jovem, com sintomas iniciais como perda de memória de curto prazo, atenção, concentração e dificuldade em executar determinados movimentos ou reconhecer rostos e objetos.

O aumento da expectativa de vida em todo o mundo pode aumentar o número de casos de demência, pois esta doença está associada à idade e esse problema não é exclusivo de países desenvolvidos com populações mais velhas vitaminas B, C, K e E.

Ao mesmo tempo, vários estudos epidemiológicos forneceram informações sobre os efeitos benéficos dos ácidos graxos ômega-3 de Alzheimer e micronutrientes como vitaminas B, vitaminas E, C e D.

Alimentos que ajudam a prevenir a demência do tipo Alzheimer

CHÁ, CAFÉ E CHOCOLATE

A cafeína quando consumida efeitos regularmente positivos contra certos distúrbios neurológicos, incluindo a demência de Alzheimer.

Nesse sentido, graças ao seu teor de cafeína, alimentos como café e chá são um estimulante psicoativo que leva ao aumento do estado de alerta e ao melhor desempenho cognitivo.

VINHO TINTO

Na última década, vários estudos descobriram uma redução significativa no risco de declínio cognitivo, demência ou doença de Alzheimer em pessoas que consomem quantidades moderadas de álcool, principalmente vinho tinto, em comparação com pessoas que não consomem álcool.

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CITRUS (laranja, tangerina, clementina e limão)

Essas frutas protegem os neurônios do estresse oxidativo causado pelos radicais livres, substâncias que produzimos naturalmente, mas que também são introduzidas no organismo através de fontes externas, como a exposição ao sol. Poluição, estresse, bebidas alcoólicas, alimentos não saudáveis ​​e tabagismo.

OLEAGINA

Nozes, amêndoas estão entre os alimentos que ajudam a prevenir a demência. As oleaginosas têm uma alta concentração de gorduras boas que beneficiam tanto a saúde cardiovascular quanto o cérebro.

PEIXES GORDOS

Este tipo de peixe – como salmão, cavala ou sardinha – ajuda a retardar o declínio cognitivo. Os ácidos graxos são essenciais para o bom funcionamento das células. O ômega 3 ajuda a proteger o cérebro, interrompendo os danos cerebrais causados ​​pelo estresse oxidativo.

Os lipídios são uma parte importante do cérebro, representando mais de 60% do seu peso. Embora o peixe oleoso seja uma das melhores fontes naturais deste tipo de gordura, não é a única. Algumas nozes, como nozes e amêndoas, são outra alternativa a considerar em sua dieta.

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BAGAS VERMELHAS

Pesquisas mostram que framboesas, morangos, mirtilos e amoras têm uma forte afinidade com o cérebro. Essas frutas são fontes de antocianinas, substâncias naturais que conferem a alguns alimentos as cores roxa, azul e vermelha e possuem propriedades antioxidantes.

O ideal é consumir duas porções dessas frutas por semana.

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Um em cada três casos de demência pode ser prevenido com um estilo de vida saudável,

Incluindo atividade física regular e hábitos alimentares saudáveis.

A idade e os genes são os principais fatores de risco para a demência, mas seu estilo de vida pode fazer a diferença na prevenção da doença.

Alimentos e suplementos ricos em zinco, magnésio, ácido fólico e vitaminas B6 e B12 são seus aliados do cérebro.

No entanto, existem outros comportamentos preventivos que você pode empregar.

Prevenir a demência por Alzheimer

EMBORA NÃO HAJA CURA, HÁ ALGUNS HÁBITOS QUE VOCÊ PODE ADOTAR QUE AJUDARÃO A PROTEGER CONTRA A DOENÇA

1- Mantenha seu cérebro ativo

Jogue jogos cerebrais, leia, escreva, participe de atividades culturais, cozinhe novos pratos, converse e mantenha contato com outras pessoas. Vários estudos científicos internacionais têm demonstrado que tais atividades desempenham um forte papel preventivo

2- Fique atento aos antioxidantes e ácido fólico

Coma ameixas, uvas, kiwis, abacates, espinafre, brócolis, cebola, milho, chá verde, grãos integrais, feijão, lentilha, morango e banana. Frutas, vegetais, legumes e verduras são ricos em vitaminas e minerais essenciais que melhoram as habilidades cognitivas.

3- Seja seletivo sobre o que você come

Escolha azeite, óleo de girassol, azeitonas, nozes, sementes, soja, margarina e peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, cavala, atum e sardinha. De acordo com muitos especialistas, comer esses alimentos apoia a função cerebral.

4- Evite Gorduras

Evite gorduras saturadas e alimentos refinados e/ou processados, como frituras, doces, bolos e biscoitos. Além disso, limite sua ingestão diária de carboidratos.

5- Exercício Físico

Opte por atividades que estimulem o fluxo sanguíneo para o cérebro e faça-as por pelo menos meia hora por dia. Nadar, caminhar e correr são boas escolhas. Se preferir, faça outra atividade que aumente sua frequência cardíaca, mas não exagere se não estiver acostumado a se exercitar regularmente.

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6- Levar uma vida social ativa

Voluntariado ou tomar café regularmente são atividades que o mantêm socialmente ativo, o que é essencial na luta contra a demência

A pesquisa mostrou que as pessoas que permanecem As pessoas que são socialmente ativas na velhice têm melhor função cognitiva e menor risco de declínio cognitivo.

7- Elimine os maus hábitos

Não fume, não beba álcool e não beba mais de um café por dia. Tente manter seu estresse sob controle e durma pelo menos oito horas por dia.

Dormir

Muito pouco ou insuficiente afeta o desempenho mental, a memória e a concentração.

O adulto médio precisa de sete a oito horas de sono por dia.

Mas dependendo do indivíduo, o período pode ser mais longo ou mais curto. Para melhorar a qualidade do seu sono, faça do seu quarto um ambiente confortável, não o use como escritório e evite beber álcool ou cafeína à noite.

Quanto mais você treinar seu intelecto, melhor para manter seu cérebro ativo. Se subutilizado, a mobilidade deste órgão é reduzida. Estude, leia, seja criativo e mantenha-se ativo

Jogar jogos e fazer palavras cruzadas também ajuda.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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