Corpo

Cãibras musculares: o que é, causas e tratamentos

As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas dos músculos durante um curto período de tempo que geralmente ocorrem devido à desidratação e à falta de sais minerais como magnésio, potássio, cálcio e sódio.

A maioria de nossos grandes grupos musculares funciona voluntariamente, ou seja, eles se contraem e relaxam de acordo com nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem involuntariamente de repente, chamamos isso de espasmo muscular. Se o espasmo é intenso e persistente, chamamos isso de cãibra.

Um grande tratamento natural para cólicas é o suco de banana com coco, pois as bananas são ricas em potássio e o coco tem muitos minerais, como o magnésio, por exemplo, que são essenciais para evitar cólicas.

1 banana
1 xícara de água de coco

Despeje todos os ingredientes em um liquidificador e beba imediatamente.

banner1 1

É aconselhável beber 1 copo desta bebida todos os dias antes de ir para a cama para evitar, em particular, os anseios noturnos.

Cãibras

Entretanto, alguns remédios naturais podem funcionar para prevenir e tratar as cãibras.

Tente, por exemplo, se você tiver cólicas recorrentes, beber um copo de leite morno antes de ir para a cama e duas colheres de sopa de mel pela manhã.

Para evitar cãibras, uma boa sessão de alongamento deve ser feita antes e depois do exercício, especialmente para pessoas sedentárias. A boa hidratação também é importante antes, durante e depois do exercício. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.

Beber muita água diariamente também ajuda a eliminar as cólicas, já que uma das principais causas de cólicas é a desidratação.

E o que fazer no momento da cãibra? A primeira coisa a fazer é esticar o músculo atrás do músculo que está se contraindo involuntariamente.

Durante as contrações, tente se levantar e massagear o músculo afetado até que ele volte ao normal.

Se a cãibra estiver na barriga da perna, por exemplo, você deve esticar o músculo tibialis anterior. Massajar os músculos, aumentando o calor, também ajuda a circulação do sangue.

Cãibras tratamento

O chá de camomila, por exemplo, atua como relaxante e torna os músculos mais relaxados antes de dormir, impedindo que se contraiam involuntariamente.

Alfazema, angélica, limão, camomila, açafrão, agrião, bardana ou chá de bálsamo de limão devem ser bebidos diariamente, três ou quatro vezes ao dia, até que você se sinta melhor.

Coma alimentos ricos em magnésio como grãos integrais, nozes e feijões, ricos em potássio como bananas, laranjas e melões e certifique-se de incluir em sua dieta os produtos lácteos necessários para a cota de cálcio que seu corpo necessita.

4.9 / 5. Votos: 32

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo