Beleza & Estética

Rosácea: saiba as causas, tipos e sintomas

A rosácea é caracterizada pela vermelhidão persistente, ruborização, vasos sanguíneos visíveis e manchas com pápulas.

A rosácea é uma doença crônica da pele caracterizada por vermelhidão, ruborização e crises inflamatórias semelhantes à acne, geralmente aparecendo nas bochechas, queixo, testa e nariz. Conforme a doença avança, a vermelhidão pode se tornar mais intensa e persistente.

Pequenos vasos sanguíneos rasos e dilatados aparecem freqüentemente nestas áreas. Em casos avançados, a rosácea pode levar ao espessamento da pele do nariz (rinofima).

Enquanto a rosácea é mais comum nas mulheres, a rinofima é muito mais visível nos homens. Casos graves de rosácea podem causar irritação nos olhos, tornando-os vermelhos e lacrimejantes.

Em pessoas com vermelhidão facial associada à rosácea, este aumento do transporte de sangue na superfície da pele é desregulado. Os vasos sanguíneos dilatam e depois não retornam ao seu tamanho inicial, além disso, com o passar do tempo, também aparecem inflamações e enfraquecimento das estruturas da pele.

banner1 1

Isto reúne as condições que causam vermelhidão facial, aumento da sensibilidade e irritação adicional da pele facial: rosácea.

Não tem nada a ver com outras condições, como psoríase, acne ou vitiligo, não é contagioso e não é curável, mas é muito manejável.

A rosácea é agravada por fatores tais como:

  • Exposição à radiação UV / Sol (principal)
  • Ambientes secos e quentes
  • Mudanças de temperatura
  • Estresse
  • Aplicação de cortisona
  • Cosméticos oclusivos (gordurosos) e irritantes
  • Alimentos quentes e picantes
  • Álcool

TIPOS DE ROSÁCEA

Existem diferentes subtipos de rosácea. Alguns pacientes têm apenas vermelhidão e vasos sanguíneos proeminentes (rosácea eritemato-telangiectásica).

Em outros casos, podem aparecer espinhas ou inchaços semelhantes à acne (rosácea papulopustulosa). Os olhos também podem ser afetados e ficar vermelhos, irritados, congestionados e/ou com prurido (rosácea ocular).

Além disso, alguns pacientes podem ter a pele engrossada e grosseira em certas partes do rosto (rosácea fítmatosa). É comum que os pacientes tenham uma sobreposição de mais de um subtipo de rosácea.

GATILHOS MAIS COMUNS

EXPOSIÇÃO DO SOL – Este é geralmente o gatilho mais comum para manchas faciais e vermelhidão.

DICA – Use sempre um protetor solar com um fator de proteção solar de 30 ou superior. Proteja sua pele do vento com um chapéu ou um lenço.

CLIMA E TEMPERATURA – Sentar-se confortavelmente junto ao fogo ou desfrutar de um banho quente pode parecer reconfortante, mas ambientes excessivamente quentes podem aumentar o fluxo sanguíneo e a vermelhidão facial, contribuindo para manchas faciais.

DICA – Evite saunas, banheiras quentes e estar perto de fontes de calor. Fique longe de climas extremos e se embrulhe quente quando sair no frio.

ALIMENTOS – Alguns alimentos podem desencadear reações de rubor facial, inclusive:

  • Alimentos picantes
  • Alimentos muito quentes
  • Laticínios, como iogurte e chocolate
  • Algumas frutas cítricas
  • Alimentos ricos em histamina, como alguns queijos, beringelas, espinafres, vinagre e molho de soja

DICA – Mantenha um diário alimentar para ajudá-lo a determinar quais alimentos ou bebidas desencadeiam flare-ups ou causam manchas faciais.

BEBIDAS – É um mito que o rubor facial é causado pelo consumo excessivo de álcool, mas bebidas alcoólicas e bebidas quentes podem desencadear esta condição.

DICA – Como regra geral, é aconselhável moderar o consumo de álcool e reduzir a temperatura das bebidas quentes.

PRODUTOS PARA CUIDADOS DA PELE – A pele propensa a rosácea e manchas em geral é freqüentemente sensível, portanto, use produtos contendo os seguintes produtos com moderação álcool ou perfume. Além disso, evite fundações pesadas que requerem muita fricção para serem removidas.

DICA – Não utilize produtos formulados para o tratamento da acne, pois muitas vezes eles são muito duros. Limpe suavemente com produtos “sem álcool e fragrância” e seque seu rosto com uma toalha de algodão macia. Peça ao seu dermatologista sugestões adequadas ao seu tipo de pele.

EXERCÍCIO FÍSICO – A boa transpiração é essencial para uma vida saudável, mas o exercício físico intenso pode causar superaquecimento, provocando reações de rubor facial.

DICA – Se você gosta de correr ao ar livre, opte por correr de manhã cedo ou ao final da tarde quando o sol não está muito forte. Durante o período de arrefecimento, não se esqueça de beber muitos líquidos.

INFLUÊNCIAS EMOCIONAIS – Apenas lidar com manchas faciais e todos os sinais visíveis de vermelhidão facial pode desencadear mais rubor.

DICA – Pratique técnicas simples de gerenciamento de estresse (como exercícios respiratórios profundos) ao longo do dia.

Coma com saúde, descanse bastante e se os sintomas de rubor facial continuarem a incomodá-lo, fale com seu médico. hoje!

Rosácea

Que produtos cosméticos usar para os cuidados com a pele rosácea? Quando e como?

1) Produtos para o cuidado da pele

Optar por emulsões fluidas com teor de gordura não superior a 20% e que não contenham álcool, sabão, parabenos ou perfume.

Limpar de manhã e à noite, suavemente, sem exercer muita pressão sobre o rosto, e secar bem a pele com uma toalha de algodão.

2) Produtos umectantes

Hidratar a pele de manhã e à noite, após a limpeza.

Você pode usar um único creme ou optar por linhas de produtos que oferecem soluções diurnas e noturnas.

Estes produtos devem conter substâncias com ação descongestionante (extrato de vassoura de açougue, ginseng, vaccinum myrtillus, ginkgo biloba), adequadas para peles sensíveis (mimosa, aloe vera, alfa-bisabolol) e hidratantes (panthenol, ácido hialurônico, alantoína).

Não utilize produtos cosméticos que sejam agressivos ou que exijam esfregar a pele para removê-los.

3) Produtos para o cuidado específico da pele com rosácea

Em tempos de crise, você deve optar pelo uso de cuidados noturnos específicos e localizados, cuidados intensivos e/ou uma máscara calmante. A água termal também deve ser pulverizada pelo menos nas bochechas várias vezes ao dia.

O uso de protetores solares durante todo o ano é essencial para o cuidado da pele com rosácea

Devem ser escolhidos protetores solares não-perfumados.

Rosácea

A rosácea pode ser tratada aplicando cremes ou soluções nas áreas afetadas ou usando antibióticos ou anti-inflamatórios, dependendo da causa. No caso da rosácea papulopustular, onde se formam pústulas na pele, a pele pode engrossar e o nariz pode parecer maior, mas este tipo de rosácea não é muito comum.

Em geral, o paciente com rosácea só pode tomar medidas simples, como sempre usar um sabonete hidratante ou neutro e hidratar a pele com um creme ou loção para pele sensível para controlar a vermelhidão da pele.

TRATAMENTO NATURAL DA ROSÁCEA

Máscara de pepino

O pepino é eficaz no tratamento da pele com rosácea porque é muito rico em água e vitamina E. Mas, acima de tudo, é um bom antiinflamatório natural que ajuda a minimizar a vermelhidão da rosácea, além de refrescar e reparar a pele.

Para preparar uma máscara caseira de pepino, descasque um pepino de tamanho médio, misture-o em um liquidificador e, se desejar, acrescente uma colher de sopa de azeite de oliva.

Em seguida, esfregue no rosto e deixe-o ligado por 15 minutos. Retirar com água morna e sem aplicar sabão.

Máscaras Naturais

Máscara de aveia e chá verde

A farinha de aveia tem uma ação calmante que protege a pele contra irritação, vermelhidão e prurido. E o chá verde demonstrou ser ideal para combater os sintomas da rosácea, por isso os dois ingredientes juntos são uma excelente escolha.

Preparar chá verde e, quando estiver fresco, adicionar três colheres de sopa de farinha de aveia. Misture bem e você está pronto para aplicá-lo em sua pele.

existe uma cura para a rosácea?

Há vários tratamentos dependendo da gravidade da doença, mas no momento não há cura.
A pele dos pacientes com rosácea é extremamente sensível e é preciso ter muito cuidado na seleção de produtos de higiene e cosméticos.

A aplicação regular de protetor solar também é importante.

O tratamento com luz pulsada (IPL) é a melhor solução em casos de vermelhidão e vasos dilatados. Quando as pústulas estão presentes, os tratamentos antimicrobianos e antiparasitários são geralmente eficazes. O tratamento com isotretinoína às vezes é necessário.

Cuidados com a pele com rosácea

Por ser muito visível, a rosácea é embaraçosa e pode levar ao isolamento social. Portanto, é muito importante consultar um especialista (de preferência nos estágios iniciais da doença), pois existem tratamentos para reduzi-la, bem como cuidados diários para ajudar a controlá-la.

você sabia que…

A rosácea pode aparecer com mais freqüência em pessoas cuja ocupação envolve exposição constante ao calor, como os cozinheiros.

4.6 / 5. Votos: 28

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo