Avançar para o conteúdo

Psoríase – Distúrbios dermatológicos

Psoríase - Distúrbios dermatológicos

A psoríase é uma doença de pele caracterizada pela descamação da pele causada pela inflamação da derme e pode ocorrer em qualquer idade.

A psoríase é uma doença inflamatória crónica da pele que afeta aproximadamente 3 da população e geralmente se inicia entre os 10 e os 30 anos.

Ocorre em forma de placa, principalmente em áreas sujeitas a traumas, nomeadamente couro cabeludo, palmas e plantas dos pés, cotovelos e joelhos, mas pode eventualmente espalhar-se por todo o corpo.

As placas mais antigas são mais grossas e mais brancas e tendem a ficar em pó no contacto com a roupa. Estas placas se parecem muito com lâminas de grama aglomeradas umas sobre as outras.

Quais são os tipos de psoríase?

Existem diferentes tipos de psoríase, cada um dos quais pode ter diferentes graus de gravidade. Certifique-se de procurar lesões escamosas e avermelhadas em áreas do corpo, como couro cabeludo, cotovelos, joelhos e parte inferior das costas, e procure atendimento médico imediato para um diagnóstico o mais cedo possível.

A psoríase em placas é o tipo mais comum e as lesões são vermelhas, elevadas e cobertas por uma camada de escamas prateadas e variam em tamanho e extensão. Apesar da sua aparência exuberante, são em sua maioria lesões assintomáticas.

A psoríase gutata é menos comum e geralmente afeta crianças e adolescentes, às vezes após faringite. Mais comummente, eles aparecem de repente, com lesões cobrindo grandes áreas do corpo. Pode desaparecer ou evoluir para psoríase em placas. A psoríase inversa ocorre principalmente nas dobras cutâneas (axilas, virilha e região do seio) com lesões vermelhas, brilhantes e sem escamas.

A psoríase eritrodérmica, que pode ser muito grave devido ao risco de complicações, é uma forma particular de psoríase em que toda a superfície do corpo fica vermelha e inflamada.

Finalmente, a psoríase pustulosa é caracterizada pelo aparecimento de vesículas cheias de pus. Esta psoríase pode ser de vários tipos, sendo a psoríase pustulosa de Zombusch a mais rara e grave, pois pode desenvolver complicações com risco de vida e sintomas gerais, como mal-estar e febre.

Psoríase - Tratamento Natural (caseiro)

Tratamento Caseiro para a Psoríase

Existem várias doenças de pele cujos sintomas são muito semelhantes aos da psoríase, pelo que o diagnóstico e o exame clínico devem ser sempre realizados por um especialista nesta área: um dermatologista. Em alguns casos, a confirmação por biópsia de pele pode ser necessária.

Embora a sua origem ainda não seja bem compreendida, parece haver uma base genética para esse distúrbio do sistema imunológico. Portanto, é comum que a psoríase afete vários membros da mesma família.

A psoríase é muitas vezes desencadeada por um evento estressante, tomando certos medicamentos (betabloqueadores, antimaláricos, alguns anti-inflamatórios), amigdalite, um corte na pele, queimaduras solares ou clima seco e frio.

Isso mostra que a psoríase é geralmente dependente de uma predisposição genética ligada a um estímulo externo.

As unhas podem ser afetadas na forma de distrofia das unhas com hiperqueratose (unhas espessadas), às vezes na forma de perfuração das unhas (pequenas depressões como punções) ou uma característica da psoríase, onicólise (separação da unha do seu leito distal de unhas).

Em muitos casos, isso estimula a impotência funcional, dor e estresse psicológico, o que afeta a qualidade de vida diária dos pacientes.

Entre 5 e 25 pessoas com psoríase podem desenvolver artrite psoriática. A artrite, ou inflamação das articulações, é caracterizada por vermelhidão (rubor), inchaço (edema), calor e dor na área afetada.

Pacientes com psoríase têm risco aumentado para outras doenças: pressão alta, doença inflamatória intestinal, doenças cardíacas, diabete e depressão.

Ainda não há cura definitiva, mas os tratamentos existentes podem controlar os sintomas. O tratamento varia conforme a gravidade da condição.

psoríase

Um excelente tratamento natural para a psoríase é o caracol (Aloe Vera) por suas propriedades anti-inflamatórias, regenerativas e antioxidantes.

Este remédio natural consiste em fazer compressas com a polpa/gel dos caracóis e/ou beber o sumo desta planta quando aparecem as lesões.

Outras dicas para melhorar o problema da psoríase:

  • Tome um banho de sol semanal, os raios vão ajudar a se livrar das manchas escamosas.
  • Tome um banho em água quente com 2 quilos de sal, ao caminhar aplique óleo em todo o corpo.
  • Vá à praia sempre que possível.
  • Experiência de aplicação nas áreas de placas, compressas húmidas em repolho puro.
  • Um dos tratamentos mais antigos é aplicar argila e lavar com chá de calêndula.

Os produtos de limpeza são indicados como base de qualquer tratamento de pele, pois as toxinas têm um impacto significativo na existência e persistência da pele com essas doenças.

Tratamento natural da psoriase

Entre as plantas referidas por seu efeito específico sobre os problemas de pele estão:

  • a bardana
  • a salsaparrilha
  •  a urtiga
  • a nogueira

As ervanárias têm misturas que são boas para produtos de limpeza ou até mesmo para condições de pele.

A dieta é um fator que facilita o enfraquecimento das lesões psoriáticas na nossa pele. Quando ingerimos alimentos industrializados, como enlatados, conservas, embutidos, doces, refrigerantes e álcool, notamos o aparecimento de novas lesões.

Peixes como atum, salmão e sardinha são recomendados, assim como uma dieta vegetariana.

Veja a lista de alimentos permitidos: frango, cordeiro, peixe, queijo, leite desnatado, ovos, grãos integrais, nozes, frutas e alguns vegetais.

Os alimentos proibidos ou evitados são: carne vermelha, salsichas, frituras, alimentos ricos em amido e gordurosos, refrigerantes, pimentão, tomate e beringela.

Lembre-se de que beber muito álcool pode fazer com que a psoríase volte.

Lembre-se de que beber muito álcool pode fazer com que a psoríase reapareça.

Muitas lesões de pele desaparecem após algumas semanas de uma dieta de saladas e frutas cruas. Frutas e vegetais devem ser consumidos como estão, sem cozinhá-los. As saladas devem ser temperadas com azeite e limão.

É importante ressaltar que não existe dieta milagrosa para combater a psoríase, mas sem essa dieta restritiva o controle da doença é impossível. O mais importante é fortalecer o sistema imunológico para evitar o acúmulo de toxinas.

O exercício físico é um grande aliado na cura. Academia, caminhada, corrida ajudam muito. Concentração e relaxamento ajudam a reduzir a tensão e o estresse da vida quotidiana.

Praticar Pilates, Yoga e Meditação cria momentos de relaxamento e estes devem fazer parte da sua vida nesta nova fase de cura.

psoríase

Para melhorar a gestão da psoríase, considere o seguinte:

  1. Coma mais peixes de água fria (sardinha, atum, salmão, bacalhau), sementes de abóbora, vegetais coloridos e grãos integrais.
  2. Evite álcool e gorduras saturadas.
  3. Reduza o estresse e não fume.
  4. Passe 10-15 minutos ao ar livre ao sol todos os dias.
  5. Considere tomar suplementos de óleo de peixe e usar creme de uva Oregon para reduzir a inflamação.

Não há como prevenir esta doença, mas você pode reduzir o número de erupções, mantendo a pele seca e nutrida e evitando estresse, ansiedade e medicamentos que podem desencadeá-la.

Também é útil reduzir o uso de álcool e tabaco, pois podem aumentar a gravidade das erupções.

A psoríase não é contagiosa


Impacto familiar, social e profissional

Além dos efeitos causados ​​pelas manifestações cutâneas e pela própria doença, que pode ser incapacitante, a psoríase é uma doença de grande ignorância e preconceito que pode levar o paciente a ficar de fora, sentindo-se isolado ou até mesmo optar por se auto isolar, pois muitas pessoas ainda acreditam ser contagioso.

É importante que os pacientes aceitem a sua doença, falem sobre ela (por exemplo, num grupo de apoio) e tentem adotar uma atitude proativa e positiva.

4.1 / 5. Votos: 19

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.