Bem Estar Emocional

Benefícios da sauna para a saúde

As saunas apareceram pela primeira vez nos países nórdicos, especificamente na Finlândia, onde o clima é muito frio, mas hoje podem ser encontradas em todo o mundo. Embora possa não parecer, ir a eles de tempos em tempos pode ser benéfico para a sua saúde.

As altas temperaturas das saunas (80-100°C) induzem o relaxamento muscular e o metabolismo funciona mais rapidamente, ocorre vasodilatação e o batimento cardíaco aumenta. O calor gerado causa uma febre artificial no corpo.

A febre é uma reação natural de defesa contra bactérias e infecções.

Sem qualquer poder curativo, a sauna é acima de tudo um ritual de prazer e bem-estar que pode ajudar a reduzir os sintomas de algumas doenças ou combater a fadiga muscular e o estresse.

Estes são alguns dos benefícios da sauna:

Os benefícios da sauna vão além da desintoxicação. A sauna também é conhecida por ser crucial para o coração. As sessões de sauna têm efeitos semelhantes ao exercício leve. O coração é exercitado suavemente, pois o calor da sauna dilata os capilares e melhora o fluxo sanguíneo.

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Outros benefícios à saúde da sauna são descongestionamento nasal, melhora das dores de cabeça e enxaquecas, dores menstruais e sintomas da menopausa.

Combate o estresse – Os vapores e o cheiro de hortelã-pimenta facilitam o alívio dos sintomas de estresse e aumentam a sensação de relaxamento.

Hidrata a pele e desobstrui os poros – Após a sessão de sauna, os poros são abertos e a pele é hidratada. Portanto, é mais provável que a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores apresente resultados satisfatórios.

A absorção dos cremes capilares também é facilitada pelo calor e pelo vapor.

benefícios da sauna

Transpirar durante uma sauna por pelo menos 15 minutos faz com que o corpo se livre de metais pesados que levariam os rins 24 horas de trabalho constante para expulsar.

Do que o suor traz para a superfície da pele, 99% é água e 1% é substâncias tóxicas. O excesso de sal também é transportado pelo suor, portanto, a estimulação do suor é muito benéfica em casos de hipertensão leve.

Torna os cabelos mais bonitos

O forte calor da sauna ativa as glândulas sebáceas no couro cabeludo que liberam compostos que ajudam a proteger os fios, tornando-os mais sedosos e mais saudáveis. Portanto, em vez de comprar produtos caros que nem sempre são tão eficazes, tente algumas sessões de sauna.

Não negligencie a necessidade de hidratar-se antes e depois de entrar numa sauna, caso contrário, pode ocorrer desidratação, trazendo consigo sintomas terríveis.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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