Avançar para o conteúdo

10 alimentos para evitar infarto e AVC

10 alimentos para evitar infarto e AVC

Unictus (AVC) é uma alteração na função cerebral, geralmente aguda, devido a células cerebrais feridas ou mortas. As mudanças resultam em mudanças na capacidade de a pessoa de funcionar normalmente. Acidente vascular cerebral também é por vezes referido como um infarto cerebral ou acidente cardiovascular (AVC). É como um ataque cardíaco, contudo acontece no cérebro.

Um acidente vascular cerebral é causado por danos a um vaso sanguíneo no sistema nervoso central, mais comummente no cérebro, mas também em outras estruturas, como o cerebelo, o tronco cerebral ou, raramente, a medula espinhal. O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para reduzir as consequências causadas pela doença.

Quando o suprimento de sangue para qualquer parte do cérebro é cortado ou reduzido significativamente, ocorre um acidente vascular cerebral. Se o suprimento de sangue for interrompido por várias horas ou mais, as células cerebrais sem suprimento de sangue adequado morrem.

Dependendo da quantidade de sangue envolvida e da localização do local do AVC no cérebro, uma pessoa com AVC pode apresentar muitos sinais e sintomas. Eles podem variar de dificuldade quase visível para se mover ou falar até paralisia, ou morte.

A doença não tem causa específica, mas vários fatores de risco que desencadeiam certos processos e, assim, levam inevitavelmente a um AVC.

A prevenção é, sem dúvida, o melhor tratamento para esta doença, mas deve-se ter em mente que mesmo com prevenção há sempre uma pequena chance de ocorrer um AVC, mas ainda assim a diferença é grande e a prevenção vale a pena. .

Como identificar um AVC?

Basta o aparecimento de um dos chamados 3Fs: dificuldade para falar; desvio da face (boca lateral). Falta de força em um braço para suspeitar de um derrame e ligar para o 911 imediatamente.

Através da Via Verde AVC, os pacientes podem chegar rapidamente a hospitais que podem fornecer o tratamento adequado.

À medida que envelhece, o risco de ter um derrame aumenta, mas existem alguns alimentos que podem ajudar a reduzir esse risco.

Descubra o que eles são:

Abacates são ricos em potássio, que o corpo precisa para o movimento do músculo liso. Esse alimento pode ser incorporado à sua dieta de muitas maneiras diferentes, desde consumi-lo naturalmente até ingeri-lo no café da manhã para tornar sua dieta mais saborosa.

  • ARROZ – Como você sabe, o arroz é um grão, por isso deve ser consumido, mas quando outros alimentos que são fonte de fibras e carboidratos estão no mesmo prato, o arroz integral deve ser substituído.
  • BETERRABA – Um alimento muito útil para todos e muito fácil de usar na cozinha, pode ser adicionado à própria comida ou triturado para fazer sucos.
Alimentos que reduzem risco de avc
  • CEREAIS – Os cereais são ricos em fibras, especialmente grãos integrais, e devem ser incluídos em sua dieta. Uma ótima maneira de adicioná-los à sua dieta é adicioná-los ao seu café da manhã junto com o leite.
  • CHOCOLATE – Para quem diz que chocolate faz mal à saúde, aqui está a prova de que é mentira, ou melhor, quando consumido com moderação. Comer cerca de uma barra de chocolate por semana traz muitos benefícios à saúde, incluindo a prevenção de derrames.
AVC (acidente vascular cerebral)
  • FEIJÃO – O feijão é um alimento fantástico para essa luta, então fique atento ao que vai com o feijão no seu prato, pois o mais importante, sua alimentação deve ser balanceada.
  • NOZES – As nozes são boas para a saúde e devem ser consumidas diariamente, mas em pequenas quantidades, cerca de uma colher de sopa de nozes por dia.
  • LARANJA – As laranjas contêm flavonóides que reduzem o risco de AVC, este alimento deve ser incluído numa alimentação saudável.
  • PEIXE – Embora muitas pessoas não comam peixe em sua dieta diária, ele deve ser incluído pelo menos três dias na semana. Este alimento tem muitos benefícios nutricionais que vão ajudar muito o seu corpo.
    Sucos frescos – Mude primeiro de refrigerantes para sucos frescos, logo você notará uma enorme diferença, tanto no sabor quanto no valor nutricional. Sucos frescos aproveitam ao máximo todas as coisas boas da fruta, incluindo vitaminas e fibras.
Alimentos que reduzem risco de AVC

você sabia que …

As mulheres têm um risco maior de AVC ao longo da vida, principalmente devido ao seu tempo de vida mais longo.

As mulheres também são mais propensas a ter arritmias, particularmente fibrilação atrial. Além disso, as mulheres na pós-menopausa tendem a ter pressão arterial mais alta do que os homens e têm um risco maior de acidente vascular cerebral devido ao diabetes.

Mas a doença não afeta apenas certas faixas etárias. Adolescentes e crianças também podem sofrer um AVC.

O AVC é a principal causa de morte em Portugal. Globalmente, estima-se que: uma em cada seis pessoas sofrerá um acidente vascular cerebral; a cada segundo alguém sofre um derrame; e a cada 6 segundos, um derrame mata alguém.

4.7 / 5. Votos: 31

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.