O ginseng é conhecido por sua capacidade de estimular o sistema imunológico e combater a fadiga e o estresse.
No entanto, várias dezenas de estudos mostraram que o ginseng também melhora o desempenho físico e mental, melhora o humor e apoia a função metabólica.
Nativo da Sibéria, Japão, Coréia e China. Embora não seja um verdadeiro ginseng, esta variedade é a mais apreciada.
O ginseng siberiano tem sido tradicionalmente usado para promover a longevidade e a saúde geral. Muitos especialistas preferem o eleuthero ao invés de o ginseng para ajudar nos problemas de saúde das mulheres, particularmente a depressão associada à síndrome pré-menstrual e à menopausa.
O ginseng siberiano ajuda a melhorar os níveis de energia
Fadiga e exaustão quando a vitalidade está baixa, o ginseng siberiano geralmente ajuda a melhorar os níveis de energia, principalmente em adultos mais velhos.
Nem todos os estados de cansaço e fadiga respondem aos efeitos tônicos desta erva, mas muitos o fazem, especialmente quando a adrenalina ou a função da tireoide são comprometidas pela hiperatividade e falta de oportunidade para relaxar e descansar.
Tradicionalmente, os chineses usam o ginseng siberiano para combater resfriados e gripes. Acredita-se que a potência da planta esteja relacionada em parte à sua capacidade de estimular o sistema imunológico.
A planta parece ser bastante segura nas doses recomendadas. Raramente causa diarreia leve. Algumas pessoas relatam sentir-se inquietas depois de tomá-lo, então não tome mais perto da hora de dormir.
Esta planta pode interferir nos efeitos da medicação para o coração.
Fotos cedidas por Depositphotos.