Avançar para o conteúdo

Remédios Caseiros para o Tratamento da Rinite Alérgica

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma doença respiratória caracterizada pela inflamação da mucosa nasal.

A rinite é uma das causas mais comuns de obstrução nasal. Isso se deve a um processo inflamatório na mucosa nasal, portanto, a uma redução na área de passagem de ar.

Pode estar associada a fatores alérgicos ou não alérgicos. Pode aparecer apenas em determinadas épocas do ano (sazonal) ou permanecer durante todo o ano (perene).

A rinite alérgica geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Quando isso ocorre em crianças, os sintomas geralmente continuam na idade adulta. Fatores como localização geográfica, condições ambientais e concentração de alérgenos influenciam no desenvolvimento da doença.

Em Portugal, cerca de 22 da população sofre de rinite alérgica. No entanto, um número significativo de pacientes permanece sem diagnóstico e sem tratamento.

O que causa a rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma inflamação das membranas mucosas que se torna sintomática assim que um alérgeno entra no nariz.

É causada pela exposição a alérgenos, substâncias que podem causar uma reação alérgica em pessoas cujo sistema imunológico as reconhece como perigosas e/ou estranhas.

Exemplos comuns são pólen de gramíneas e árvores e esporos de fungos. Drogas e alguns alimentos também podem se comportar como alérgenos em indivíduos sensíveis.

rinite

Sintomas

→ Corrimento nasal claro (rinorreia)

→ Nariz entupido (nariz entupido)

→ Coceira (ardência) no nariz, olhos, garganta, ouvidos e palato

→ Espirros

→ Olhos vermelhos, com coceira e lacrimejantes

Não há febre ou dores no corpo e a alergia manifesta-se ao longo de vários dias consecutivos. Os sintomas típicos incluem espirros frequentes, coceira no nariz ou na garganta, coriza ou congestão nasal.

Deve ser verificado com um especialista onde são feitos testes cutâneos (na pele do antebraço) para ver quais substâncias estão presentes você é alérgico) e, se necessário, são realizados exames de nariz, garganta, ouvido, pulmão e clínicos.

ALIMENTOS A EVITAR

Chocolate e bebidas alcoólicas desempenham um papel importante no desencadeamento de rinites e alergias, pois aumentam a produção de muco e agravam os sintomas de obstrução nasal. Portanto, se você tem alergias frequentes, evite esses alimentos quando tiver um ataque.

rinite alergica

Um excelente TRATAMENTO INTERNO para a rinite alérgica é o suco de manga, pois a manga tem propriedades antioxidantes, é purificadora do sangue e tem efeito expetorante que ajuda a eliminar secreções acumuladas e é muito útil no combate a doenças como rinite, bronquite e asma.

A rinite alérgica provoca uma deterioração da qualidade de vida com distúrbios do sono, dificuldades nas atividades diárias e na vida social. Com mau controle, também pode ser acompanhado pelo desenvolvimento de outras complicações, como sinusite.

Dicas para rinite alérgica

  • Se você sofre de rinite alérgica regularmente, comece seu tratamento profilático (preventivo) cerca de uma semana antes da temporada de febre do feno.
  • Durante a condução, deve-se manter as janelas do carro e o sistema de ventilação fechados para evitar uma alta concentração de pólen no carro.
  • Se ácaros e poeira em sua casa forem identificados como alérgenos para você, você deve limpar sua casa regularmente para reduzir ao mínimo a exposição à poeira. Os aspiradores de pó provaram ser muito eficazes, assim como os produtos de embalagem a vácuo que eliminam os ácaros.
  • Mantenha a sala ventilada e deixe a luz do sol entrar para evitar o crescimento de mofo (fungo).
  • Evite fatores não específicos, como mudanças bruscas de temperatura, frio e humidade, que também podem ser prejudiciais.

Sintomas diferenciados

Os sintomas descritos na rinite alérgica também podem ocorrer em outras doenças. Isso significa que, se os sintomas descritos forem acompanhados de febre, dores corporais difusas e/ou secreção nasal amarelo-esverdeada, podem indicar uma causa infecciosa, como gripe ou outra infecção respiratória.

Por outro lado, se a secreção nasal for sanguinolenta e a sensação de nariz entupido for apenas de um lado, pode-se suspeitar de algo mais grave, seja a presença de um objeto estranho (geralmente em crianças) ou um desvio da parede nasal (desvio). septo) de um lado.

Tratamento

A maneira mais eficaz de tratá-lo é preveni-lo. No entanto, existem medicamentos que seu médico pode prescrever quando eliminar alérgenos é impraticável ou ineficaz.

Os medicamentos mais usados ​​são os anti-histamínicos, pois bloqueiam a ação da histamina e são importantes no alívio dos sintomas, e os corticosteróides para reduzir a inflamação.

Em suma, que essa doença crônica causa desconforto no quotidiano, a educação em saúde deve ser realizada para que o paciente aprenda a manejar a doença, pois o cumprimento de todas as medidas profiláticas e/ou preventivas disponíveis podem prevenir e controlar os sintomas de forma eficaz. aceitável, o que melhora muito a qualidade de vida.

4.5 / 5. Votos: 29

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.