Corpo

Remédios Caseiros para o Tratamento da Rinite Alérgica

A rinite alérgica é uma doença respiratória caracterizada pela inflamação da mucosa nasal.

A rinite é uma das causas freqüentes de obstrução nasal. Isso se deve a um processo inflamatório da mucosa nasal e, portanto, a uma redução da área de passagem de ar.

Pode estar associado a fatores alérgicos ou não alérgicos. Pode aparecer apenas em certas estações do ano (sazonal), ou permanecer durante todo o ano (perene).

A rinite alérgica começa principalmente na infância, mas pode aparecer em qualquer idade. Quando isso ocorre em crianças, os sintomas muitas vezes continuam até a idade adulta. Fatores como localização geográfica, condições ambientais e concentração de alergênios influenciam o desenvolvimento da doença.

Em Portugal, cerca de 22% da população sofre de rinite alérgica. Entretanto, um número significativo de pacientes permanece sem diagnóstico e sem tratamento.

banner1 1

O que causa a rinite alérgica?

A rinite alérgica é uma inflamação das membranas mucosas que se torna sintomática assim que um alergênio atinge o interior do nariz.

É causado pelo contato com alergênios, ou seja, substâncias que podem provocar uma reação alérgica em indivíduos cujo sistema imunológico os reconhece como perigosos e/ou estranhos.

Exemplos comuns são os pólens de gramíneas e árvores e os esporos fúngicos. Os medicamentos e alguns alimentos também podem se comportar como alergênicos em indivíduos sensíveis.

rinite

Sintomas

→ Descarga nasal clara (rinorréia)

→ Nariz congestionado (congestão nasal)

→ Coceira (picada) do nariz, olhos, garganta, orelhas e céu da boca

→ Espirrando

→ Olhos vermelhos, comichão, lacrimejantes

Não há febre ou dores no corpo e a alergia se manifesta ao longo de vários dias consecutivos. Os sintomas típicos são espirros freqüentes, comichão no nariz ou na garganta, coriza ou nariz entupido.

Deve ser identificado em uma consulta especializada, onde são realizados testes cutâneos (na pele do antebraço para ver a que substâncias você é alérgico) e, se necessário, testes no nariz, garganta, ouvido, pulmão e clínicos.

ALIMENTOS A EVITAR

O chocolate e as bebidas alcoólicas desempenham um papel importante como desencadeadores de rinite e alergias porque aumentam a produção de muco e pioram os sintomas de obstrução nasal. portanto, se você tem alergias freqüentes, evite estes alimentos quando tiver um ataque.

rinite alergica

Um excelente TRATAMENTO INTERNO para rinite alérgica é o suco de manga, pois a manga tem propriedades antioxidantes, é um purificador do sangue e tem ação expectorante, o que ajuda a eliminar as secreções acumuladas, sendo muito útil para combater doenças como rinite, bronquite e asma.

A rinite alérgica causa uma deterioração na qualidade de vida com distúrbios do sono, dificuldades nas atividades diárias e na vida social. Se mal controlada, também pode ser associada ao desenvolvimento de outras complicações, como a sinusite.

Dicas para rinite alérgica

  • Se você tem rinite alérgica regular, comece seu tratamento profilático (preventivo) cerca de uma semana antes da estação da febre do feno.
  • Ao dirigir, você deve manter os vidros do carro fechados, bem como o sistema de ventilação, para evitar uma alta concentração de pólen no interior do carro.
  • Se os ácaros e o pó em sua casa forem identificados como alergênicos para você, você deve limpar sua casa regularmente para manter os níveis de pó a um mínimo. Os aspiradores têm se mostrado muito eficazes, assim como os produtos de ensacamento a vácuo que eliminam os ácaros.
  • Mantenha a sala ventilada e deixe entrar a luz do sol para evitar o crescimento de mofo (fungo).
  • Evite fatores não específicos, tais como mudanças bruscas de temperatura, frio e umidade, que também podem ser prejudiciais.

Sintomas diferenciados

As queixas descritas em relação à rinite alérgica podem ocorrer em outras doenças. Ou seja, se os sintomas descritos forem acompanhados de febre, dores difusas no corpo e/ou descarga nasal amarelo-esverdeada, podem indicar uma causa infecciosa como a gripe ou outra infecção respiratória.

Por outro lado, se as secreções nasais estiverem ensanguentadas e a sensação de um nariz bloqueado estiver apenas de um lado, algo mais grave pode ser suspeito, ou a presença de um corpo estranho (geralmente em crianças) ou um desvio da parede nasal (desvio de septo) para um lado.

Tratamento

A maneira mais eficaz de tratá-la é preveni-la. Entretanto, há medicamentos que podem ser prescritos pelo médico quando a eliminação de alergênios é impraticável ou ineficaz.

Os medicamentos mais utilizados são anti-histamínicos, pois bloqueiam os efeitos da histamina e são importantes no alívio dos sintomas, e corticosteróides para reduzir a inflamação.

Em resumo, como esta doença crônica causa desconforto na vida diária, a educação sanitária deve ser realizada para que o paciente aprenda a administrar a doença, pois a adesão a todas as medidas profiláticas e/ou preventivas disponíveis pode prevenir e controlar os sintomas de forma aceitável, melhorando significativamente a qualidade de vida.

4.5 / 5. Votos: 28

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo