Beleza & Estética

Remédios caseiros para Queda de Cabelo

A queda de cabelo é um problema preocupante e temido para muitas pessoas, mas pode ser tratado inicialmente com tratamento em casa.

Há muitas razões pelas quais o cabelo pode cair: dieta pobre, anemia, estresse, genética, alguns tratamentos de doenças, uso excessivo de produtos químicos, baixo nível de ferritina, depressão e uso descontinuado de contraceptivos são apenas alguns exemplos.

A queda de cabelo é tão normal no outono quanto a pele seca no verão. A única coisa que podemos fazer é tomar algumas medidas para minimizar suas conseqüências.

Estamos falando de uma queda de cabelo casual associada à mudança de estação – queda de cabelo sazonal – que pode ser mais ou menos acentuada.

Perder entre 50 e 100 cordões por dia parece muito, mas é realmente normal para todas as mulheres.

banner1 1

Qualquer que seja a causa, a queda de cabelo só pode ser resolvida abordando diretamente a verdadeira razão.

Possíveis razões para a queda do cabelo:

  • Estresse
  • Distúrbios do corpo (por exemplo,distúrbios da tireóide, deficiência de ferro, doenças infecciosas)
  • Doenças de pele (às vezes relacionadas à micose)
  • Flutuações hormonais (causadas por gravidez ou menopausa)
  • Predisposição genética
  • Desnutrição (causada por uma mudança radical nos hábitos alimentares ou por uma dieta rígida)
  • Estilo de vida insalubre
Tratamento Caseiro Queda de Cabelo

5 alimentos que ajudam a prevenir a queda do cabelo

A melhor maneira de prevenir a queda do cabelo é de dentro para fora, portanto, invista em uma dieta variada e equilibrada.

# Ovos – são excelentes fontes de proteína, como colágeno – essencial para a manutenção do corpo – assim como estão cheios de minerais como ferro, zinco, vitamina E e selênio;

#Iogurte grego tem vitamina D, uma ajuda para a saúde do cabelo, tornando-os mais resistentes e mais fortes à quebra e à queda do cabelo;

#Feijão- feijões: lentilhas e soja são ricos em vitaminas B e aminoácidos essenciais;

# Frutas e legumes: fontes de vitaminas, minerais e aminoácidos. Por exemplo: laranja, alface, cenoura, brócolis, espinafre, etc;

# Sementes – ricas em metionina e lisina e fontes de zinco. Por exemplo, amêndoas, sementes de abóbora e castanhas de caju.

Queda de Cabelo

Exercício e atividades que promovam o relaxamento

Você não pode imaginar como o estresse pode contribuir para a queda de cabelo, então agora é o momento certo para voltar ao bom caminho depois do marasmo do verão.

Além do exercício ser um antídoto eficaz para o estresse, você também pode procurar atividades que o relaxem, tais como ioga, meditação e caminhada.

Em casos de queda de cabelo, os tratamentos caseiros podem efetivamente resolver problemas superficiais. Mas, quando a causa é mais grave, e os sintomas não desaparecem imediatamente com cuidado, é melhor procurar ajuda especializada para resolver o problema.

Tratamento domiciliar para queda de cabelo

Shampoo aloe vera feito em casa

Queda de Cabelo

Desintoxica o couro cabeludo, é muito eficaz contra a queda do cabelo e promove o crescimento do cabelo

O Aloe vera funciona através da limpeza dos folículos capilares. Em outras palavras, ele expulsa o óleo contido no couro cabeludo, o que pode dificultar o crescimento do cabelo.

O Aloe vera também pode regenerar e nutrir os fios, restaurando os cabelos.

Deixa o cabelo mais macio, mais brilhante, mais forte e evita a queda do cabelo.

Ingredientes:
3 a 4 folhas de aloe vera (50 ml de polpa)
300 ml de xampu neutro
5 gotas de óleo de alecrim

Preparação e aplicação: Lavar as folhas. Corte a folha toda ao redor para que ela possa ser aberta e a polpa removida. Bata a polpa em um liquidificador. Adicione o xampu e o resto dos ingredientes.

Você pode usar esta preparação duas vezes por semana, e nos outros dias usar seu xampu habitual.

Queda de Cabelo

XAMPU ALECRIM

Um dos usos mais simples e de maior sucesso é o uso do xampu alecrim, que reduz a queda de cabelo e torna o cabelo sedoso. Para melhores resultados, adicione uma cebola picada ao shampoo, deixe-o por 15 dias, depois retire-o e use o produto toda vez que lavar o cabelo.

Massajar o couro cabeludo com infusões de alecrim cerca de três vezes por semana ou aplicar uma máscara de aloe vera com óleo essencial de alecrim pelo menos 15 minutos antes de lavar o cabelo também ajuda a combater a queda do cabelo.

Os óleos de jojoba ou rosehip contêm propriedades importantes que nutrem e reparam o cabelo, tornando-os um complemento ideal para o tratamento da queda do cabelo.

Ao contrário da crença popular, a queda de cabelo não é um problema exclusivamente masculino: cerca de 45% das mulheres sofrem de alguma forma de queda de cabelo que requer tratamento pelo menos uma vez em sua vida.

queda de cabelo é uma das desordens mais normais entre os seres humanos e, como tal, se tratada a tempo, ela pode ser resolvida.

Todos nós perdemos entre 50 e 70 fios de cabelo por dia, principalmente durante o sono, por esfregarmos no travesseiro, lavarmos e pentearmos nossos cabelos. Segundo especialistas na área – dermatologistas – esta perda é natural e muito comum.

O problema é quando esta perda piora, ultrapassando 200 fios, e o cabelo começa a se tornar mais fino, frágil e com perda de cor.

É então que a calvície se instala e os novos pêlos não compensam mais a perda.

Sempre associada à genética, a calvície também está relacionada a muitos outros fatores, tais como alterações hormonais e emocionais. As conseqüências são alterações no folículo piloso que, ao causar a destruição da matriz capilar, dão origem a uma alopecia permanente.

De acordo com estudos dermatológicos, 80% dos homens terão o problema aos 70 anos de idade e 30% das mulheres aos 50 anos de idade.

O tratamento da calvície feminina é ainda mais difícil, pois a falta de cabelos nas mulheres só é perceptível quando 30% dos cabelos já caíram.

Sempre prefira estes alimentos para evitar a queda do cabelo:

  1. Vegetais de folhas verdes –como couve, espinafre e acelga, fornecem ao corpo vitaminas essenciais para o cabelo, como as vitaminas A e C, que ajudam os folículos capilares a produzir sebo.
  2. Batata-doce – rica em B12.
  3. Cavala, sardinha e ostras – alguns dos peixes ricos em ômega 3 (anti-inflamatórios).
  4. Feijão, lentilhas, grão e soja – rico em vitaminas B. O feijão é uma grande fonte de proteína magra e também fornece grandes quantidades de ferro, biotina e zinco. As ervilhas ajudam a reduzir os problemas capilares, pois possuem os aminoácidos metionina e cisteína.
  5. Avelã, Castanha-do-pará, Caju, nozes – ricas em aminoácidos essenciais – cisteína, metionina e lisina. Amêndoas e amendoins, além de terem estes aminoácidos, também são ricos em zinco.

Componentes importantes para o cabelo

O ferro é um dos elementos mais importantes para um cabelo saudável. A reserva de ferro em nosso corpo deve ser sempre alta. Algumas pessoas não ingerem ou absorvem bem o ferro.

As mulheres com menstruação pesada ou longa perdem muito ferro e ficam anêmicas.

Queda de Cabelo

Uma das principais causas da queda de cabelo é a falta de sono. Hoje em dia, vivemos em uma agitação constante e o sono é colocado em segundo plano e muitas vezes negligenciado. O estresse é comum e muitas vezes leva à insônia, uma desordem muito grave que pode ser fatal se não for tratada.

A ligação entre a privação do sono e a queda de cabelo foi recentemente estabelecida pelos principais especialistas em cabelo.

Veja alguns produtos naturais para tratar a queda do cabelo

ABACADO – é rico em vitaminas A, E e K, fibras diuréticas solúveis e insolúveis, minerais como magnésio, ferro, cobre e manganês.

Como preparar esta máscara de abacate:

* Bata ½ abacate em um liquidificador, com 2 colheres de sopa de mel e passe sobre os cabelos úmidos.

* Partir por 15 minutos

* Lave seus cabelos depois.

DICA: Prepare uma bebida feita com iogurte, mel, banana e leite desnatado. Esta bebida é rica em biotina, o que ajudará a fortalecer as raízes dos cabelos. Beba-o dia sim, dia não.

tratamento Queda de Cabelo

PEPINO – rico em silício e enxofre, quando combinado com alface, espinafre e suco de cenoura, promove o crescimento do cabelo. Beba 2 copos por dia;
Frutas, legumes, fermento de cerveja, gérmen de trigo (selado a vácuo), limão, iogurte, nozes, abacate, arroz e pão integral fornecerão as vitaminas, minerais e proteínas necessárias.

CEBOLA – é conhecida por suas propriedades anti-queda de cabelo (para prevenir a calvície), embora não seja exatamente uma maneira de fazer o cabelo crescer mais rapidamente.

Você deve amassar a cebola com um pouco de água e aplicar a mistura em seus cabelos por alguns minutos. Se você lavar seus cabelos depois, todos os vestígios do cheiro da cebola serão removidos.

Alguns fabricantes promoveram o uso de shampoo à base de proteína, de modo que ele seja absorvido na raiz do cabelo, o que não parece ser possível.

Somente aminoácidos são absorvidos para formar parte da estrutura de uma célula, e este trabalho só é feito em nosso trato digestivo.

Para o tratamento da queda de cabelo, considere o seguinte:

1. comer legumes, frutas, grãos inteiros, peixe, nozes, sementes e garantir a ingestão adequada de proteínas.

2. cortar com cafeína, sal, açúcar e gorduras saturadas.

3. Evite usar produtos químicos e calor em seus cabelos. Massaje seu couro cabeludo com óleos essenciais e deixe-o durante a noite para proteger seu cabelo e promover o crescimento de novos folículos capilares.

4. Tomar suplementos de vitaminas do complexo B e ácidos graxos essenciais.

5. Sempre escovar ou pentear os cabelos suavemente. Mantenha tranças e rabos de cavalo soltos.

6. 6. O superaquecimento ou o uso excessivo de secadores pode enfraquecer as proteínas do cabelo, tornando-o mais frágil e quebradiço,

7. Não fume: Os cigarros, além de danificar o cabelo, deixam um cheiro terrível. O fumo é uma das principais causas de queda de cabelo nas mulheres.

8. Exercícios regulares e hábitos saudáveis de sono aumentam a circulação e a saúde em geral, promovendo cabelos bonitos e saudáveis.

cabelo

Durante a gravidez, o aumento dos níveis de hormônios femininos (estrogênio) prolonga a fase de crescimento do files, o que significa que o desprendimento natural abranda. Após o nascimento do bebê, as mudanças hormonais provocam um derrame mais pronunciado, pois os folículos que têm descansado no período pós-parto caem junto com os demais.

A deficiência de ferro é uma causa comum de anemia e afeta a saúde do cabelo (principalmente nas mulheres), pois este mineral atua diretamente na oxigenação dos tecidos.

Para diagnosticar o problema, o médico analisará o histórico do paciente e encomendará um teste hematológico para controlar a dose de ferretina (caldo de ferro corporal).

O tratamento é por meio de medicamentos.

Durante a menstruação, observe sua perda de sangue e aumente a ingestão de alimentos ricos em ferro, como por exemplo:

  • folhas verde-escuras (salsa, agrião e espinafre)
  • cereais integrais, nozes, amêndoas e castanhas de caju
  • Frutas secas (damascos, sultanas, ameixas secas), ervilhas, feijões, brócolis, sementes como sementes de gergelim e girassol, algas marinhas, etc.

A fragilidade ou maior intensidade da queda de cabelo está relacionada a vários fatores, tais como: estresse, fadiga, alterações hormonais como pós-parto, dieta desequilibrada, certos medicamentos, etc.

4.7 / 5. Votos: 35

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo