Corpo

Doença do Refluxo Gastro-Esofágico

O refluxo gastro-esofágico é um tipo de refluxo ácido que se espalha do estômago para o esôfago.

É um problema relativamente comum e afeta 4 em cada 10 pessoas. Os sintomas podem variar de dor e sensação de ardor no estômago, uma forte sensação de peso no estômago, náuseas, vômitos, tosse, regurgitação e indigestão.

O refluxo do conteúdo estomacal no esôfago, refluxo gastro-esofágico, é um processo fisiológico que ocorre em praticamente todos, várias vezes ao dia, especialmente após as refeições, e assintomaticamente.

Explica-se como a passagem do conteúdo gástrico para o esôfago, na ausência de vômitos.

Quando isto se torna patológico e é capaz de produzir sinais, sintomas e lesões no esôfago, chamamos isto de doença de refluxo.

banner1 1

A azia é a manifestação mais comum de refluxo.

É uma sensação de ardor no centro do peito, que pode se estender até o pescoço e geralmente aparece menos de uma hora depois de comer e pode ser acentuada quando deitado ou inclinado para frente.

A primeira coisa a fazer é eliminar alimentos ácidos (tomates, suco de limão, frutas verdes, álcool, café, chocolate, condimentos fortes e alimentos gordurosos).

  • Evite lanches pesados e bebidas carbonatadas, assim como pão fresco, vegetais e alimentos com amido;
  • Alimentos racionais cuja tolerância gástrica é tradicionalmente mais difícil e que podem se tornar mais difíceis, tais como carnes duras, alimentos crus ricos em fibras e alimentos fermentados;
  • Coma proteína suficiente para os principais lanches (produtos lácteos e carne picada);
  • Mastigue muito bem os alimentos;
  • Evite misturar alimentos quentes e frios;
  • Evite a desidratação imediata após uma refeição;
  • Evite inclinar-se muito para frente;
  • Usar roupas longas e confortáveis;
  • Coma várias refeições por dia.
6 remédios caseiros

6 remédios caseiros para o tratamento natural do refluxo que aliviam os sintomas e tratam a causa:

Chá de camomila

Beba-o diariamente, pelo menos 3 vezes entre as refeições principais. Isto ajudará a aliviar o estômago e controlar a azia.

Água-limão

Com o estômago vazio e antes das refeições, beba um copo de água morna com o suco de um limão. Isto ajudará a manter os níveis de acidez estomacal sob controle.

Vinagre de cidra de maçã

Tome de 2 a 3 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã por dia. Isto ajudará a reduzir a acidez do estômago, combatendo diretamente o refluxo e seus sintomas.

Bicarbonato de sódio

Diluir uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em água e beber sempre após as refeições. O bicarbonato de sódio ajudará a neutralizar os ácidos. Favor notar que este tratamento não é adequado para pacientes com pressão arterial alta ou em dietas restritas a sódio.

Gengibre

Triturar um pedaço de gengibre não descascado ou preparar uma infusão com um copo de água fervente e uma fatia de gengibre descascado. Esta infusão facilita a digestão e tende a reduzir o refluxo.

Aloe vera

Para o café da manhã, você pode misturar um pouco de aloe vera em um suco de frutas. O Aloe vera, que ajuda a digestão e acalma os tecidos irritados, também ajuda a combater a inflamação do estômago.

Refluxo Gastroesofágico

Tratamento caseiro

O refluxo ácido tem muitos efeitos desagradáveis em várias partes do corpo. Uma das principais, pode levar a distúrbios do sono e ronco. Além disso, foi relatado que o refluxo ácido levou ao surgimento da asma.

Dispepsia, o distúrbio de deglutição também está entre os efeitos mais graves do refluxo ácido.

O mau hálito também é uma conseqüência do problema.

Você também pode sofrer inflamação no esôfago que pode ser acompanhada pelo desenvolvimento de úlceras.

Em casos graves, pode levar à doença do “esôfago de Barrett” (uma condição pré-maligna) e ao câncer de esôfago.

Os sintomas tendem a piorar quando, por exemplo, se abaixam para pegar algo do chão, ou quando se deitam deitados depois de comer, como na hora de dormir.

Neste caso, é melhor reconhecer qual alimento leva mais tempo para ser digerido completamente e só ir para a cama quando estiver totalmente digerido. A colocação de uma cunha na cabeça da cama pode ajudar a parar o refluxo e evitar o desconforto.

Uma dica valiosa para os que sofrem de refluxo é comer pequenas refeições, mas várias vezes ao dia, evitando refeições pesadas e bebendo com alimentos.

Coma uma maçã vermelha após as refeições

Rica em fibra solúvel, ajuda a regular o intestino, tem agentes de cura que ajudam nos casos de asia, gastrite e úlceras, e atua sobre a mucosa do trato digestivo.

4.2 / 5. Votos: 55

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo