As Moléculas grandes, compostas de unidades menores chamadas aminoácidos, são proteínas. Enzimas chamadas proteases quebram as proteínas da dieta em aminoácidos e pequenos peptídeos que, ao contrário das proteínas, podem ser absorvidos pelo corpo.
A partir da combinação de diferentes aminoácidos, o corpo produz as proteínas necessárias.
Nosso corpo utiliza 20 aminoácidos (moléculas) para produzir proteínas, mas dessas 20 moléculas, apenas 12 são produzidas pelo próprio corpo, as outras 8 são provenientes da alimentação – são os chamados aminoácidos essenciais.
Para ter o efeito desejado em nosso corpo, precisamos ter todos os 20 aminoácidos.
É um macronutriente que deve ser incluído na dieta de quem busca emagrecer ou ganhar massa muscular.
A proteína é o que fornece energia ao corpo.
Um excesso de proteínas pode fazer mal, pois sobrecarrega o fígado e os rins e entope as artérias devido ao excesso de gordura, o que também leva ao aumento dos níveis de colesterol.
Outra desvantagem do consumo de proteína pura é que o aumento do consumo faz com que o corpo perca muita água e é ruim para o coração. Uma pessoa pode se sentir fraca e sem energia mesmo sem carboidratos.
Existe em alimentos de origem animal e vegetal. Numa dieta equilibrada, devemos consumir alimentos de ambas as fontes diariamente.
A proteína à base de plantas é considerada incompleta porque contém poucos aminoácidos essenciais.
A proteína animal é considerada completa porque contém todos os aminoácidos essenciais.
Carne Branca – O peru e o frango fazem muito bem. Saciam e são pobres em gordura.
Atenção: a carne seca muito rapidamente, principalmente a magra. Faça uma mistura de suco de limão, azeite e erva (tomilho).
Legumes -Para manter os seus níveis de energia altos, adicione-os à sua salada: ervilhas, grão-de-bico ou feijão. Eles não são apenas ricos em proteínas, mas também ricos em fibras, ajudando na digestão e reduz os níveis de lipídios no sangue.
Ovos – Não há melhor combinação de aminoácidos para o corpo humano do que gema e clara de ovo.
Salmão (defumado ou fresco), cavala, atum e camarão são alimentos ricos em proteínas e muito saudáveis.o peixe contém vários nutrientes essenciais para o corpo, como iodo, vitamina D e ácidos graxos ômega-3.
Alimentos que contenham proteínas são essenciais para o funcionamento ideal do corpo. No entanto, deve-se notar que uma dieta equilibrada requer todos os grupos de alimentos, além de exercícios e muita água.
Uma dieta saudável deve conter um pouco de tudo, seja proteína, ou carboidratos e também gorduras.
Fotos cedidas por Depositphotos.