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Tremoço: Conheça os benefícios e como consumir

A lenda diz que quando Maria e José fugiram para o Egito para salvar Jesus das garras dos soldados de Herodes, eles se perderam em um campo de tremoços. O barulho que faziam enquanto caminhavam era tão alto – o campo de tremoço estava seco – que pensavam que estavam sendo perseguidos por soldados.

Quando a Virgem descobriu o verdadeiro motivo da comoção, ela exclamou: “Eu vos amaldiçôo, tremoços, para que nunca tenhais o suficiente daqueles que vos comem”.

Os tremoços existem na Europa há séculos

Eles têm grandes benefícios à saúde, e muitas pessoas ainda não os conhecem.

Os tremoços são uma leguminosa da mesma família das ervilhas e favas. Somente depois de cozido, lavado em água e conservado em salmoura é que ele se torna comestível.

A desvantagem dos tremoços é a alta quantidade de sal da salmoura em que são normalmente conservados, pois uma porção de 60 g corresponde a um quinto da dose diária máxima recomendada de sal de 5 g.

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Uma solução caseira é enxaguar ou absorver os tremoços antes do consumo e, ao comprar tremoços embalados, ler as etiquetas e comprar aqueles com o menor teor de sal.

Se você gosta de petiscar entre as refeições, o tremoço é um bom substituto para o pão, a manteiga, o presunto, etc. Isto reduzirá sua ingestão calórica e, ao mesmo tempo, aumentará sua ingestão de fibras. No que diz respeito às propriedades nutricionais deste lanche, há mais positivos do que negativos, ao contrário da crença popular…

O Lupine, também conhecido como o fiel companheiro da cerveja, é um ótimo lanche em um dia quente, pois tem menos calorias e menos gordura em comparação com outras iguarias de verão como caracóis, batatas fritas, amendoins ou azeitonas tradicionais.

Benefícios

  • Rico em proteínas de qualidade
  • Boas fontes de fibra
  • Baixo em calorias e gordura
  • Fontes de minerais: cálcio, potássio, ferro e zinco
  • Fontes de vitaminas: ácido fólico
  • Altamente saciante
  • Efeitos benéficos sobre o colesterol
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue
  • Contribui para o bom funcionamento do intestino
Tremoços

Como regra geral, a composição nutricional é a seguinte: 36-52% de proteína, 5-20% de gordura, 30-40% de fibra dietética.

Tem três vezes mais fibras do que a aveia e o trigo, o que facilita a eliminação do intestino e reduz o LDL (colesterol ruim)

Com um baixo índice glicêmico, esta pequena semente é excelente para reduzir a obesidade, pois não só é muito rica em proteínas, mas também é ótima para reduzir o apetite.

Benefícios dos Tremoços

Os carboidratos em pulsos são de absorção lenta, o que significa que são demorados, o que é excelente, especialmente para diabéticos e obesos.

As conchas contêm carboidratos indigestíveis, que causam gás(flatulência). Para aqueles com intestinos mais sensíveis, a remoção da casca é suficiente para reduzir os sintomas. Em qualquer caso, é uma excelente fonte de carboidratos na forma de amido, que permite ao organismo fornecer lentamente glicose (açúcar utilizado pelas células como combustível) por longos períodos sem quedas bruscas em seu nível.

Na Europa, agora é comum substituir a soja por tremoço, já que o nível de proteína é semelhante. Isto tem facilitado a vida daqueles que sofrem de intolerância à soja.

Os tremoços são bons para você e também são uma excelente escolha para vegetarianos e qualquer pessoa que queira aumentar sua ingestão diária de proteína, como fisiculturistas.

Para cada 100 gramas desta leguminosa cozida e descascada, você recebe 15,4 gramas de proteína e 9,4 gramas de fibra. Por outro lado, não há o risco de exagerar com a gordura, pois ela contém 1,1 gramas e a gordura presente é principalmente insaturada, o que é menos prejudicial à saúde.

Tem três vezes mais fibras do que a aveia e o trigo, o que facilita sua eliminação no intestino e reduz o LDL (colesterol ruim).

Os tremoços também contêm sais minerais, tais como cálcio, potássio e, em menor grau, ferro. Para aqueles que comem a casca, o valor nutricional é semelhante, mas com um pouco mais de fibra.

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Uma sugestão deliciosa para um patê de tremoço

Se você temperar o tremoço com muito pouco sal e adicionar muito alho e salsa, você terá uma receita que pode atrasar o início ou reduzir o risco de doenças cardiovasculares, melhorando o controle da hipertensão, limitando os níveis de colesterol no sangue e, se você tiver cuidado para não exagerar no prato do tremoço, isso ajudará a manter os níveis estáveis de açúcar no sangue após a refeição, especialmente para diabéticos.

Em resumo, o tremoço é um excelente alimento de verão, baixo em calorias, altamente saciante e com efeitos benéficos no funcionamento intestinal, no controle da glicemia e na redução do colesterol.

Há numerosas opções culinárias para adicionar tremoços às nossas refeições diárias, seja em saladas, arroz ou patê. Lembre-se de sempre guardar os tremoços cobertos com água.

um punhado de tremoços por dia lhe fará bem!

COMO PREPARAR TREMOÇOS EM CASA

Você pode prepará-los em casa da seguinte maneira: compre o tremoço seco “feijão” (em mercearias tradicionais, como a Casa China no centro do Porto) e mergulhe-os na água durante a noite.

Em seguida, fervê-los em água nova por 20 minutos. Quando estiverem frescos, coloque-os em uma tigela de água limpa, que deve ser trocada duas ou três vezes ao dia por cinco ou mais dias.

Quando não são mais amargos, podem ser mantidos por muito tempo (no refrigerador) em água temperada com sal, renovada regularmente e, opcionalmente, com a adição de alho e/ou ervas aromáticas, como orégãos ou folhas de louro.

Recomendações – Combinar tremoços com alimentos ricos em vitamina C, tais como limão e vegetais verdes escuros, para melhorar a absorção de ferro.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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