Beleza & Estética

Qual é o papel da vitamina C no combate ao envelhecimento

Ninguém quer envelhecer, mas é claro que é inevitável, mas há alguns hábitos que, se adotados, podem retardar o envelhecimento. E um desses hábitos é a alimentação saudável.

Existem várias causas do envelhecimento da pele: má alimentação, estresse, hábitos de vida (como fumar, consumo de álcool e noites sem dormir), poluição e fumo, uso excessivo de medicamentos, exposição à luz solar desprotegida, entre outras.

Estes fatores causam a produção de radicais livres que afetam a integridade celular, alteram o DNA e as proteínas e degradam as fibras de colágeno, elastina e ácido hialurônico da pele. Desta forma, elas aceleram o envelhecimento natural, que se manifesta no aparecimento de rugas e manchas, desidratação, perda de luminosidade, firmeza, elasticidade e tom de pele.

A vitamina C é a principal vitamina contra o envelhecimento celular. Combate os radicais livres e promove o aparecimento de novas células. Proporciona luminosidade e elimina o tom irregular da pele.

A vitamina C é encontrada em alimentos como mamão, acerola, laranjas, limões, morangos, kiwi, bagas de goji e couve.

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A vitamina D ajuda a limpar a acne e a reduzir as linhas finas, além de iluminar a pele.

envelhecimento com vitamina C

Uma dieta rica em vitamina C ajuda a reparar as proteínas responsáveis pela manutenção natural da pele. Ela também protege o corpo dos efeitos nocivos do sol. Aqui estão alguns alimentos que são fontes naturais de vitamina C.

Laranja: rica em vitamina C. Uma laranja contém aproximadamente 90 mg de vitamina C. Este nutriente também tem ação antioxidante e protege naturalmente a pele. Outra ação interessante da vitamina C é que seu consumo também previne o aparecimento de manchas na pele.

Prevenir o envelhecimento da pele envolve cuidados diários, assim introduzindo alimentos antioxidantes na dieta, pois eles neutralizam os radicais livres, alimentos ricos em beta-caroteno, que protege a pele dos raios solares, e colágeno, que mantém a elasticidade da pele.

Frutas e legumes laranja e verde escuro são essenciais para uma pele saudável.

Morangos, limões, pêssegos, mangas, damascos, tangerinas, melancias, melões, uvas, laranjas, abóboras, cenouras, brócolis, espinafres, tomates, feijões, cereais, nozes e amêndoas são todos ótimos para a pele, assim como a água, que é essencial.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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