Equilibrio Emocional

Cura natural para o stress

Remédio caseiro para estresse

O estresse é considerado a doença do século XXI.

O ritmo de vida atual gera estresse em si mesmo. Além de uma simples sensação de desconforto, o estresse é um problema que pode estar na origem de vários tipos de doenças.

Aprender a parar e relaxar é a melhor maneira de nos equilibrarmos tanto física quanto mentalmente.

Você sabia que quase 50% dos adultos sofrem efeitos adversos à saúde, tudo devido ao estresse?

As doenças relacionadas ao estresse são responsáveis por 75% a 95% das consultas médicas e estão ligadas às seis principais causas de doenças cardíacas, doenças pulmonares, acidentes, cirrose hepática, câncer e suicídio.

O estresse se manifesta como uma resposta defensiva do corpo. Entretanto, quando sustentado por um longo período de tempo, pode levar a uma variedade de sintomas psicológicos e físicos.

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Em situações estressantes, o corpo libera grandes quantidades de adrenalina e catecolaminas. É esta liberação de hormônios que causa várias reações no corpo humano, que são entendidas como sintomas de estresse.

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SINAIS E SINTOMAS DE ESTRESSE


– apetite e mudanças de peso

– diminuição da concentração e problemas de memória

– sintomas de depressão, mudanças de humor

– problemas digestivos (dor de estômago, úlceras, colite, constipação e diarréia)

– Irritação por asma ou artrite

– Fadiga

– Dores de cabeça

– Pressão arterial alta

– Imunodeficiência e aumento do risco de infecção

– Infertilidade

– Insônia

– Perda da libido

– Tensão muscular

– Nervosismo, ansiedade, irritabilidade

– Doenças de pele (urticária)

Remédio caseiro para Estresse

FATORES DE RISCO

Quase todos os aspectos da vida, desde o tempo de trabalho até o trânsito e as relações familiares, podem causar estresse, dependendo de como você reage a esses eventos.

Mesmo pequenas coisas, como colocar o café ou saber que você está com pouca gasolina no carro, podem desencadear estresse.

Estes são alguns dos fatores de estresse mais comuns:

– Ser vítima de um crime ou sofrer um acidente

– Processos e desentendimentos de família

– Preocupações financeiras

– Feriados e eventos especiais

– Preocupações de moradia (compra ou venda de uma casa ou mudança)

– Doença ou morte de um ente querido

– Situações ou eventos inesperados fora de nosso controle

– Trabalho, novo emprego ou perda de emprego

Alimentos a evitar:

– A cafeína e o álcool podem intensificar o estresse. Reduzir lentamente a cafeína para evitar sintomas de abstinência, o que pode aumentar a ansiedade. Evite refrigerantes, que são ricos em cafeína, açúcar e álcool. Limitar o álcool a uma ou duas bebidas por dia;

– Alimentos rápidos e alimentos processados (snacks) são ricos em gordura saturada e açúcar, e de baixo valor nutricional. Esses alimentos podem promover a ansiedade e as mudanças de humor;

– Os alimentos sugeridos causam flutuações de açúcar no sangue, o que pode causar oscilações de humor e agravar o estresse. Reduza sua ingestão de pães, doces, condimentos e petiscos.

Dicas para a gestão do estresse natural

Há uma série de atividades simples que podem ajudá-lo a relaxar e são valiosas para sua saúde física e emocional, mesmo que nem sempre sejam apreciadas.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a administrar o estresse:

⇒ Exercício – O exercício permite liberar energia e frustrações e, devido à secreção de endorfinas, que promovem o bem-estar, é em si uma atividade anti-stress. Uma simples caminhada no ar fresco pode ser suficiente.

⇒ Aprenda a reconhecer seus limites e dizer “não” – Admitir no trabalho que você não pode fazer algo que lhe é pedido porque está sobrecarregado com tarefas ou é obrigado a trabalhar fora do horário de trabalho não é um sinal de fraqueza e não significa que você está falhando.

Explique a seu chefe diplomática mas firmemente que, para concluir essa tarefa específica no prazo solicitado, você terá que deixar outra tarefa para mais tarde ou que terá que pedir ajuda a outra pessoa.

⇒ Respire fundo – Sempre que se sentir ansioso, inspire por 10 segundos e depois expire por mais 10 segundos. Se necessário, repetir este exercício (que tem a vantagem adicional de poder ser feito em qualquer lugar).

⇒ Reserve um tempo para relaxar – Dê uma olhada sensata no tempo que você pode dedicar a si mesmo e obrigue-se a se manter fiel a ele. Você pode fazer isso com rituais diários que envolvem cuidar de si mesmo, como ler um livro ou tomar um banho relaxante antes de dormir. Você descobrirá rapidamente que o relaxamento se torna parte integrante de sua rotina.

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⇒ Assumir uma atividade criativa: reciclagem, pintura, costura, etc. Há muitas possibilidades que permitem que você se envolva em algo que o excita e acalma.

⇒ Mantenha um diário: especialistas dizem que escrever todos os dias durante 10 minutos como você se sente durante o dia ajuda você a se organizar e ver mais claramente o que está lhe incomodando.

⇒ Aprender a meditar – Aprender a meditar significa aprender a se concentrar no que está acontecendo no momento e somente no momento. A concentração na respiração e como estamos pensando e sentindo no momento não é apenas uma ótima maneira de relaxar, ela nos ajuda a tomar consciência dos mecanismos que nos permitem controlar-nos em situações mais estressantes.

A meditação convida a um estado de calma no corpo (o oposto de estresse). Se você tiver 10 minutos, medite: você começará a encontrar maneiras de prolongar esse tempo.

⇒ Aproveite mais tempo com as pessoas que você ama – Compartilhar a vida com as pessoas que você ama dá sentido à vida cotidiana e torna você mais capaz de resistir às adversidades e contratempos. Passar mais tempo com a família e amigos é uma boa maneira de relaxar.

⇒ Foco nos outros – O foco nos outros nos permite perceber que nosso estresse muitas vezes vem de dar demasiada importância a uma questão específica. Ao nos concentrarmos mais nos outros, nós relativizamos nossas próprias preocupações. Ser voluntário ou ajudar alguém que precisa de ajuda são sempre boas opções.

⇒ Descubra os poderes terapêuticos do riso: o riso é uma boa terapia anti-stress. Buscar o riso como uma forma de viver melhor: rir de nós mesmos ajuda a facilitar as situações.

⇒ Tente a acupuntura: ao permitir o equilíbrio energético do corpo, a acupuntura ajuda a combater o estresse e a resolver os problemas físicos e psicológicos que dele decorrem.

⇒ Massagem: o estresse causa uma alta concentração de energia na parte superior do corpo (principalmente ombros, ombreiras e pescoço) e o desgaste afeta a parte inferior das costas. A massagem permite desfazer contraturas e inchaços musculares, eliminar a dor e relaxar.

Tratamento natural para o estresse

Não é possível encontrar um tratamento milagroso para o estresse. Cada um de nós tem seus próprios mecanismos para lidar com o estresse, de modo que não há uma receita padrão, de tamanho único, para lidar com o estresse.

O combate ao estresse tornou-se de suma importância nos tempos modernos, pois o estresse exagerado tomou conta de nossa vida diária. A gestão do estresse deve ser levada a sério como uma forma de melhorar simultaneamente nossa saúde e qualidade de vida.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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