Corpo

Testes Covid-19 – Qual é a diferença entre testes diagnósticos e testes serológicos?

Na luta contra a COVID-19, três tipos de testes estão disponíveis para determinar se uma pessoa está ou não infectada pelo novo coronavírus (testes diagnósticos: PCR e antígeno) e se já possui ou não anticorpos para o vírus (testes serológicos).

Ainda há muitas perguntas sobre o que e em que momento os diferentes testes Covid existentes devem ser aplicados e quais são as principais diferenças.

Recentemente, os chamados testes rápidos COVID-19 foram adicionados aos testes que já conhecíamos desde a primeira onda da doença, realizados em um laboratório com equipamentos específicos, que são: Testes Diagnósticos (confirma a infecção) e Testes Serológicos (avalia a presença de anticorpos contra a doença).

Há dois tipos de testes usados para diagnosticar a infecção por COVID-19:

– Teste PCR (Polymerase Chain Reaction)

Também chamado de teste molecular, este teste para COVID-19 detecta o material genético do vírus, o ácido ribonucleico (RNA), usando uma técnica de laboratório chamada reação em cadeia da polimerase (PCR).

Uma amostra de fluido é coletada inserindo uma zaragatoa longa na narina e líquido de tração da parte de trás do nariz (zaragatoa nasofaríngea) ou inserindo uma zaragatoa na garganta.

banner1 1

Resultados podem estar disponíveis em poucas horas se enviados a um laboratório externo.

Os testes de PCR são muito prOs testesPCR são muito precisos quando realizados corretamente por um profissional de saúde, mas ainda pode haver falsos negativos (pacientes com um vírus que não é detectado).

Este teste suporta resultados de “detectado”, “não detectado” ou “inconclusivo” para SARS-Cov-2. O resultado “inconclusivo” significa que partes do vírus foram descobertas, mas não o vírus inteiro.

TestesPCR são a referência para o diagnóstico de novos casos.

– Teste de antigénio (testes rápidos)

Este teste COVID-19 detecta certas proteínas do vírus. Da mesma forma, usando um esfregaço nasal ou de garganta para obter uma amostra de fluido, o resultado do teste de antígeno pode ser obtido em minutos.

Estes testes são mais rápidos e baratos que os testes PCR e são especialmente sensíveis para pacientes que já apresentam sintomas consistentes com COVID-19.

Eles podem ser usados porque são mais convenientes, ou para testar um grande número de pessoas na ausência de testes PCR. Um resultado positivo no teste de antígeno significa confirmação de doença, enquanto um resultado negativo no teste de antígeno não exclui a presença de COVID-19 e um teste PCR deve ser realizado.

testes covid

Testes serológicos: quando deve ser realizado um teste de anticorpos e qual é sua importância?

O teste de anticorpos, também conhecido como teste serológico, detecta a presença de proteínas no sangue periférico que podem fornecer imunidade à doença. Geralmente é realizado após a recuperação total da COVID-19.

Se os resultados dos testes mostrarem que a pessoa tem anticorpos, isto indica que ela provavelmente foi infectada com COVID-19 em algum momento no passado e desenvolveu anticorpos para o vírus.

Isso pode significar que a pessoa tem alguma imunidade, mas ainda não há provas de que possuir anticorpos significa que o indivíduo está protegido contra a reinfecção com SARS-Cov-2.

Assim o nível de imunidade e o tempo que esta dura ainda não são conhecidos, estando em curso alguns estudos.Então, o nível de imunidade e sua duração ainda não são conhecidos e alguns estudos estão em andamento.

O momento em que é realizado e o tipo de teste de anticorpos também podem afetar a sua precisão.

Se o teste for realizado em um estágio muito precoce da infecção, quando a resposta imune ainda está se desenvolvendo no corpo, o teste pode não detectar anticorpos.

Portanto, o teste de anticorpos não é recomendado até pelo menos 14 dias após o início dos sintomas.

Quem deve fazer testes serológicos?

  • Pessoas que já estiveram em contato com pacientes confirmados da COVID-19;
  • Pessoas que querem saber se já estiveram em contato com o vírus, por vários motivos, tais como planejamento de uma viagem curta, triagem no local de trabalho, etc…

Quem deve ter os testes de diagnóstico?

  • Todas as pessoas com sintomatologia e, portanto, com a possibilidade de detectar carga viral antes do 12º dia de sintomas;
  • Todas as pessoas que vão se submeter a um exame/procedimento com exame ou cirurgia evasiva;
  • Qualquer paciente antes da admissão no hospital ou clínica;
  • Mulheres grávidas antes do parto;
  • Todas as pessoas que vão viajar (como recomendado pelo DGS e outras autoridades).
covid-19

Como devo proceder para realizar o teste Covid-19?

O teste só é recomendado para pessoas sintomáticas ou assintomáticas, mas com contato considerado de alto risco.

Podem também ser usados como triagem em pessoas assintomáticas sem contato com um caso confirmado de COVID-19.

Caso tenha os seguintes sintomas:

  • Febre acima dos 38 graus
  • Tosse
  • Dificuldade em respirar
  • Falta de olfato ou paladar

4.7 / 5. Votos: 18

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo