No combate à COVID-19, estão disponíveis três tipos de testes para determinar se uma pessoa está ou não infetada com o novo coronavírus (testes de diagnóstico: PCR e antigénio) e se já possui ou não anticorpos para o vírus (testes serológicos).
Ainda há muitas dúvidas sobre o que e quando os vários testes Covid existentes devem ser usados e quais são as principais diferenças.
Recentemente os chamados testes rápidos COVID-19 foram adicionados aos testes que já conhecíamos desde a primeira onda da doença e que eram realizados em laboratório com equipamentos específicos, a saber: testes diagnósticos (confirma a infeção) e sorológicos Exames (avaliam a presença de anticorpos para a doença).
Há dois tipos de testes usados para diagnosticar a infecção por COVID-19:
– Teste PCR (Polymerase Chain Reaction)
Este teste para COVID-19, também chamado de teste molecular, deteta o material genético do vírus, o ácido ribonucleico (RNA), usando uma técnica laboratorial chamada reação em cadeia da polimerase (PCR).
Uma amostra de fluido é obtida inserindo uma zaragatoa longa na narina e fluido de tração da ponte do nariz (zaragatoa nasofaríngeo) ou inserindo uma zaragatoa na garganta.
Os resultados podem estar disponíveis em poucas horas quando enviados para um laboratório externo.
Os testes de PCR são muito precisos Os testes de PCR são muito precisos quando realizados corretamente por profissionais de saúde, mas ainda podem ocorrer resultados falsos negativos (pacientes com um vírus não detetado).
Este teste suporta resultados detetados, não reconhecidos ou inconclusivos para SARS-Cov-2. O resultado inconclusivo significa que partes do vírus foram detetadas, mas não todo o vírus.
Os testes de PCR são a referência para o diagnóstico de novos casos.
– Teste de antigénio (testes rápidos)
Este teste de COVID-19 deteta certas proteínas do vírus. Da mesma forma, usando uma zaragatoa de nariz ou garganta para obter uma amostra de fluido, o resultado do teste de antígeno pode ser obtido em minutos.
Esses testes são mais rápidos e baratos que os testes de PCR e são particularmente sensíveis para pacientes que já apresentam sintomas consistentes com COVID-19.
Eles podem ser usados porque são mais convenientes ou para testar um grande número de pessoas na ausência de testes de PCR. Um resultado de teste de antigénio positivo significa confirmação da doença, enquanto um resultado de teste de antigénio negativo não descarta a presença de COVID-19 e um teste de PCR deve ser realizado.
Testes serológicos: quando deve ser realizado um teste de anticorpos e qual é sua importância?
O teste de anticorpos, também conhecido como teste sorológico, deteta a presença de proteínas no sangue periférico que podem conferir imunidade à doença. Geralmente é realizado após a recuperação total do COVID-19.
Se os resultados do teste mostrarem que a pessoa tem anticorpos, isso indica que ela foi provavelmente infetada com COVID-19 em algum momento no passado e desenvolveu anticorpos para o vírus.
Isso pode significar que a pessoa tem alguma imunidade, mas ainda não há evidências de que a presença de anticorpos signifique que a pessoa está protegida de ser reinfecionada com SARS-Cov-2.
Portanto, o nível de imunidade e a sua duração ainda não são conhecidos e alguns estudos estão em andamento. Portanto, o nível de imunidade e a sua duração ainda não são conhecidos e alguns estudos estão em andamento.
O momento e o tipo de teste de anticorpos também podem afetar a sua precisão.
Se o teste for feito num estágio muito inicial da infeção, quando a resposta imune ainda estiver se desenvolvendo no corpo, o teste possivelmente não detetará anticorpos.
Por esta razão, um teste de anticorpos é recomendado não antes de 14 dias após o início dos sintomas.
Quem deve fazer testes serológicos?
- Pessoas que estiveram em contacto com pacientes confirmados com COVID-19;
- Pessoas que desejam saber se já estiveram em contacto com o vírus por vários motivos, como: planeamento de uma viagem curta, triagem no trabalho, etc.
Quem deve ter os testes de diagnóstico?
- Todas as pessoas com sintomas, portanto, capazes de determinar a carga viral
- antes do dia 12 dos sintomas;
- Qualquer pessoa submetida a um exame/procedimento que envolva exame ou cirurgia invasiva;
- Cada paciente antes da admissão no hospital ou clínica;
- Gestantes antes do parto
- Todos os viajantes (conforme recomendação da DGS e outras autoridades)
Como devo proceder para realizar o teste Covid-19?
O teste é recomendado apenas para pessoas sintomáticas ou assintomáticas, mas o contacto é considerado de alto risco.
Eles também podem ser usados para rastrear pessoas assintomáticas que não estiveram em contacto com um caso confirmado de COVID-19.
Caso tenha os seguintes sintomas:
- Febre acima dos 38 graus
- Tosse
- Dificuldade em respirar
- Falta de olfato ou paladar
Fotos cedidas por Depositphotos.