Beleza & Estética

Como acabar com a caspa com remédio caseiro

A caspa (dermatite seborreica) é uma inflamação crónica ocorrendo em partes do corpo onde as glândulas sebáceas produzem excesso de óleo.

Quando aparece no couro cabeludo, é chamado caspa.

Tipos de caspa

Caspa seca – São escamas finas, secas, esbranquiçadas que saem facilmente e não causam coceira ou inflamação.

Caspa oleosa – Mostra escamas oleosas maiores, mais espessas e com sebo. Está ligado à seborreia.

Para eliminar a caspa ou a seborreia

A causa mais comum de caspa é um microrganismo chamado Malassezia que vive na nossa pele e foi modificado para se alimentar de sebo.

banner1 1

Isso leva a uma precipitação do processo de descascamento, pequenos flocos se aglomeram e se tornam visíveis como partículas de incrustação.

Também pode ser um sintoma de seborreia ou associado à psoríase. A caspa também pode ser causada por glândulas sebáceas hiperativas, uso de sabonetes alcalinos, alergias, micose, sudorese excessiva e estresse.

Mesmo a época do ano pode dar uma grande contribuição para o problema.

Alimentos para tratamento natural para eliminar a caspa:

AIPO

Um ótimo remédio caseiro para a caspa para se livrar da caspa do cabelo é preparar um tônico que contenha aipo como ingrediente principal. Ferva um litro de água e adicione um talo de aipo.

Deixe cozinhar por mais 5 minutos e espere esfriar. Isso pode ser aplicado no couro cabeludo para atuar como uma excelente loção anticaspa.

Como acabar com a caspa

CARQUEJA

1 litro de água 2 colheres (sopa) de folhas de carqueja (secas)

Misture os ingredientes numa panela e cozinhe por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar, depois coe. Beba-o como substituto da água.

BETERRABA

Um ótimo remédio anticaspa para se livrar da caspa é à base de beterraba. Após ferver as raízes de uma beterraba branca, pegue a solução resultante e aplique no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos.

acabar com a caspa

BICARBONATO DE SÓDIO

Misture 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água e aplique a pasta resultante no couro cabeludo, massageando suavemente. Retire após 15 minutos com bastante água e enxague como de costume.

Felizmente, um dos aspetos embaraçosos da caspa é que, mesmo que você lave bem o cabelo com um xampu comum, ela não desaparece completamente e reaparece depois de apenas alguns dias.

Conselhos para evitar a caspa:

  • Para uso diário, alterne entre um champô anticaspa e uma fórmula neutra. O xampu deve conter os seguintes ingredientes: piridinationa de zinco, sulfeto de selênio, cetaconazol (antifúngico) e ácido salicílico (remove a pele morta)
  • ensaboar duas vezes – a primeira aplicação removerá escamas soltas e gordura. A segunda (deixe agir por alguns minutos) penetra nas células e trata
  • Não se deve passar muitos dias sem lavar o cabelo – A sujeira contribui para a descamação do couro cabeludo. Lavar diariamente se necessário
eliminar caspa
  • Consulte um dermatologista para a administração de terapia personalizada – além do tratamento tópico (champô, pomada…) pode incluir a prescrição de antifúngicos orais.

Para se livrar da caspa (ou seborreia), é importante levar uma vida saudável, com uma alimentação saudável, bom sono, exercícios regulares e alimentos ricos em zinco, como pão integral, ovos, carnes orgânicas e ostras.

4.5 / 5. Votos: 29

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Botão Voltar ao Topo