Uma dieta baixa em carboidratos é baseada no consumo de muita proteína, como comer carne branca, por exemplo, e limitar os carboidratos. A principal razão para limitar os carboidratos é que eles são facilmente convertidos em gordura.
Então, teoricamente, não há chance de comer qualquer coisa que se transforme em gordura se você comer pouco ou nenhum carboidrato.
Como tal, é projetado para fazer você perder gordura (peso). Mas a questão é.
A dieta pobre em carboidratos realmente funciona?
As dietas com baixo teor de carboidratos atraem a atenção de um grande número de pessoas que desejam perder peso, principalmente porque dão resultados rápidos. No entanto, antes de se comprometer com esse tipo de dieta, certifique-se de entender tudo o que isso implica.
Tal como acontece com muitos planos de perda de peso rápida, este é o caso. Mas apenas por um curto período. O que realmente acontece é que o seu corpo é deficiente em carboidratos.
Carboidratos, juntamente com gorduras e proteínas, são as fontes de energia mais importantes do corpo. Dos três fornecedores de energia mencionados, o corpo primeiro queima carboidratos, depois gorduras e, finalmente, proteínas nessa ordem.
Quando o corpo recebe muitos carboidratos, ele armazena o excesso como gordura e o resultado é o ganho de peso. Comer muitos carboidratos em cada refeição garante que o corpo sempre tenha energia instantânea disponível sem nunca ter a chance de queimar o excesso de gordura.
Então, o que você realmente perde quando emagrece é água. Pode parecer bom por um tempo, mas quando você começar a comer carboidratos novamente (o que você eventualmente terá que fazer), você começará a ganhar peso de água novamente.
O que você precisa entender é que qualquer tipo de dieta que diga que você só precisa fazer por um curto período de tempo e depois voltar aos seus hábitos alimentares normais nunca vai funcionar.
Em vez de se concentrar numa dieta específica, você precisa mudar o seu estilo de vida e hábitos alimentares. Isso assusta muitas pessoas porque pensam que nunca mais vão comer outro pedaço de chocolate ou batatas fritas. Isso não é verdade.
E então, quando a dieta terminar (como acontece porque você não pode cumpri-la e colocar restrições tão rígidas), você recuperará o peso perdido.
Um bom plano de perda e manutenção de peso é confiável e implementado por um longo período de tempo.
Isso inclui comer alimentos saudáveis (proteínas, grãos integrais, proteínas saudáveis, vegetais, frutas, fibras e ácidos graxos ômega-3) e evitar alimentos ruins como açúcar, alimentos processados e fritos, etc.
Também é possível fazer bagunça e comer mal de vez em quando? Sim, você só precisa estar ciente da freqüência com que o faz. Naturalmente, para alcançar os melhores resultados de perda de peso e manter seu peso ideal, você também precisa fazer algum tipo de atividade regular, como o exercício.
Você deve escolher algo que goste de fazer e que possa se encaixar em sua rotina diária. Por exemplo, as pessoas que vivem na cidade podem caminhar para o trabalho (se o tempo permitir). De fato, pode demorar o mesmo tempo que estar sentado no transporte público ou em pé no trânsito.
A dieta pobre em carboidratos é uma das muitas dietas que oferecem resultados a curto prazo sem fome, mas tenha em mente que você precisa se ater a algo que possa fazer e manter ao longo de sua vida.
Se você quiser saber mais sobre o que comer e o que não comer, recomendamos este poderoso programa de emagrecimento.