Sempre temos a sensação de que o tempo passa rápido demais, não é mesmo? Vivemos num ciclo interminável de correria constante, que leva muitas vezes a prejuízos à saúde e à qualidade de vida, como a ansiedade.
Ansiedade é um termo geral usado para se referir a uma variedade de distúrbios que causam nervosismo, ansiedade, apreensão e preocupação. Esses sintomas afetam o comportamento e a vida quotidiana das pessoas afetadas de diferentes maneiras.
É uma reação normal que podemos ter a certos eventos e situações em nossa vida. O medo é uma forma de nos proteger.
Diante de um perigo aparente, o medo nos mantém alertas e nos prepara para nos defendermos ou fugirmos de uma situação de risco.
O medo pode ser muito útil até certo ponto. Por exemplo, o medo que você sente quando está sozinho num estacionamento à noite, permite que você esteja alerta e preparado para qualquer perigo que encontrar.
O medo que você sente quando está sozinho num estacionamento à noite, permite que você esteja alerta e preparado para qualquer perigo que encontrar.
A ansiedade que você sente quando tem um teste/exame difícil o motiva a estudar mais. Estes são dois exemplos do que é chamado de medo natural, algo que todos os humanos experimentam em algum momento das suas vidas.
As consequências de um transtorno de ansiedade podem ser tanto físicas (como dores abdominais e palpitações) quanto psicológicas, levando a uma distorção de pensamentos que se torna fonte de preocupação excessiva e pode até levar a mudanças comportamentais.
Esse tipo de ansiedade requer cuidados médicos adequados que possam controlá-la e tratá-la.
Como a ansiedade se manifesta?
Com situações que parecem fora do nosso controle e deixam-nos desconfortáveis, podemos apresentar sintomas como palpitações, suores, tensão muscular, etc.
Problema que algo negativo vai acontecer.
A seguir, alguns exemplos de sintomas que podem ocorrer na ansiedade:
- Náuseas, vómitos, náuseas, diarreia ou constipação, aerofagia (arrotos) ou inchaço
- Micção frequente
- Secura, Boca, visão turva, tontura, dor de cabeça e suores
- Inquietação ou sensação de dores no corpo, tremores, rigidez/dores musculares
- Palpitações ou dores no peito, falta de ar
- Alterações de memória, dificuldade de concentração
- Sentimentos de instabilidade, irritabilidade
- Medo de perder o controle, enlouquecer ou morrer a qualquer momento
Muitas substâncias naturais ajudam a controlar a ansiedade, veja alguns exemplos abaixo:
CHÁ NATURAL PARA ANSIEDADE
CAMOMILA
Conhecida mundialmente como uma erva calmante, a camomila é um poderoso relaxante muscular com propriedades sedativas que ajuda a reduzir a ansiedade e a dormir melhor.
ERVA CIDREIRA
A erva-cidreira é conhecida por seus efeitos calmantes e calmantes que ajudam a combater os efeitos da ansiedade e do estresse e prevenir a insónia.
A Erva-cidreira tem poderosos efeitos antioxidantes e é uma grande aliada no combate aos radicais livres, que ajudam a prevenir o envelhecimento celular prematuro, prevenir doenças degenerativas do cérebro, câncer e problemas cardíacos.
ERVA DE SÃO JOÃO
Comumente utilizada no tratamento de depressão e ansiedade, esta planta medicinal é considerada um antidepressivo e sedativo com propriedades terapêuticas positivas e bem estabelecidas
Os principais benefícios do capim-limão são seus efeitos analgésicos, que tratam naturalmente a febre, dores de cabeça e cólicas menstruais, e seus efeitos antiespasmódicos e sedativos, que ajudam a controlar a ansiedade, atuam como antidepressivos e melhoram a qualidade do sono.
VALERIANA
É conhecido como um chá de ervas calmante. Ajuda a reduzir a ansiedade e melhorar o sono. Portanto, é uma boa escolha para alcançar o relaxamento.
Desfrute da irritabilidade nervosa, reduza a ansiedade e melhore a coordenação.
Você sabia que…
Qualquer chá natural de ansiedade, uma vez preparado, pode ser bebido quente ou frio e deve ser bebido preferencialmente em um jarro com tampa.
Fotos cedidas por Depositphotos.