Alimentação

Qual é a melhor dieta anti-envelhecimento?

O tempo passa para todos e cada vez mais pessoas estão preocupadas com os efeitos do envelhecimento: rugas, flacidez, cansaço, entre outros.

Entretanto, podemos tentar retardar estes efeitos com uma dieta anti-envelhecimento.

O envelhecimento é um processo natural e inevitável causado por fatores ambientais como a radiação solar, o fumo, o estresse, o álcool e uma dieta pobre.

A dieta antienvelhecimento serve para combater os radicais livres, evitando assim o envelhecimento, a flacidez e o aparecimento de rugas.

Estudos demonstraram que certos nutrientes podem melhorar a elasticidade, hidratação e firmeza da pele, reduzindo a aparência de rugas e manchas, mantendo assim uma aparência mais jovem.

banner1 1

Sejam ou não parte de uma dieta saudável e equilibrada, nem todos os alimentos desta categoria têm o poder de retardar o envelhecimento. Somente alimentos com poder antioxidante podem nos manter mais saudáveis e mais jovens por mais tempo.

Trabalhar contra o processo de envelhecimento através do consumo de alimentos antioxidantes pode ser sentido de muitas maneiras. Você pode vê-lo na idade de seus órgãos quando você faz este teste. E isso se mostra em sua aparência, especialmente em sua pele.

Como vários estudos demonstraram, os alimentos com poder antioxidante garantem vários benefícios para o organismo e são particularmente vantajosos na prevenção de doenças crônicas.

Alimentos antienvelhecimento: prevenindo o envelhecimento

Existem alimentos que retardam o envelhecimento, garantindo que a pele esteja protegida das agressões da vida cotidiana, seja poluição, estresse ou más escolhas dietéticas.

Descubra quais alimentos incluir em sua dieta anti-idade para garantir uma pele suave, radiante e jovem.

Alimentação anti-aging

AVOCADO

Os abacates encabeçam nossa lista de alimentos antiquados. Rico em vitaminas A, C, E, B9, ácido fólico e glutationa, um derivado proteico que impede a degeneração celular graças a sua ação antioxidante. Mas há mais Abacates são muito ricos em coisas boas para nossa saúde, especialmente em ácidos graxos (ômegas 3, 6, 7 e 9), sitosterol e aminoácidos essenciais.

ÓLEO AZUL

A variedade extra virgem é rica em gorduras monoinsaturadas com efeitos benéficos. Tome 2 colheres de sopa de azeite de oliva por dia.

CINNEL

A canela tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e antibacterianas. Ela melhora o efeito dos estabilizadores de insulina no sangue e retarda o efeito da doença de Alzheimer. Também é benéfico na prevenção do câncer e melhora os ciclos menstruais. É um ótimo substituto para o açúcar no café.

GRÃOS INTEIROS

Grãos inteiros como a aveia, farinha de trigo, cevada e arroz integral são ricos em fibras, que acalmam os tecidos quando inflamados, mantendo o coração forte, o cólon saudável e o cérebro bem alimentado. Os grãos inteiros estão cheios de carboidratos, mas a liberação desses açúcares é retardada pela fibra e, dada a proteína, fornece boa energia para o sistema muscular. Esteja ciente de que nem todos os pães e bolachas anunciados como “grãos integrais” são verdadeiros. Leia os rótulos. Aqueles que não são integrais podem ter alto teor de gordura, o que aumenta o risco de inflamação.

FISH

Estudos mostram que parte do cérebro é constituída por cadeias ômega-3 polinsaturadas, como as encontradas nos peixes. Portanto, o peixe é útil neste processo de desenvolvimento ótimo do cérebro, dos olhos e do sistema nervoso em geral.

POMEGRANATO

As romãs são tão altamente recomendadas para tratamentos de beleza que até foram incorporadas aos cremes faciais.

As romãs são uma excelente arma contra os danos dos radicais livres, além de serem ricas em antioxidantes, vitamina C e inúmeras outras vitaminas e minerais essenciais para manter um corpo saudável e uma pele bonita.

Além disso, a romã também ajuda a prevenir o câncer e a reduzir o colesterol.

Alimentação anti-aging - previne o envelhecimento

UVAS

Finalmente, uma fruta na lista de alimentos que retardam o envelhecimento, pois são poderosos antioxidantes, contendo resveratrol, quercetina e flavonóides que protegem as células dos radicais livres. Eles também ajudam a prevenir doenças coronarianas.

EQUIPE VERDE

Este chá é rico em catequinas, antioxidantes que estimulam o metabolismo, previnem o envelhecimento e ajudam a evitar a absorção de gorduras nocivas, reduzindo em 30%, e contém o aminoácido teonina que promove uma sensação de bem-estar e felicidade.

ÁGUA

Quando o corpo está bem hidratado, a circulação sanguínea aumenta. Assim, o transporte de ferro e outros nutrientes chega rapidamente às células. Um corpo hidratado é capaz de eliminar o sódio, que é responsável pela retenção e inchaço do líquido. A hidratação adequada evita o aparecimento de doenças e sinais como a celulite e o envelhecimento da pele. As toxinas presentes no corpo são eliminadas através do suor e da urina.

A ingestão diária de água torna este processo mais eficiente, e o corpo passa por um verdadeiro processo de limpeza, eliminando até mesmo as toxinas que causam a celulite.

BUCKWHEAT

O trigo sarraceno é altamente nutritivo e oferece propriedades como a redução da fadiga e o aumento da energia. As proteínas deste superalimento inibem a enzima que constringe os vasos sanguíneos, impedindo o edema. Seu baixo teor de gordura protege o coração e reduz os níveis de açúcar no sangue.

Se você está procurando uma aparência jovem e uma saúde exemplar por tantos anos quanto possível, evite estes alimentos e hábitos:

  • Álcool;
  • Bolos;
  • Doces;
  • Gorduras animais
  • Alimentos preparados
  • Refrigerantes;
  • Carne vermelha
  • Salsichas
  • Sal
  • Tabaco;
  • Ambientes poluídos
  • Excessiva exposição solar
  • Estilos de vida sedentários.

O processo fisiológico normal do envelhecimento humano pode levar a vários tipos de desequilíbrios funcionais que culminam em doenças e/ou desequilíbrios hormonais ao longo da vida, por isso é extremamente importante se preparar bem para o envelhecimento. Os ativadores ambientais aos quais estamos expostos diariamente podem acelerar este processo, tais como a exposição à poluição, cigarros, pesticidas e alguns produtos que nem sequer podemos imaginar.

Adotar um estilo de vida saudável juntamente com uma dieta saudável, equilibrada, individualizada e antioxidante pode nos ajudar a envelhecer com mais saúde e vitalidade.

4.5 / 5. Votos: 26

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo