Avançar para o conteúdo

Trigo Sarraceno: o que é, benefícios e como usar

Trigo Sarraceno: o que é, benefícios e como usar

O trigo sarraceno tem muitas propriedades com grandes benefícios para a nossa saúde. Também é chamado de trigo sarraceno, embora não seja um tipo de trigo, pois pertence à família da quinoa.

Esta semente tem uma distribuição geográfica muito ampla, desde a Europa central passando por Israel e toda a sua distribuição até a China e o Japão.

Mas afinal o que há de tão especial neste pseudo-cereal?

Saiba mais sobre os benefícios para a saúde do trigo sarraceno.

  • Sem glúten: A farinha de trigo sarraceno é uma excelente escolha para bolos, biscoitos e pães para pessoas com intolerância ao glúten ou doença celíaca.

  • Protege o sistema cardiovascular: seus minerais, flavonoides e aminoácidos proporcionam diversos benefícios como a redução do colesterol ruim (LDL), manutenção do bom fluxo sanguíneo e redução da pressão arterial; Fatores que contribuem para um sistema cardiovascular saudável.

  • Possui baixo índice glicêmico: seu alto teor de fibras retarda o processo digestivo, causa sensação de saciedade e reduz os níveis de açúcar no sangue, reduzindo assim o risco de desenvolver diabetes.

  • Rico em manganês, magnésio, cobre e fósforo: minerais importantes para as funções essenciais do organismo.
    Contém 8 aminoácidos essenciais: incluindo lisina, que contribui para a formação de colágeno.

  • Rico em flavonóides – especialmente rutina, com propriedades anti-inflamatórias e anticoagulantes.

  • Contém uma boa quantidade de fibra insolúvel – o que ajuda o intestino a funcionar adequadamente e reduz a secreção de ácidos biliares, reduzindo a probabilidade de formação de cálculos biliares.

  • Boa fonte de Ômega 3 e Ômega 6 – gorduras essenciais para o funcionamento de diversos órgãos. Essas gorduras reduzem os triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL).

Rico em energia e nutritivo, o trigo sarraceno é vendido puro ou torrado, este último às vezes chamado de kasha, que é usado para preparar um prato tradicional europeu. O trigo sarraceno cru tem um sabor suave e sutil, enquanto o trigo sarraceno fatiado tem um sabor mais forte de nozes.

Vantagens do trigo sarraceno

Sua cor varia do rosa escuro ao marrom. O trigo sarraceno é frequentemente servido como uma alternativa à aveia. O trigo sarraceno também contém grandes quantidades de farelo, que vem em variedades leves ou inteiras, sendo a variedade inteira a mais nutritiva. Como o trigo sarraceno não contém glúten, muitas vezes é misturado com qualquer tipo de farinha que contenha glúten (como trigo) para fazer bolos.

Índice glicémico – O grão ou farinha de trigo sarraceno tem um índice glicémico de 50 Em comparação, o arroz comum não marrom tem um índice glicémico mais alto de 70.

É o melhor grão para ganhar vitalidade e nos ajudar a nos adaptar ao frio.

Como é cozinhado o trigo sarraceno?

Como o grão de trigo é muito grande, 200 g de trigo são suficientes para 4 pessoas.

Para cada porção de 50 g de trigo adicione 125 ml de água, ou seja, para 1 medida de trigo adicione 1,5 medidas de água.

A preparação é semelhante à do arroz ou da quinoa. Assim como a quinoa, lave o trigo em água corrente antes de cozinhar.

Adicione o trigo à água com um pouco de sal, tampe a panela e quando ferver, cozinhe em fogo baixo por 10-13 minutos. Se preferir um pouco al dente, deixe cozinhar por 10 minutos. Se quiser mais cozido, deixe cozinhar um pouco mais, mas não deixe cozinhar demais.

Se quiser servir como acompanhamento, pode adicionar uma garrafa de azeite e mexer com um garfo para amolecer.

4.8 / 5. Votos: 27

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.