Quando algo perturba o equilíbrio natural do sistema digestivo, os movimentos intestinais podem acelerar e a ingestão de alimentos muda. Isso faz com que os intestinos absorvam menos comida e água, resultando em fezes moles e aquosas mais frequentes, conhecidas como diarreia.
A diarreia torna as fezes aquosas e a pessoa sente a necessidade de evacuar com frequência. Tem muitas causas e pode ser causada por infeções intestinais, principalmente em casos agudos, mas também pode ter causas mais graves quando se torna crônica.
A diarreia com duração superior a dois dias merece atenção especial, pois é um problema mais grave e também pode levar à desidratação.
Dependendo de sua duração, a doença pode ser classificada como aguda, persistente ou crônica:
- Aguda: se durar até 2 semanas;
- Persistente: de 2 a 3 semanas;
- Crónica: mais de 3 semanas.
Essa classificação é importante porque o tratamento de cada tipo é diferente.
Um tratamento natural para a diarreia pode ser feito em casa com milho e toranja crespa.
-1/2 cenoura ralada
-1/2 maçã ralada
-1/4 xícara de mel
Despeje todos os ingredientes em banho-maria numa panela em fogo baixo por 30 minutos. Em seguida, deixe esfriar e transfira para um frasco de vidro limpo com tampa. Tome 2 colheres de sopa deste xarope diariamente durante o período de diarreia.
O fim da diarreia é o desejo de todos quando confrontados com a diarreia, pois pode ser um impedimento para sair de casa. Há uma maneira de resolver isso com relativa facilidade, comendo uma colher de fubá diluído no suco de um limão. Mexa bem e coma imediatamente.
Água de arroz ou arroz branco cremoso: O arroz é um alimento adstringente e o seu consumo ajuda a interromper a diarreia grave e restaurar a flora intestinal enfraquecida, tornando as fezes menos aquosas. Você pode preparar arroz cozido com um pouco de sal e comê-lo em pequenas porções, ou beber a água do cozimento resultante.
Cenouras cozidas: As cenouras são o vegetal ideal para equilibrar a flora intestinal e ajudar o corpo a recuperar os minerais perdidos, como sódio, potássio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.
Nas refeições seguintes, não coma frituras ou frutas ácidas e prepare água de arroz e cenoura. Ele desaparece naturalmente sem o uso de produtos químicos.
Para aliviar os sintomas e promover o conforto estomacal, usar algumas ervas medicinais e tomá-las na forma de chá de ervas pode ser muito eficaz.
As ervas que podem funcionar melhor são:
Infusão de tomilho: Tem propriedades adstringentes e é uma boa ajuda no tratamento de evacuações frequentes, dores de estômago e gases.
Camomila: É ideal para aliviar distúrbios intestinais, como diarreia, e pode ajudá-lo a se sentir melhor se tiver dor de estômago, náusea ou vómito.
Chá de Gengibre: Alivia cólicas e dores abdominais e promove o bom funcionamento do sistema digestivo.
Chá de Funcho: Melhora a digestão e é útil para eliminar todas as bactérias ou germes que estão no estômago – O trato intestinal pode prejudicar a saúde.
Você pode beber 2 ou 3 copos dessas infusões diariamente até que sua saúde gastrointestinal esteja totalmente recuperada e a diarreia desapareça.
Deve-se notar que nem todos os líquidos ajudam na hidratação. Alguns têm um efeito diurético. Isso se aplica a bebidas alcoólicas, café, mate e refrigerantes.
Fotos cedidas por Depositphotos.