Tudo sobre a Infertilidade Masculina
Aproximadamente 15% dos casais que tentam sua primeira gravidez não são bem sucedidos. A maioria dos médicos define essas pacientes como inférteis, especialmente se elas não conseguiram engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas.
A concepção é geralmente alcançada dentro de doze meses em 80-85% dos casais que não usam contracepção, e aqueles que experimentam dificuldades após este tempo devem ser considerados possivelmente inférteis e devem ser examinados em consulta.
O problema da infertilidade masculina continua a ser apontado por algumas pessoas como algo pelo qual a mulher é responsável. Mas, na prática, o problema da infertilidade surge em 40% dos casos, por causa do homem.
Varicocele é o aparecimento de veias varicosas no escroto. Muitos homens têm algum grau de varicocele, mas quando este grau é significativo (veias visíveis no exame clínico), há um aumento da temperatura e acúmulo de substâncias tóxicas nesta região, prejudicando a produção de esperma.
Outros sintomas são uma sensação de peso e dor neste local.
Causas da Infertilidade Masculina
A infertilidade masculina é frequentemente causada por problemas relacionados ao sêmen. Quando a qualidade do esperma não é satisfatória para a função reprodutiva, surgem problemas.
Para muitos homens, os médicos não explicam a causa da infertilidade. São homens cujo tratamento é mais difícil e prolongado, buscando principalmente uma melhora na contagem de espermatozóides e nos outros testes usados para avaliar a fertilidade. Todos estes homens podem ser tratados com drogas e vitaminas a fim de melhorar a fertilidade.
Tratamento da infertilidade masculina
É verdade que homens com muito baixa contagem de espermatozóides (<5 milhões/ml) e baixa motilidade (<20%) são fortes indícios de fertilidade reduzida, porém, mesmo nestes casos, a gravidez ocorre.
Outra dificuldade é a grande variabilidade na motilidade e concentração de esperma no mesmo indivíduo em períodos diferentes, portanto, pelo menos dois espermogramas são recomendados para o diagnóstico do fator masculino.
Os padrões normais de sêmen devem ser analisados para cada casal. A idade da mulher, a duração da infertilidade e o histórico de gravidezes anteriores são fatores importantes para casais cujos homens têm espermograma com parâmetros abaixo do normal.
Sempre que a análise do sêmen for alterada, o paciente deve ser encaminhado a um urologista para investigação adicional.
Evite alimentos que reduzem a quantidade de esperma – álcool, café, cigarros e carne vermelha têm sido associados à baixa fertilidade masculina, enquanto uma dieta rica em frutas, grãos e frutos do mar é conhecida por aumentar a fertilidade.
Evite roupas apertadas – Roupas íntimas ou calças apertadas, roupas esportivas ou de banho feitas de materiais elastano/lycra e roupas térmicas que cortam a circulação na virilha podem interferir na fertilidade masculina, prejudicando a produção de esperma ou enfraquecendo a qualidade do esperma.
Agora é recomendado que os homens usem roupas íntimas confortáveis, mas evitem saunas, banheiras de hidromassagem ou banhos a vapor enquanto a fertilidade é um problema.
Manter uma temperatura apropriada na virilha – Sentar por longos períodos, sessões regulares de banho quente ou sauna e usar roupas excessivamente quentes ou apertadas pode causar o sobreaquecimento do escroto, reduzindo a contagem de esperma e, portanto, limitando a fertilidade masculina.
Evite estas situações para aumentar a probabilidade de que sua contagem de espermatozóides permaneça em um nível saudável.
Álcool – Tanto o testículo quanto o fígado são diretamente afetados pelo álcool. A atrofia testicular, associada com fibrose peritubular e diminuição das células germinativas, é freqüentemente encontrada em alcoólatras crônicos.
Vários tratamentos naturais e outras dicas podem ajudar a aumentar a contagem de espermatozóides e também melhorar a qualidade do esperma.
Ginseng – Sua fertilidade pode melhorar se você incluir o ginseng em sua dieta diária. Uma das ervas mais populares nos Estados Unidos, o ginseng pode melhorar a fertilidade masculina aumentando o número e o movimento de espermatozóides.
Óleo de linhaça – esta erva é uma rica fonte de ácidos graxos essenciais, que podem manter seu esperma saudável e melhorar o fluxo sanguíneo para o pênis.
As evidências nos ensinam algumas regras que podem ajudar a melhorar ou mesmo resolver alguns problemas de infertilidade masculina.
Além de todas as dúvidas, a terapia antioxidante na infertilidade masculina tem vantagens potenciais que não podem ser ignoradas.
1 – Pare de fumar (o tabaco é um grande produtor de radicais livres);
2 – Controle de peso, diabetes e hipertensão;
3 – Usar combinações de antioxidantes. Até hoje, parece que nenhum antioxidante por si só é capaz de melhorar a saúde e que as combinações de antioxidantes devem ser utilizadas para obter os melhores resultados;
4 – Coma diariamente uma dieta rica em antioxidantes: frutas frescas, legumes e grãos integrais.
Vale lembrar que um estilo de vida saudável, menos estresse, ficar longe do tabaco, o peso certo e a atividade física são tão importantes quanto a ingestão adequada de vitaminas e suplementos.
Além disso, os efeitos dessas substâncias são de longo prazo e não imediatos.