Síndrome do intestino irritável: o que é, sintomas e tratamento
Síndrome do intestino irritável é uma doença crônica comum que afeta o intestino grosso (cólon) e requer acompanhamento médico a longo prazo.
Estima-se que a síndrome do intestino irritável afecta cerca de 10% da população, principalmente mulheres, e repSíndrome do intestino irritável é estimada em cerca de 10% da população, principalmente mulheres, e representa a principal causa de consultas de gastroenterologia.
É um distúrbio motor do trato digestivo que resulta em uma ampla gama de sintomas digestivos crônicos ou recorrentes (dor abdominal, constipação, diarréia, gases e inchaço) na ausência de uma causa orgânica detectável.
O nome intestino irritável deve-se ao fato de que nestes pacientes, o tecido muscular do intestino é mais sensível e reage mais intensamente a estímulos comuns, tais como alimentos e estresse.
Esta disfunção muscular pode causar um atraso ou aceleração dos movimentos intestinais e, consequentemente, mudanças na freqüência, forma ou consistência das fezes.
As paredes do intestino são forradas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido se move do estômago para o reto.
As paredes do intestino são forradas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido se move do estômago para o reto.
O tratamento da síndrome do intestino irritável visa aliviar os sintomas, já que não há tratamento ou cura específica. Na maioria dos casos, mudanças dietéticas e redução do estresse já são suficientes para controlar o intestino irritável e aliviar os sintomas.
As sensibilidades alimentares são muito individuais, mas muitas vezes estão na lista de “suspeitos”:
- Leite e produtos lácteos: muitos pacientes são intolerantes à lactose;
- Cafeína: chá preto, chá mate, chá verde, café, chocolate, cola;
- Condimentos e especiarias: canela, pimenta, alho, cebola;
- Citrinos: laranja, limão, abacaxi, maracujá;
- Gordura: alimentos fritos, amendoins, queijo amarelo;
- Refrigerantes, bebidas alcoólicas;
- Glúten: pão, massa, bolo, biscoitos;
- Sacarose: açúcar, doces;
- Algumas carnes, como a de porco.
Quando houver inchaço causado por gás intestinal, deve-se evitar alimentos como feijão, lentilhas, cenouras, sultanas, damascos, brócolis, couve-flor e cebola.
kiwi é ótimo para quem sofre de síndrome do intestino irritável. Isso porque os pesquisadores descobriram que consumir dois kiwis por dia durante um mês reduziu significativamente o tempo de trânsito do cólon, aumentou a freqüência dos movimentos intestinais e melhorou o funcionamento do intestino naqueles com IBS.
Saiba mais sobre alguns alimentos para o tratamento da Síndrome do Colón Irritável
1. IOGURTE
O iogurte contém “culturas vivas”, que são bactérias amigáveis que fornecem uma camada de proteção para os intestinos e ajudam a gerar ácido láctico e eliminar toxinas do corpo.
2. SEMENTE DE LINHAÇA
Toma uma colher de sopa de linhaça com água uma vez por dia.
Alternativamente, adicione uma colher de chá de linhaça a um copo de água fervente. Espere 5 a 10 minutos e depois beba este chá de ervas antes de ir para a cama.
3. HORTELÃ
A hortelã-pimenta reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável, como cãibras, inchaço e diarréia.
4. GENGIBRE
Ginger reduz o gás e o inchaço, razão pela qual muitas vezes é recomendado para o tratamento da síndrome do intestino irritável. O gengibre também reduz a inflamação nos intestinos e relaxa os músculos intestinais.
Adicionar meia colher de chá de gengibre fresco ralado a uma xícara de água quente. Deixar infundir por 10 minutos, retirar o gengibre e adicionar um pouco de mel, depois beber o chá. Você pode beber chá de gengibre duas ou três vezes ao dia para aliviar cólicas e dores abdominais.
5. AVEIA
Comer farelo de aveia diariamente dará ao seu corpo a fibra necessária e reduzirá oConsumir farelo de aveia diariamente dará ao seu corpo a fibra que ele precisa e reduzirá os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Adicionar uma colher de farelo de aveia ao iogurte, smoothie ou salada.
6. CENOURA
As cenouras são uma boa fonte de pectina, que pode ajudar a prevenir sintomas de SII, bem como tratar diarréia e constipação.
7. CAMOMILA
A propriedade antiespasmódica assim como a grande quantidade de taninos presente em camomila pode proporcionar grande alívio dos sintomas da síndrome do intestino irritável, como a diarréia. Além disso, a camomila reduz a inflamação dos intestinos e alivia os espasmos abdominais.
Alguns pacientes conseguem bons resultados combinando a psicoterapia com o tratamento “tradicional”, especialmente quando a Síndrome do Colón Irritável é desencadeada por fatores emocionais, tais como estresse psicológico e ansiedade.
Esta avaliação deve ser feita pelo médico, assim como a decisão de usar ou não o medicamento e por quanto tempo.
A prevenção passa pelo controlo dietético, pela adopção de práticas de vida saudáveis e por evitar todos os Prevenção envolve o controle da dieta, adotando práticas de estilo de vida saudável e evitando todos os fatores que podem desencadear surtos.
O exercício físico e gestão do estresse são dois aspectos igualmente muito importantes
Fumar pode contribuir para o agravamento dos sintomas associados à síndrome do intestino irritável, por isso é importante evitá-la.
Conhecer bem a doença e saber identificar os fatores que a agravam é a melhor maneira de prevenir seus sintomas.