Alimentação

Síndrome do intestino irritável: o que é, sintomas e tratamento

Síndrome do intestino irritável é uma doença crônica comum que afeta o intestino grosso (cólon) e requer acompanhamento médico a longo prazo.

Estima-se que a síndrome do intestino irritável afecta cerca de 10% da população, principalmente mulheres, e repSíndrome do intestino irritável é estimada em cerca de 10% da população, principalmente mulheres, e representa a principal causa de consultas de gastroenterologia.

É um distúrbio motor do trato digestivo que resulta em uma ampla gama de sintomas digestivos crônicos ou recorrentes (dor abdominal, constipação, diarréia, gases e inchaço) na ausência de uma causa orgânica detectável.

O nome intestino irritável deve-se ao fato de que nestes pacientes, o tecido muscular do intestino é mais sensível e reage mais intensamente a estímulos comuns, tais como alimentos e estresse.

Esta disfunção muscular pode causar um atraso ou aceleração dos movimentos intestinais e, consequentemente, mudanças na freqüência, forma ou consistência das fezes.

banner1 1

As paredes do intestino são forradas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido se move do estômago para o reto.

As paredes do intestino são forradas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido se move do estômago para o reto.

Intestino Irritável

O tratamento da síndrome do intestino irritável visa aliviar os sintomas, já que não há tratamento ou cura específica. Na maioria dos casos, mudanças dietéticas e redução do estresse já são suficientes para controlar o intestino irritável e aliviar os sintomas.

As sensibilidades alimentares são muito individuais, mas muitas vezes estão na lista de “suspeitos”:

  • Leite e produtos lácteos: muitos pacientes são intolerantes à lactose;
  • Cafeína: chá preto, chá mate, chá verde, café, chocolate, cola;
  • Condimentos e especiarias: canela, pimenta, alho, cebola;
  • Citrinos: laranja, limão, abacaxi, maracujá;
  • Gordura: alimentos fritos, amendoins, queijo amarelo;
  • Refrigerantes, bebidas alcoólicas;
  • Glúten: pão, massa, bolo, biscoitos;
  • Sacarose: açúcar, doces;
  • Algumas carnes, como a de porco.
istockphoto 1144880189 612x612 1

Quando houver inchaço causado por gás intestinal, deve-se evitar alimentos como feijão, lentilhas, cenouras, sultanas, damascos, brócolis, couve-flor e cebola.

kiwi é ótimo para quem sofre de síndrome do intestino irritável. Isso porque os pesquisadores descobriram que consumir dois kiwis por dia durante um mês reduziu significativamente o tempo de trânsito do cólon, aumentou a freqüência dos movimentos intestinais e melhorou o funcionamento do intestino naqueles com IBS.

Saiba mais sobre alguns alimentos para o tratamento da Síndrome do Colón Irritável

1. IOGURTE

O iogurte contém “culturas vivas”, que são bactérias amigáveis que fornecem uma camada de proteção para os intestinos e ajudam a gerar ácido láctico e eliminar toxinas do corpo.

istockphoto 641395480 612x612 1

2. SEMENTE DE LINHAÇA

Toma uma colher de sopa de linhaça com água uma vez por dia.

Alternativamente, adicione uma colher de chá de linhaça a um copo de água fervente. Espere 5 a 10 minutos e depois beba este chá de ervas antes de ir para a cama.

3. HORTELÃ

A hortelã-pimenta reduz os sintomas da síndrome do intestino irritável, como cãibras, inchaço e diarréia.

4. GENGIBRE

Ginger reduz o gás e o inchaço, razão pela qual muitas vezes é recomendado para o tratamento da síndrome do intestino irritável. O gengibre também reduz a inflamação nos intestinos e relaxa os músculos intestinais.

Adicionar meia colher de chá de gengibre fresco ralado a uma xícara de água quente. Deixar infundir por 10 minutos, retirar o gengibre e adicionar um pouco de mel, depois beber o chá. Você pode beber chá de gengibre duas ou três vezes ao dia para aliviar cólicas e dores abdominais.

5. AVEIA

Comer farelo de aveia diariamente dará ao seu corpo a fibra necessária e reduzirá oConsumir farelo de aveia diariamente dará ao seu corpo a fibra que ele precisa e reduzirá os sintomas da síndrome do intestino irritável.

Adicionar uma colher de farelo de aveia ao iogurte, smoothie ou salada.

istockphoto 1132855332 612x612 1

6. CENOURA

As cenouras são uma boa fonte de pectina, que pode ajudar a prevenir sintomas de SII, bem como tratar diarréia e constipação.

7. CAMOMILA

A propriedade antiespasmódica assim como a grande quantidade de taninos presente em camomila pode proporcionar grande alívio dos sintomas da síndrome do intestino irritável, como a diarréia. Além disso, a camomila reduz a inflamação dos intestinos e alivia os espasmos abdominais.

Alguns pacientes conseguem bons resultados combinando a psicoterapia com o tratamento “tradicional”, especialmente quando a Síndrome do Colón Irritável é desencadeada por fatores emocionais, tais como estresse psicológico e ansiedade.

Esta avaliação deve ser feita pelo médico, assim como a decisão de usar ou não o medicamento e por quanto tempo.

A prevenção passa pelo controlo dietético, pela adopção de práticas de vida saudáveis e por evitar todos os Prevenção envolve o controle da dieta, adotando práticas de estilo de vida saudável e evitando todos os fatores que podem desencadear surtos.

O exercício físico e gestão do estresse são dois aspectos igualmente muito importantes

Fumar pode contribuir para o agravamento dos sintomas associados à síndrome do intestino irritável, por isso é importante evitá-la.

Conhecer bem a doença e saber identificar os fatores que a agravam é a melhor maneira de prevenir seus sintomas.

5 / 5. Votos: 29

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo