Corpo

Tensão baixa: tratamento caseiro

A tensão baixa, de maneira muito geral, pode ser explicada como a “força” do sangue contra as paredes das artérias enquanto é bombeado pelo coração.

A pressão arterial baixa, ou hipotensão, é definida como valores abaixo de 90/60 mmHg (pressão unitária).

Ao contrário da tensão alta, a tensão baixa não é fatal e não causa nenhuma outra doença potencialmente grave. Também oferece proteção contra muitas doenças cardiovasculares, tais como enfarte do miocárdio e derrame cerebral.

Entretanto, as pessoas com pressão arterial baixa (hipotensão) também podem ter queixas: tonturas, concentração prejudicada e cansaço podem ser sintomas. Além disso, o desempenho mental também pode ser afetado. As pessoas saudáveis que sofrem de hipotensão podem ter problemas de concentração e reagir mais lentamente.

Tipos de pressão sanguínea baixa

Há vários tipos de pressão sanguínea baixa. Algumas pessoas têm pressão sanguínea naturalmente baixa, mas não têm sinais ou sintomas e não precisam de tratamento, pois não pode ser considerada uma doença.

banner1 1

Outros tipos de tensão baixa ocorrem esporadicamente e devem ser levados muito a sério, pois têm consequências muito graves quando não são devidamente controlados.

O tratamento da hipotensão depende do tipo de hipotensão em questão, da gravidade dos sinais, dos sintomas e também da pessoa afetada.

Geralmente para pessoas com saúde estável o tratamento é muito suave, e em alguns casos sempre que há uma queda na pressão arterial (como é frequentemente chamado) é melhor permanecer em posição sentada ou deitada, levantar as pernas e deixar a pessoa respirar por um tempo.

Se os sintomas não desaparecerem após alguns minutos, um médico deve ser chamado rapidamente, pois pode haver uma perda de consciência devido a outros sintomas associados à hipotensão.

Tipos de pressão sanguínea baixa

1. Primária – Não é considerada uma doença, mas sob certas condições pode causar alguns sintomas resultantes de uma má circulação sanguínea.

Geralmente não causa sintomas, mas quando causa, podem ocorrer sintomas como cansaço excessivo, sonolência, náuseas, dores de cabeça ou palidez, por exemplo.

2. Secundário – pode estar relacionado à existência de outros problemas de saúde, como insuficiência cardíaca ou problemas neurológicos, por exemplo, tornando mais difícil a identificação.

3. Postural – Ocorre quando, após um período de sentar ou deitar, uma pessoa se levanta e sente uma queda na pressão sanguínea.

Nesses casos, é difícil identificar as causas da hipotensão.

É muito importante saber o que fazer quando estes sintomas de crise de tensão começam a ocorrer:

  • Sente-se e coloque sua cabeça entre suas pernas;
  • Deite-se e levante suas pernas o mais alto que puder;
  • Coloque um pouco de sal debaixo da língua e deixe-o derreter;
  • Beba café muito forte, se você não tiver outros problemas cardíacos;
  • Coma alimentos com açúcar
  • Controle sua respiração
  • Peça a ajuda de alguém.

Entretanto, há alguns truques que podem ajudar a regular a pressão e controlar esses sintomas, e muitos deles estão relacionados à dieta.

você come batatas, arroz, massas e pão branco? Então é melhor substituir esses carboidratos por carboidratos de menor índice glicêmico, tais como batata doce, leguminosas e cereais integrais.

Por outro lado, você deve favorecer o consumo de chá verde, chá preto ou café. Por que você deve fazer isso? Porque eles contribuem para aumentar a pressão arterial se estiverem em doses moderadas.

Em geral, a baixa pressão arterial também pode ser relacionada à falta de vitaminas B. Portanto, é melhor se certificar de que você tenha ovos, carne, peixe (como salmão, atum e sardinha), frutos do mar e leite em casa, que são ricos nesta vitamina.

Se você tiver problemas com anemia, esta condição também pode estar causando uma queda na pressão sanguínea. Neste caso, é importante incluir alimentos ricos em ácido fólico em suas refeições.

“Vegetais de folhas verdes escuras, cereais integrais, aveia, leguminosas, sementes de girassol e linho, abacate e bagas são algumas delas”.

Calor, fadiga, falta de energia, estresse e desidratação podem baixar a pressão sanguínea e agravar o sofrimento no calor. Quando as temperaturas sobem, a pressão sanguínea cai. Mas existem soluções para quedas de pressão arterial relacionadas ao calor e hipotensão crônica.

Com bons hábitos diários e tomando suplementos específicos de verão, você pode se sentir como novo e dizer adeus ao cansaço e ao cansaço.

Reabastecimento diário de sais minerais

O potássio e o magnésio são minerais essenciais para o bem-estar do corpo. De fato, uma possível deficiência destes micronutrientes (como a deficiência de magnésio) pode causar hipotensão. O magnésio ajuda nossas células a converter nutrientes em energia, enquanto o potássio tem um efeito vasodilatador nos vasos sanguíneos. Portanto, os especialistas recomendam tomar um suplemento de magnésio e potássio para revigorar o corpo em caso de tensão arterial baixa, sensação de exaustão ou cansaço e fadiga geral.

Experimente também alimentos ricos em magnésio, tais como sementes de abóbora, soja e nozes.

Tensão Baixa

A solução deliciosa: chocolate preto

Entre as muitas propriedades do chocolate preto está o fato de ajudar com a baixa pressão arterial. Além de conter sais minerais como potássio, sódio e magnésio, o chocolate preto também tem a capacidade (em nível químico) de expandir o volume de plasma e estimular os receptores de ligação nas artérias. Portanto, é um excelente tônico para se ter em casa, no escritório ou em sua bolsa, caso você precise dele.

Tensão Baixa

Licorice

O alcaçuz é o quintessencial presente da avó. O efeito benéfico sobre a baixa pressão arterial é proporcionado pela glicerina, o ingrediente ativo extraído da raiz de alcaçuz. Em nível químico, funciona aumentando a ação do cortisol e, portanto, a pressão arterial. Você pode comprá-lo em pó, suco ou em forma de barra, prático de ter em sua bolsa para emergências.

O alcaçuz é um tratamento natural, mas é sempre melhor consultar um médico ou farmacêutico antes de tomar quantidades moderadas durante um período prolongado.

Garrafa sempre à mão

Use sua bolsa de computador para manter uma garrafa de água com vocêo tempo todo. É essencial manter seu corpo constantemente hidratado: é melhor tomar pequenos goles ao longo do dia do que meio litro de água em poucos minutos. Existem também mini termos no mercado que mantêm os líquidos frescos, ocupam pouco espaço e são uma opção ecologicamente correta.

Certifique-se de consultar seu médico para entender não apenas a causa, mas também para encontrar o tratamento mais apropriado para você.

5 / 5. Votos: 37

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo