A pressão arterial baixa pode ser amplamente explicada como a força do sangue contra as paredes das artérias à medida que é bombeado pelo coração.
A pressão arterial baixa ou hipotensão é definida como valores abaixo de 90/60 mmHg (pressão padrão).
Ao contrário da pressão alta, a pressão baixa não é fatal e não causa outras doenças potencialmente graves. Também oferece proteção contra muitas doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco e derrame.
Mas as pessoas com pressão arterial baixa (hipotensão) também podem apresentar sintomas: tonturas, dificuldade de concentração e cansaço podem ser sintomas. Além disso, o desempenho mental também pode ser prejudicado. Pessoas saudáveis que sofrem de hipotensão podem ter problemas de concentração e reagir mais lentamente.
Tipos de pressão sanguínea baixa
Existem vários tipos de pressão arterial baixa. Algumas pessoas têm pressão arterial naturalmente baixa, mas não apresentam sinais ou sintomas e não precisam de tratamento, pois não pode ser considerada uma doença.
Outros tipos de baixa tensão são esporádicos e devem ser levados muito a sério, pois podem ter consequências muito graves se não forem devidamente controlados.
O tratamento da hipotensão depende do tipo de hipotensão, da gravidade dos sinais e sintomas e do indivíduo afetado.
Em geral, o tratamento é muito suave para pessoas com saúde estável e, em alguns casos, com queda da pressão arterial (como é frequentemente chamado), é melhor permanecer sentado ou deitado, levantar as pernas e deixar a pessoa respirar por um tempo. .
Se os sintomas não desaparecerem após alguns minutos, um médico deve ser chamado rapidamente, pois pode haver inconsciência devido a outros sintomas associados à hipotensão.
1. Primária – Não é considerada uma doença, mas sob certas condições pode causar alguns sintomas resultantes de uma má circulação sanguínea.
Geralmente não causa sintomas, mas quando causa, podem ocorrer sintomas como cansaço excessivo, sonolência, náuseas, dores de cabeça ou palidez, por exemplo.
2. Secundário – pode estar relacionado à existência de outros problemas de saúde, como insuficiência cardíaca ou problemas neurológicos, por exemplo, tornando mais difícil a identificação.
3. Postural – Ocorre quando, após um período de sentar ou deitar, uma pessoa se levanta e sente uma queda na pressão sanguínea.
Nesses casos, é difícil identificar as causas da hipotensão.
É muito importante saber o que fazer quando estes sintomas de crise de tensão começam a ocorrer:
- Sente-se e coloque a cabeça entre as pernas;
- Deite-se e levante as pernas o mais alto que puder;
- Coloque um pouco de sal embaixo da língua e deixe derreter;
- Beba café bem forte se não tiver outros problemas cardíacos;
- Coma alimentos com açúcar
- Controle sua respiração
- Peça ajuda a alguém.
Você come batatas, arroz, macarrão e pão branco? Portanto, é melhor substituir esses carboidratos por carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata-doce, legumes e grãos integrais.
Você deve preferir o consumo de chá verde, chá preto ou café. Por que eles deveriam fazer isso? Em doses moderadas, contribuem para um aumento da pressão arterial.
Em geral, a pressão arterial baixa também pode estar relacionada à falta de vitaminas do complexo B. Portanto, é melhor garantir que você tenha ovos, carnes, peixes (como salmão, atum e sardinha), frutos do mar e leite em casa que sejam ricos nessa vitamina.
Se você tiver problemas com anemia, essa condição também pode fazer com que sua pressão arterial caia. Nesse caso, é importante incluir alimentos ricos em ácido fólico em suas refeições.
“Vegetais de folhas verdes escuras, cereais integrais, aveia, leguminosas, sementes de girassol e linho, abacate e bagas são algumas delas”.
Calor, fadiga, falta de energia, estresse e desidratação podem baixar a pressão sanguínea e agravar o sofrimento no calor. Quando as temperaturas sobem, a pressão sanguínea cai. Mas existem soluções para quedas de pressão arterial relacionadas ao calor e hipotensão crônica.
Com bons hábitos diários e tomando suplementos específicos de verão, você pode se sentir como novo e dizer adeus ao cansaço e ao cansaço.
Reabastecimento diário de sais minerais
Potássio e magnésio são minerais essenciais para o bem-estar do organismo. De fato, uma possível deficiência desses micronutrientes (por exemplo, deficiência de magnésio) pode levar à hipotensão.
O magnésio ajuda as nossas células a converter nutrientes em energia, enquanto o potássio tem um efeito vasodilatador nos vasos sanguíneos. Os especialistas recomendam, portanto, tomar um suplemento de magnésio e potássio para fortalecer o corpo se você tiver pressão baixa, sensação de exaustão ou cansaço e cansaço geral.
Experimente também alimentos ricos em magnésio, como sementes de abóbora, soja e nozes.
A solução deliciosa: chocolate preto
Entre as muitas propriedades do chocolate amargo está o fato de que ele ajuda na redução da pressão arterial. Além de minerais como potássio, sódio e magnésio, o chocolate amargo também tem a capacidade (em nível químico) de expandir o volume plasmático e estimular os receptores de ligação nas artérias. Portanto, é um ótimo estimulante para ter em casa, no escritório ou em sua bolsa, se você precisar.
Licorice
Alcaçuz é o presente mais importante da avó. A glicerina, o ingrediente ativo obtido da raiz de alcaçuz, garante o efeito benéfico da pressão arterial baixa. Em um nível químico, funciona aumentando os efeitos do cortisol e, portanto, a pressão arterial. Você pode comprá-lo em pó, suco ou em forma de barra para mantê-lo convenientemente em sua bolsa para emergências.
O alcaçuz é um tratamento natural, mas é sempre melhor consultar um médico ou farmacêutico antes de tomá-lo. Os farmacêuticos consultam quantidades moderadas por um longo período de tempo.
Garrafa sempre à mão
Use sua bolsa de computador para ter sempre uma garrafa de água com você. É importante manter o corpo hidratado: é melhor tomar pequenos goles ao longo do dia do que meio litro de água em poucos minutos. Existem também mini garrafas térmicas no mercado que mantêm os líquidos frescos, ocupam pouco espaço e são uma opção ecológica.
Não deixe de consultar seu médico não apenas para entender a causa, mas também para encontrar o tratamento mais adequado para você.
Fotos cedidas por Depositphotos.