Beleza & Estética

Vigorexia: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Vigorexia, também chamada de distúrbio dismórfico muscular, é um distúrbio obsessivo-compulsivo caracterizado por uma constante insatisfação com o corpo.

Vivemos em uma sociedade onde a busca do corpo perfeito é continuamente encorajada a todo custo. Algumas pessoas conseguem lidar com isso de forma saudável, como um impulso extra para comer bem e ser fisicamente ativo

Mas há muitos outros, que acabam sendo reféns da necessidade de se encaixar em um padrão e isto pode se tornar uma doença.

Vigorexia é uma desordem moderna

Vigorexia é uma desordem moderna, o resultado da busca da imagem perfeita, e é uma conseqüência da exposição exagerada à qual estamos expostos diariamente através de vários meios de comunicação, nomeadamente a televisão e as redes sociais.

Aqueles que sofrem deste problema psicológico vivem obcecados com seu corpo, nunca se sentindo plenamente satisfeitos com os resultados obtidos através do exercício físico.

banner1 1

A musculação é uma atividade extremamente benéfica para o corpo e a mente.

Como uma modalidade completa, alivia o estresse, endurece o corpo, retarda o envelhecimento, combate problemas de saúde causados por estilos de vida sedentários, aumenta a disposição e, é claro, ajuda na aparência. Entretanto, é importante ter cuidado para não fazer disso uma prioridade em sua vida.

Já foram relatados casos em que o único foco do indivíduo é a academia, treinamento, suplementos, alimentação, a ponto de se distanciar de amigos, família, namorada, etc. Obsessão não é benéfica, e quando o assunto é musculação não é diferente.

Como mencionado acima, muitas vezes uma pessoa acredita que, treinando cada dia mais e mais, alcançará sua meta mais rapidamente. Este pensamento é completamente errado e é caracterizado como Síndrome de Adonis ou Vigorexia (também conhecido como overtraining).

A musculação é uma prática na qual resultados satisfatórios são obtidos através de fatores externos à própria atividade, tais como nutrição e, principalmente, descanso. Um músculo só se desenvolve quando descansamos e o fornecemos corretamente, porque o musculação em si não é mais do que um estímulo, uma forma de dizer ao músculo: “desenvolva-se!

A doença é mais comum entre homens de 18 a 35 anos, mas pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo

Acredita-se ser um distúrbio obsessivo-compulsivo decorrente da cultura atual, que está muito focada na alimentação saudável e na busca do corpo perfeito, tonificado e musculoso.

Vigorexia - a busca constante do corpo perfeito

CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS

Insônia

Falta de apetite

Cansaço constante

Problemas ósseos e nas articulações devido ao excesso de peso

Falta de agilidade

Desproporção displástica entre o corpo e a cabeça

Encurtamento de músculos e tendões

Risco de doenças cardiovasculares

Danos no fígado

Disfunção sexual

Diminuição do tamanho dos testículos

Aumento da suscetibilidade ao câncer de próstata

CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS

Sentimento de fracasso

Irritabilidade

Desinteresse sexual

Agressividade

Dificuldades de concentração

Retirada das atividades sociais, incluindo o emprego

Normalmente, os praticantes vigorosos adotam uma dieta muito restritiva e não consomem gordura, sendo a dieta estritamente voltada para o consumo de alimentos ricos em proteínas, com o objetivo de aumentar a massa muscular

O uso excessivo de esteróides anabólicos e suplementos proteicos também é comum, assim como passar horas no ginásio, sempre aumentando a carga de exercício.

As pessoas com vigor são sempre insatisfeitas com seus resultados, parecem sempre muito magras e fracas, apesar de serem muito fortes e terem uma musculatura muito bem definida e desenvolvida. Portanto, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e precisa de tratamento.

O tratamento da vigorexia deve ser feito com uma abordagem multidisciplinar, o que significa que vários aspectos terão que ser abordados para controlar sua progressão.

istockphoto 184989774 612x612 1

Entre eles, é importante controlar fatores tais como

  • Dieta balanceada com os nutrientes e vitaminas necessários ao organismo.
  • Eliminação dos esteróides anabolizantes se eles estiverem sendo usados.
  • Psicoterapia.
  • Em casos extremos, quando há sintomas de depressão, pode ser necessário tratamento farmacológico para regular os níveis de serotonina e controlar a ansiedade.

Vigorexia é uma distorção da auto-imagem voltada para a questão da força. Os sofredores se descrevem como pequenos e fracos, apesar de terem uma musculatura acima da média.

O resultado é uma espécie de obsessão com o corpo muscular, pois nunca estão satisfeitos com o que vêem diante do espelho.

4.7 / 5. Votos: 38

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo