Avançar para o conteúdo

Vigorexia: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Vigorexia

A vigorexia, também conhecida como dismorfia muscular, é um transtorno obsessivo-compulsivo caracterizado pela constante insatisfação com o corpo.

Vivemos em uma sociedade onde a busca pelo corpo perfeito é incentivada a todo custo. Algumas pessoas podem usar isso de forma saudável como um impulso extra para comer bem e ser fisicamente ativo

Mas há muitos outros que acabam se tornando reféns da necessidade de se conformar, e isso pode se tornar uma doença.

Vigorexia é uma desordem moderna

A Vigorexia é uma condição médica moderna, fruto da procura da imagem perfeita e consequência da exposição excessiva a que estamos diariamente sujeitos através de vários meios de comunicação, nomeadamente televisão e redes sociais.

Quem sofre desse problema psicológico vive obcecado com o corpo e nunca se sente plenamente satisfeito com os resultados obtidos com a atividade física.

A musculação é uma atividade extremamente benéfica para o corpo e a mente.

Como modalidade completa, alivia o estresse, fortalece o corpo, retarda o envelhecimento, combate problema de saúde causados ​​pelo sedentarismo, melhora o humor e, claro, ajuda na aparência. No entanto, é importante ter cuidado para não fazer disso uma prioridade em sua vida.

Já foram relatados casos em que o indivíduo se concentra apenas na academia, treino, suplementos, alimentação até se distanciar dos amigos, família, namorada etc. A obsessão não é benéfica, e na musculação não é diferente.

Como mencionado acima, uma pessoa muitas vezes acredita que se exercitar mais e mais todos os dias, atingirá seu objetivo mais rapidamente. Esse pensamento está completamente errado e é conhecido como síndrome de Adonis ou vigorexia (também conhecido como overtraining).

A musculação é um exercício em que se obtêm resultados satisfatórios a partir de fatores externos à atividade em si, como: B. dieta e principalmente descanso. Um músculo só se desenvolve quando descansamos e cuidamos bem dele, pois o treinamento de força em si nada mais é do que um estímulo, uma forma de dizer ao músculo: desenvolva!

A doença é mais comum em homens entre as idades de 18 e 35 anos, mas pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo.

Acredita-se que seja um TOC que decorre da cultura atual que é muito focada na alimentação saudável e na busca do corpo para ser perfeito, tonificado e musculoso.

Vigorexia - a busca constante do corpo perfeito

CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS

Insónia

Perda de apetite

Fadiga constante

Problemas ósseos e articulares devido ao excesso de peso

Falta de agilidade

Desproporção displástica entre o corpo e a cabeça

Encurtamento de músculos e tendões

Risco de doenças cardiovasculares

Lesões hepáticas

Disfunção sexual

Redução do tamanho dos testículos

Aumento da suscetibilidade ao câncer de próstata

CONSEQUÊNCIAS PSICOLÓGICAS

Sentimento de fracasso

Irritabilidade

Desinteresse sexual

Agressividade

Dificuldade de concentração

Abstinência de atividades sociais, incluindo emprego

Normalmente, os praticantes vigorosos seguem uma dieta muito restritiva e não consomem gordura, sendo a dieta estritamente voltada para o consumo de alimentos ricos em proteínas com o objetivo de aumentar a massa muscular.

O uso excessivo de esteroides, anabolizantes e suplementos proteicos também é comum, assim como passar horas na academia, sempre aumentando a carga de treino.

Pessoas com vigor estão sempre insatisfeitas com seus resultados, parecem sempre muito magras e fracas, embora sejam muito fortes e tenham uma musculatura muito bem definida e desenvolvida. Portanto, a vigorexia é considerada um tipo de TOC e precisa ser tratada.

O tratamento da vigorexia precisa ser feito com abordagem multidisciplinar, o que significa que múltiplos aspetos precisam ser considerados para controlar a sua progressão.

Vigorexia: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Entre eles, é importante controlar fatores tais como

  • Dieta balanceada com os nutrientes e vitaminas necessários ao organismo.
  • Eliminação de esteroides anabolizantes quando usados.
  • Psicoterapia.
  • Em casos extremos, quando aparecem sintomas de depressão, pode ser necessário tratamento farmacológico para regular os níveis de serotonina e controlar a ansiedade.

Vigorexia é uma distorção da autoimagem que se concentra na questão da força. Os afetados se descrevem como baixinhos e fracos, apesar de terem uma musculatura acima da média.

O resultado é uma espécie de obsessão pelo corpo musculoso, pois nunca estão satisfeitos com o que veem no espelho.

4.7 / 5. Votos: 38

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.