Avançar para o conteúdo

Estrias: O que é, sintomas, tratamentos e causas

Estrias: O que é, sintomas, tratamentos e causas

É difícil não encontrar uma mulher que não tenha estrias em algum lugar do corpo, certo? Essa é uma aflição que assola o universo feminino, mas a boa notícia é que existem tratamentos eficazes que prometem diminuir e até eliminar as estrias vermelhas.

As estrias são o resultado da quebra das fibras de colágeno e elastina na pele. Nos adolescentes, essas áreas estão relacionadas ao crescimento. Gravidez e hipertrofia muscular em levantadores de peso. E não devemos esquecer outros fatores como a dieta ioiô, crescimento rápido e desequilíbrio hormonal que favorecem o aparecimento dessas manchas indesejadas.

As estrias têm uma aparência linear e são frequentemente paralelas, em muitos casos semelhantes a uma cicatriz.

As estrias podem ser pequenas ou até enormes, chegando até 30 cm de comprimento. Eles geralmente aparecem no abdômen, braços, coxas e nádegas, e as mulheres são mais propensas a estrias.

Os dermatologistas explicam que as estrias têm duas fases, a fase vermelha e a segunda fase que é esbranquiçada. As estrias começam vermelhas e estão em seus estágios iniciais. Nesta fase, o fluxo sanguíneo é mais forte e o corpo está tentando restaurar naturalmente o colágeno.

Depois de um tempo, passam da fase vermelha para a segunda fase, adquirindo uma aparência esbranquiçada.

Estrias - causas e tratamento

Eles ficam vermelhos devido ao rompimento dos vasos sanguíneos, exatamente na área em que aparecem. Parecem peles enrugadas, o que incomoda as mulheres que sofrem muito com elas. Essa coloração indica que eles são novos e, portanto, mais fáceis de remover com o tratamento.

Se eles são muito grandes e a aparência é inesperada e grosseira, isso pode ser um sintoma de distúrbios endócrinos. Se você perceber que eles aparecem de repente e com muita intensidade, uma boa opção é consultar um médico para ver se algo está errado ou não.

Em geral, quando o assunto é saúde, as mulheres não costumam se preocupar com eles, mas são um incômodo estético e esse fator leva as pessoas a procurarem tratamento.

As estrias também podem ocorrer em pessoas que têm condições médicas e estão em tratamento contínuo com medicamentos, como corticosteróides. Fatores genéticos também podem fazer com que a pele se estique demais e se quebre, resultando em estrias.

A esfoliação é simplesmente uma maneira de remover as células mortas da pele e a camada superior da pele, forçando o corpo a criar uma nova camada.

Este tratamento domiciliar para estrias muitas vezes funciona bem.

Esfoliação caseira

Esta excelente esfoliação pode ser feita diariamente com borra de café e um pouco de sabonete líquido ou, se preferir, um leite hidratante. O objetivo é que a borra de café deslize facilmente sobre a pele sem perder seu poder de atrito.

Ingredientes:

  • 1 punhado de borra de café
  • 3 colheres de sabonete líquido

Modo de usar:

Basta misturar os ingredientes e esfregar a mistura nas áreas afetadas por estrias por alguns minutos até que a pele fique vermelha, depois lave a área com água morna para abrir a poros e facilitar a ação do hidratante.

estrias

Tratamento de estrias brancas

Antes de mais nada, devemos deixar claro que como as estrias brancas são mais antigas e mais grossas, é praticamente impossível que desapareçam por completo, mas bons tratamentos reduzem significativamente o tamanho das estrias, tornando-as menos visíveis.

Os tratamentos especializados mais populares atualmente disponíveis são os seguintes:

Laser

O uso de lasers no tratamento de estrias visa estimular a formação de novas fibras de colágeno e elastina, reduzindo assim o tamanho e melhorando a aparência das estrias.

Casca de ácido retinóico

O Ácido Retinóico deve ser aplicado diretamente nas estrias. Isso remove as células já mortas e estimula o corpo a produzir mais colágeno, tornando as estrias mais bonitas.

Eletroterapia

Eletroterapia, ou eletrolifting, é um tratamento para estrias realizado usando um dispositivo de corrente contínua (galvânico) chamado estriado. Esse aparelho é equipado com uma espécie de caneta com uma pequena agulha na ponta, que causa inflamação na região e estimula o organismo a produzir colágeno e elastina.

DermaRoller ou microagulação

Neste caso, o tratamento é feito com um cilindro equipado com pequenas agulhas, disponível tanto online quanto em salões de beleza. Ao deslizar o instrumento sobre o corpo, as agulhas causam microlesões na pele, estimulando as fibras de colágeno e elastina e fazendo com que as células da pele se reproduzam, fazendo com que as estrias desapareçam.

Carboxiterapia

Consiste na aplicação subcutânea de dióxido de carbono (CO2) que melhora o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos.

Além da finalidade de eliminar as estrias, esta terapia também é indicada para combater a celulite, a flacidez e o tecido adiposo localizado.

Estrias - causas e tratamento

Dermoabrasão

Este é um tipo de peeling que é realizado mecanicamente para remover as camadas mais superficiais da pele, deixando uma pele mais uniforme.

A dermoabrasão é considerada quase uma mini cirurgia, por isso deve ser realizada com os cuidados necessários e sempre por um profissional especializado como um dermatologista ou até mesmo um cirurgião plástico.

O conselho é iniciar o tratamento assim que perceber, e quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhores serão os resultados. E ainda é possível preveni-las, principalmente durante a gravidez, onde o ganho de peso ocorre muito rapidamente, favorecendo o aparecimento daquelas horríveis e temidas estrias.

4.8 / 5. Votos: 47

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.