Corpo

Receitas caseiras para acabar com o mau hálito

O mau hálito (ou halitose), cientificamente conhecido como halitose, é uma condição comum que afeta mais de 50% da população. Embora possa ser embaraçoso e irritante, o mau hálito não é apenas um problema estético e pode significar um problema de saúde subjacente.

Aproximadamente 90% dos casos de mau hálito são causados por problemas na boca.

A má higiene oral (não escovar ou usar o fio dental regularmente ou de forma adequada) permite que as bactérias cresçam e se alimentem de partículas de alimentos na boca.

As bactérias emitem gases sulfurosos, que não só causam mau hálito, mas também danificam os tecidos da boca, levando à inflamação das gengivas.

Se não forem tratadas, as bactérias continuam a crescer e causam recessão gengival, cárie dentária, mau hálito e ainda pior cheiro.

banner1 1

Mau hálito matinal” é algo que todos nós temos, mas você sabia que isso acontece porque o fluxo de saliva diminui quando dormimos?

Dormir com a boca aberta também causa boca seca. Um bom fluxo de saliva é importante porque o oxigênio na saliva mata as bactérias.

Tratamento Natural do Mau Hálito

Alimentos a evitar a halitose:

– Os alimentos que circulam lentamente pelo sistema digestivo são mais propensos a causar constipação e mau hálito, tais como carne vermelha, alimentos fritos e alimentos processados;

– Os compostos de enxofre encontrados na carne, ovos e produtos lácteos interagem com bactérias na boca, causando mau hálito;

– O café e o álcool causam boca seca e permitem o desenvolvimento de bactérias causadoras de odores;

– Reduzir os alimentos ricos em açúcar (doces, refrigerantes), pois favorecem a cárie dentária.

Nota: Alho, cebola e alimentos picantes são freqüentemente culpados por causar mau hálito. Entretanto, os alimentos são apenas uma causa temporária do problema.

Os alimentos que comemos são digeridos e absorvidos na corrente sanguínea. Os odores são transferidos para os pulmões e expelidos por nossa respiração, e permanecem até que o alimento seja eliminado.

Tratamento Natural do Mau Hálito

Para pôr um fim definitivo ao mau hálito, além de uma boa higiene oral, escovando os dentes e a língua depois de comer e sempre antes de ir para a cama, é importante saber o que causa o mau hálito para tratá-lo corretamente e, para fazer isso, é essencial consultar um dentista.

No entanto, algumas dicas que podem ser úteis para reduzi-la incluem:

  • Evite jejum prolongado de mais de 3 horas;
  • Beba água durante todo o dia, bebendo pelo menos 2 litros de água;
  • Coma uma maçã, pois ela ajuda a refrescar o fôlego
  • Chupar na polpa de frutas congeladas, como o kiwi ou a laranja, por exemplo;
  • Chupar um cravinho;
  • Consulte seu dentista pelo menos uma vez por ano para uma limpeza dentária;
  • Faça check-ups de rotina para verificar outras doenças gastrointestinais, tais como refluxo.

Para evitar mau hálito e manter uma boa higiene oral, considere o seguinte:

  • Escovar e usar o fio dental diariamente e visitar o dentista regularmente
  • Usar pasta de dentes e colutório contendo zinco, ou óleo de árvore de chá ou eucalipto
  • Limpar a língua: escovar e passar o fio dental muitas vezes não é suficiente. A língua também é um local de reprodução de bactérias, células mortas e restos de alimentos. Use sua escova de dentes para escovar a língua, ou use um limpador de língua.
  • Beber muita água e comer salsa e mirtilos
  • Não fume

Soluções domésticas para combater a halitose

Mastigar folhas de hortelã, cravinho ou pedaços de gengibre pode ajudar a manter seu hálito limpo porque são aromáticas e têm propriedades anti-sépticas que combatem os microorganismos que podem estar dentro de sua boca.

Antes de escolher produtos de higiene oral que ajudam a remover a placa bacteriana e as bactérias que causam mau hálito, consulte seu dentista e reveja as técnicas que você deve usar em casa. Além disso, pergunte ao seu dentista quais produtos de higiene oral você deve usar para combater o mau hálito.

O segredo para uma boca limpa e saudável é a higiene oral regular em casa, de acordo com as instruções e recomendações de seu dentista.

4.7 / 5. Votos: 55

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo