A onicofagia, ou roer as unhas, é uma doença mental geralmente relacionada à má gestão de emoções como medo, ansiedade e nervosismo.
A unha, cutícula e até a pele são nossa proteção contra vírus e bactérias. Quando roemos as unhas, quebramos essa proteção e os expomos a essas ameaças.
Para se livrar desse mau hábito, é aconselhável identificar a causa da ansiedade que está fazendo você roer as unhas e tentar eliminá-la.
Roer as unhas é mais que um mau hábito. Roer as unhas é comum e não diferencia entre homens, mulheres ou mesmo crianças.
O que à primeira vista parece um comportamento inadequado que não guarda segredo é, na verdade uma manifestação de medo, tormento e timidez.
Normalmente, roer as unhas é uma maneira de se livrar de uma luta interna, que não pode ser resolvida. Algo que está errado, que nos preocupa, e ao não dizermos, manifestamos através das nossas unhas.
Em outras situações, esse vício não se enquadra na categoria de grandes problemas, mas apenas decorre de um hábito de imitação.
Muitas crianças que roem as unhas o fazem simplesmente porque viram os seus pais ou irmãos fazerem o mesmo.
Esse mau hábito pode causar sérios danos ao tubo da unha, cutícula e pele ao redor, que pode ficar vermelha, dolorosa e até sangrar e inflamar. Também pode danificar os dentes.
Além disso, a ação é socialmente inaceitável e faz com que os outros se sintam negativos.
Razões para roer
Uma das razões pelas quais você cede e roe as unhas novamente é o fato de que a suas unhas são quebradiças, pois muitas vezes quebram e descascam. Por isso, é importante fortalecer as unhas. Compre um bom fortalecedor e cálcio que ajudará as suas unhas quebradiças.
Tenha sempre uma lixa de unha ao seu alcance, mesmo na bolsa. Dessa forma, se a sua unha quebrar ou quebrar, você não ficará tentado a mordê-la.
Encare este momento e limpe a sua unha imediatamente.
A matriz está localizada na base da unha sob a cutícula. O maior problema é que ao danificar constantemente as suas unhas para atingir a área próxima à matriz, você também destrói a produção das unhas.
Afinal, a matriz é onde ficam armazenadas as células para a produção de unhas.
O hábito de roer as unhas só pode ser abandonado com motivação e força de vontade: você deve querer e almejar parar.
Tente descobrir o que faz você morder e tente desviar o impulso para outras práticas.
Para incentivá-lo a parar de roer as unhas, tire fotos das suas unhas bonitas e bem cuidadas e salve as fotos para inspirá-lo a parar de roer as unhas.
Pare de roer as suas unhas
Seguir um tratamento natural
- Reduza a ansiedade – Use chás de ervas que ajudam a reduzir a ansiedade, como valeriana ou flor de tília. Isso ajuda você a ficar mais calmo e relaxado e reduz a vontade de roer as unhas sem muito esforço.
- Alho nas unhas – Esfregue um pedaço de dente de alho em cada uma das unhas para reduzir a vontade de mastigar. Embora não seja um método muito agradável devido ao cheiro do alho, é muito eficaz.
- Limão nas unhas – Esfregue meio limão em cada unha para conter a vontade de morder. Como o sabor do limão permanece nas unhas por horas, você acabará abandonando esse hábito.
Esse vício também pode causar sérios problemas gastrointestinais, como esofagite infecciosa, gastrite e até dentes, músculos da mandíbula e articulações, entre outros. Além disso, o ato de colocar a mão na boca expõe a pessoa a mais outras bactérias que podem causar doenças futuras, H1N1, diarreia, hepatite A, rubéola, sarampo, etc.
A prática de roer unhas é prejudicial ao corpo e à alma. É importante buscar ajuda de profissionais especializados para identificar o motivo da compulsão e as consequências.
Dicas para parar de roer as unhas
- Apare as unhas – se as unhas forem curtas o suficiente, você terá mais dificuldade em roê-las.
- Use um esmalte especial – existem alguns esmaltes que podem-te ajudar. Estes têm um sabor desagradável que torna muito difícil roer as unhas.
- Faça uma manicura – se você fizer as unhas profissionalmente preparadas e com boa aparência, poderá resistir à tentação.
- Use Luvas ou Patches – Usar luvas todos os dias, em todos os lugares, pode não parecer sensato, mas a ideia é bem simples – basta usar algo que evite atrito. Nesse caso, até mesmo usar adesivos nas unhas pode ajudar.
- Entenda o que é o gatilho – procure o motivo que estimula o hábito, seja um processo interno ou algo que alguém diz ou faz. A consciencialização sobre o vício pode ajudá-lo a lidar com isso.
- Mantenha a mão ou a boca ocupada – bolinhas antiestresse, ursinhos de goma, pequenas atitudes que podem ser o foco da sua atenção ao invés de roer as unhas.
- Peça ajuda – às vezes colocamos as mãos na boca sem perceber. Deixe que as pessoas com quem você convive no seu dia a dia saibam da sua intenção e peça que avisem se virem você roendo as unhas.
Mais importante ainda, nem todos são bem-sucedidos na primeira tentativa, então tente definir pequenas metas e antecipe que elas levarão tempo para serem alcançadas.
Fotos cedidas por Depositphotos.