Beleza & Estética

Dicas Para Deixar de Roer Unhas

A onicofagia ou roer as unhas,, é uma condição psicológica geralmente relacionada à má administração de emoções como ansiedade, medo e nervosismo.

A unha, a cutícula e até mesmo a pele são nossa proteção contra vírus e bactérias. Quando mordemos nossas unhas, quebramos estas proteções, deixando-as expostas a estas ameaças.

Para se livrar deste mau hábito, o conselho é reconhecer a causa da ansiedade que o leva a começar a roer as unhas e tentar eliminá-la.

Morder pregos é mais do que uma má prática. Morder pregos é bastante comum e não discrimina entre homens, mulheres ou mesmo crianças.

O que a princípio parece ser um comportamento inapropriado que não guarda mistério, na verdade é uma manifestação de ansiedade, angústia e timidez.

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Normalmente, morder pregos é uma forma de se livrar de uma batalha interna que não pode ser resolvida. Algo que está errado, que nos preocupa e, ao não dizê-lo, nós o manifestamos através de nossas unhas.

Em outras situações, este vício não se enquadra na categoria de grandes problemas, é apenas devido a um hábito de imitação.

Muitas crianças que mordem suas unhas o fazem simplesmente porque viram seus pais ou irmãos fazerem o mesmo.

Este mau hábito pode causar sérios danos à cana das unhas, às cutículas e à pele ao redor, que podem ficar vermelhas e doloridas e até sangrar e ficar infectadas. Também pode danificar os dentes.

Além disso, o ato é socialmente inaceitável e dá um sentimento negativo na frente dos outros.

Razões para roer

Uma das razões que o fazem ceder e morder as unhas novamente é o fato de que suas unhas são quebradiças, pois muitas vezes elas se quebram e se descascam. É importante, portanto, fortalecer as unhas. Compre um bom reforçador e cálcio, o que ajudará suas unhas quebradiças.

Leve sempre uma lima de unhas ao alcance, mesmo em sua bolsa. Dessa forma, se sua unha quebrar ou rachar, você não será tentado a mordê-la.

Enfrente esse momento e limpe sua unha imediatamente.

A matriz está localizada na base do prego, sob a cutícula. O maior problema é que ao danificar constantemente suas unhas a ponto de atingir a área próxima à matriz, você também destrói a produção do prego.

Finalmente, é na matriz que as células para a produção de pregos são armazenadas.

hábito de Roer as Unhas

O hábito de roer as unhas só consegue ser abandonado com motivação e força de vontade: é preciso querer e ter o objectivo de parar.

Tente descobrir o que o faz morder e tente direcionar o impulso para outras práticas.

Para incentivar você a parar de morder suas unhas, tirar fotos de suas unhas bonitas e bem cuidadas e salvar as imagens para inspirar você a parar de morder.

Deixar de Roer suas Unhas

Seguir um tratamento natural

  • Diminuir a ansiedade – Use chás de ervas que ajudam a reduzir a ansiedade, como a valeriana ou a flor de cal. Isto o ajuda a ficar mais calmo e relaxado e reduz a vontade de morder as unhas, sem muito esforço.
  • Alho nas unhas – Esfregar um pedaço de dente de alho em cada uma de suas unhas ajudará a reduzir a vontade de mastigar. Embora não seja um método muito agradável por causa do cheiro do alho, ele é muito eficaz.
  • Limão nas unhas – Esfregar meio limão em cada prego ajudará a inibir a vontade de morder. Como o sabor do limão se prolonga por horas em suas unhas, você acabará desistindo do hábito.
Deixar de Roer as Unhas

Este vício também pode causar sérios problemas gastrointestinais, como esofagite infecciosa, gastrite, entre outros, e até mesmo danificar a dentição, os músculos da mandíbula e as articulações. Além destas, o ato de colocar a mão na boca deixa a pessoa mais exposta a outras bactérias que podem desencadear doenças futuras, H1N1, diarréia, hepatite A, rubéola, sarampo, etc.

A prática de morder unhas é prejudicial para o corpo e a mente. É essencial buscar ajuda de profissionais especializados para identificar a razão da “compulsão” e as consequências.

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Dicas para parar de morder as unhas

1. Corte as unhas – se suas unhas forem curtas o suficiente, você terá mais dificuldade para mordê-las;

2. Use um verniz especial – há alguns esmaltes que podem ajudá-lo. Estes têm um sabor desagradável que torna muito difícil morder suas unhas;

3. Vá à manicura – ter suas unhas profissionalmente curadas e com ótima aparência pode evitar a tentação;

4. Use luvas ou adesivos – usar luvas todos os dias, em qualquer lugar, pode não parecer razoável, mas a idéia é bem simples – basta usar algo que previna o atrito. Neste caso, mesmo o uso de adesivos em suas unhas pode ajudar;

5. Entenda qual é o “gatilho” – procure a razão que estimula o hábito, seja ele um processo interno ou algo que alguém diz ou faz. A consciência do vício pode ajudar a lidar com ele;

6. Mantenha a mão ou a boca ocupada – bolas anti-stress, gomas, pequenas atitudes que podem ser o foco de sua atenção, ao invés de morder as unhas;

7. Peça ajuda – às vezes colocamos nossas mãos na boca sem nos darmos conta. Deixe as pessoas com quem você vive em sua vida diária saberem de sua intenção e peça-lhes que o informem quando o virem roer suas unhas.

Mais importante ainda, nem todos são bem sucedidos na primeira tentativa, portanto tente estabelecer pequenas metas e objetivos e assuma que levará algum tempo para alcançá-los.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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