Corpo

Cistos no Ovário: as dúvidas mais comuns

Os ovários são dois órgãos que fazem parte do sistema reprodutivo feminino. Eles estão localizados na pélvis, um de cada lado do útero. O útero é um órgão oco, em forma de pêra, no qual o bebé se desenvolve. Cada ovário tem a forma e o tamanho de uma amêndoa.

Os ovários produzem óvulos e hormónios femininos. As hormonas são substâncias químicas que estão envolvidas no funcionamento de certos órgãos e células.

Um ovário produz um óvulo por mês e este processo inicia o ciclo menstrual.

O ovo é colocado em um saco chamado folículo e o hormônio estrogênio é gerado dentro do folículo, o que sinaliza ao útero que o ovo está pronto.

Neste ponto, o revestimento do útero começa a engrossar e se preparar para a fertilização, que é a gravidez. Quando isso não acontece, o ovo é suprimido, que é a menstruação.

banner1 1

Todo o interior do útero é expelido se o óvulo não for fertilizado, e é por isso que ocorre a menstruação. Quando não há ovo e o saco é formado da mesma forma, aparece um cisto uterino.

O tipo mais popular de cisto é o cisto folicular, que se desenvolve a partir de um folículo. Um folículo é um saco normal de líquido que contém o ovo. Os cistos foliculares se formam quando o folículo cresce maior que o normal durante o ciclo menstrual e não se abre para liberar o ovo.

Quistos nos Ovarios

Sintomas

Os cistos foliculares geralmente desaparecem espontaneamente dentro de um mês. Os quistos (ou quistos) podem conter sangue (quistos hemorrágicos) de pequenos vasos sanguíneos dentro do saco de ovos.

Outro tipo de cisto ovariano que está relacionado ao ciclo menstrual é o cisto do corpo lúteo. O corpo lúteo é uma parte do tecido dentro do ovário que brota após o folículo liberar o óvulo.

Quistos nos Ovarios

Si no hay embarazo, el cuerpo lúteo tiende a separarse y desaparecer, pero puede permanecer como un quiste en el ovario, con líquido o sangre.

El quiste (o quiste) puede encontrarse en un solo lado y no presentar ningún síntoma.

La mayoría de los quistes ováricos no se sienten, pero un quiste que provoca síntomas, dolor en el abdomen o la pelvis, no es un quiste común.

A dor pode ser causada por:

  • Pressão, inchaço, ou dor no abdômen
  • Dor pélvica
  • Dores persistentes na região lombar e nas coxas
  • Esvaziamento completo da bexiga
  • Dor durante o ato sexual
  • Ganho de peso
  • Dor durante a menstruação
  • Sangramento anormal
  • Náuseas ou vómitos
  • Sensibilidade nos seios

O tratamento do cisto ovariano com contraceptivos é usado em casos recorrentes, e é realizado especialmente em mulheres jovens sem suspeita de um cisto maligno, mas que sofrem de sintomas de dor aguda. Uma pílula combinada é usada para evitar a ovulação e impedir o desenvolvimento de cistos.

O tratamento dos cistos ovarianos pode ser feito com medicamentos, mas também há alguns tratamentos naturais que podem ajudar o processo.

Endometriose é uma doença na qual as células que normalmente crescem dentro do útero crescem fora do útero. O ovário é um local comum de endometriose.

Quando a endometriose se espalha no ovário, a área de tecido endometrial pode crescer e sangrar com o tempo, formando um cisto marrom chamado endometrioma ou cisto de chocolate.

Tanto tumores benignos quanto malignos do ovário podem conter cistos. Esta condição é conhecida como síndrome dos ovários policísticos e é caracterizada por múltiplos cistos em ambos os ovários.

Esta síndrome está relacionada a problemas hormonais, sendo a causa mais comum a infertilidade nas mulheres.

Infecções nos órgãos pélvicos podem afetar os ovários e as trompas de falópio. Em casos graves, os cistos podem se desenvolver ao redor dos ovários e das trompas de falópio, que são chamados de abscessos.

Para ajudar a reduzir o tamanho e fazer desaparecer os cistos (ou quistos) ovarianos, o óleo de mamona é um excelente aliado. O óleo de rícino ajuda na circulação e na eliminação de toxinas do corpo.

O óleo de rícino deve ser usado aplicando-o sobre a pele na área onde se encontra o cisto.

NOTA: Este óleo não é recomendado para mulheres grávidas ou durante a menstruação.

Quistos nos Ovários Sintomas

CHÁ DE CAMOMILA

O chá de camomila também é considerado um bom remédio para tratar os cistos ovarianos e está associado à dor e ao desconforto.

O suave efeito sedativo do chá de camomila reduzirá a dor e o ajudará a relaxar.

Além disso, a natureza calmante desta camomila também ajudará a regular períodos irregulares, estimulando o fluxo de sangue para a região pélvica e o útero.

Coloque duas folhas de chá de camomila em uma xícara de água quente.

Beba e adicione um coador de chá de mel e beba o chá.

Você pode beber de dois a três chás de camomila por dia até sentir melhorias.

Prevenção do cisto no ovário

Os cistos ovarianos não podem ser evitados. Entretanto, os exames ginecológicos de rotina podem detectar cistos ovarianos. Os quistos benignos não se tornam cancerígenos. Entretanto, os sintomas do câncer de ovário podem camuflar os de um cisto. Portanto, é importante visitar seu médico e receber um diagnóstico correto.

Qual é a vantagem de visitar um ginecologista?

A prevenção de doenças ginecológicas é o primeiro passo para evitar seu surgimento. Portanto, é essencial que as mulheres sejam avaliadas regularmente em consulta com seu ginecologista. Desta forma, ela será examinada a fim de orientar e otimizar o tratamento.

4.7 / 5. Votos: 77

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo