Avançar para o conteúdo

Cistos no Ovário: as dúvidas mais comuns

Cistos no Ovário: as dúvidas mais comuns

Os ovários são dois órgãos que fazem parte do sistema reprodutor feminino. Eles estão localizados na pelve, um de cada lado do útero. O útero é um órgão oco, em forma de pera, onde o bebé se desenvolve. Cada ovário tem a forma e o tamanho de uma amêndoa.

Os ovários produzem óvulos femininos e hormonas. Os hormônios são substâncias químicas envolvidas no funcionamento de certos órgãos e células.

Um ovário produz um óvulo por mês e este processo inicia o ciclo menstrual.

O óvulo é colocado num folículo e o hormônio estrogénio é produzido no folículo, sinalizando ao útero que o óvulo está pronto.

Neste ponto, o revestimento do útero começa a inchar para engrossar e se prepara para a fertilização, que é a gravidez. Se isso não acontecer, o óvulo será suprimido, que é a menstruação.

Todo o interior do útero é expulso quando o óvulo não é fertilizado, razão pela qual ocorre a menstruação. Se não houver ovo e o saco for formado da mesma maneira, aparecerá um cisto uterino.

O tipo mais popular de cisto é o cisto folicular, que se desenvolve a partir de um folículo. Um folículo é um saco de fluido normal que contém o óvulo. Os cistos foliculares se formam quando o folículo cresce mais do que o normal durante o ciclo menstrual e não se abre para liberar o óvulo.

Quistos nos Ovarios

Sintomas

Os cistos foliculares geralmente se resolvem espontaneamente em um mês. Os cistos (ou cistos) podem conter sangue (cistos hemorrágicos) de pequenos vasos sanguíneos no saco do ovo.

Outro tipo de cisto ovariano relacionado ao ciclo menstrual é o cisto lúteo. O corpo lúteo é parte do tecido do ovário que brota após o folículo liberar o óvulo.

Quistos nos Ovarios

A dor pode ser causada por:

  • Pressão, inchaço ou dor no abdominal
  • Dor pélvica dor persistente na região lombar e nas coxas
  • Esvaziamento completo da bexiga
  • Dor na relação sexual
  • Ganho de peso
  • Dor durante a menstruação
  • Sangramento anormal
  • Náuseas ou vómitos
  • Sensibilidade mamária

O tratamento do cisto ovariano com anticoncecionais é utilizado em casos recorrentes sendo realizado principalmente em mulheres jovens, onde não há suspeita de cisto maligno, mas que apresentam sintomas de dor aguda. Uma pílula combinada é usada para prevenir a ovulação e evitar o desenvolvimento de cistos.

O tratamento de cistos ovarianos pode ser feito com medicamentos, mas também existem alguns tratamentos naturais que podem ajudar no processo.

A endometriose é uma doença na qual as células que normalmente crescem dentro do útero crescem fora do útero. O ovário é um local comum de endometriose.

Quando a endometriose se espalha para os ovários, a área do tecido endometrial pode crescer e sangrar com o tempo, formando um cisto marrom chamado endometrioma ou cisto chocolate.

Ambos os tumores ovarianos benignos e malignos podem conter cistos. Esta condição é chamada de síndrome do ovário policístico e é caracterizada por múltiplos cistos em ambos os ovários.

Esta síndrome está relacionada a problemas hormonais, sendo a causa mais comum a infertilidade nas mulheres.

As infeções dos órgãos pélvicos podem afetar os ovários e as trompas de Falópio. Em casos graves, cistos chamados abscessos podem se desenvolver ao redor dos ovários e trompas de falópio.

Para reduzir o tamanho e fazer com que os cistos ovarianos (ou cistos) desapareçam, o óleo de rícino é um excelente aliado. O óleo de rícino ajuda na circulação sanguínea e na eliminação de toxinas do corpo.

O óleo de rícino deve ser usado aplicando-o na pele na área onde o cisto está localizado.

NOTA: Este óleo não é recomendado para mulheres grávidas ou durante a menstruação.

Quistos nos Ovários Sintomas

CHÁ DE CAMOMILA

O chá de camomila também é considerado um bom remédio para tratar cistos ovarianos e tem sido associado a dor e desconforto.

Os efeitos sedativos suaves do chá de camomila aliviam a dor e ajudam a relaxar.

Além disso, a natureza calmante desta camomila também ajuda a regular os períodos irregulares, estimulando o fluxo sanguíneo para a região pélvica e o útero.

Coloque duas folhas de chá de camomila numa xícara de água quente.

Beba e adicione um coador de chá de mel e beba o chá.

Você pode beber de dois a três chás de camomila diariamente até sentir melhora.

Prevenção do cisto no ovário

Os cistos ovarianos não podem ser prevenidos. No entanto, exames pélvicos de rotina podem detetar cistos ovarianos. Cistos benignos não se tornam cancerosos. No entanto, os sintomas do câncer de ovário podem camuflar os de um cisto. Portanto, é importante consultar o seu médico e obter um diagnóstico adequado.

Qual é a vantagem de visitar um ginecologista?

A prevenção de doenças ginecológicas é o primeiro passo para evitar o seu desenvolvimento. Portanto, é importante que as mulheres sejam examinadas regularmente em consulta com o seu ginecologista. Desta forma é estudado para orientar e otimizar o tratamento.

4.7 / 5. Votos: 77

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.