A salsa ou salsinha é sem dúvida uma das ervas aromáticas mais utilizadas no mundo. Os antigos egípcios e gregos o chamavam amor e o usavam para tratar dores de estômago e problemas de bexiga. Os gregos o usavam para epilepsia e como regulador do sistema nervoso.
Também simbolizava celebração e alegria compartilhada, e eles coroavam os vencedores da corrida com uma coroa de salsa.
A salsa é um alimento natural que se caracteriza pelo seu alto valor nutricional. De fato, quando consumido cru, fornece níveis interessantes de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.
Erva aromática
Alivia a Tosse – A salsa é um ótimo antioxidante, portanto, ajuda a combater doenças e infeções. No caso da tosse seca, o seu consumo pode ajudar a aliviá-la, principalmente se for por meio de chá ou sopa.
Suporte à digestão – Beber uma xícara de infusão de salsa antes das refeições pode melhorar o processo de digestão dos alimentos e prevenir espasmos intestinais, digestão lenta e constipação.
Limpa os Rins – Devido à sua grande capacidade diurética, a salsa é um ótimo remédio natural para limpar os rins, pois estimula a função renal e facilita a eliminação de líquidos do corpo.
Reduz Rugas, Linhas Finas e Cicatrizes – Como a vitamina C não é encontrada naturalmente no organismo, ela deve ser obtida em quantidades adequadas na dieta. O alto teor de vitamina C na salsa nutre a pele por dentro para reduzir linhas finas, rugas e cicatrizes.
A salsa (salsinha) é uma planta altamente recomendada para a saúde da mulher. Além de aliviar eficazmente as cólicas menstruais, combate os sintomas da menopausa e previne a osteoporose.
Comer salsa estimula a produção de colágeno na pele e promove a reprodução e o reparo celular. Isso leva a um crescimento mais rápido da nova pele, resultando numa pele impecável, suave e uniforme.
Esta especiaria não pode faltar na cozinha porque, além de aromatizar, confere aos pratos benefícios significativos para a saúde.
- A digestão promove a digestão
- Ajuda com o mau hálito
- Ajuda a tratar a pressão alta
- Ajuda contra hemorragias nasais.
- É diurético e ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.
- Ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células, pois é um antioxidante.
- Ajuda a combater o câncer
Chá de salsinha para emagrecimento
Um poderoso diurético, o chá de salsa ajuda a reduzir o inchaço e o volume e ajuda especificamente a reduzir o volume abdominal. Além de económica, esta bebida quente é rica em vitaminas K, C e B12 e uma fonte natural de minerais como cálcio, ferro e fósforo.
Chá de salsa
30 Gramas de Folhas de Salsa
1 Litro de Água
Adoçante Nutricional ou Stevia
Coloque as folhas em água fervente com o fogo desligado. Incline num recipiente coberto por 5 a 10 minutos.
Sugestão: Beber quente ou frio antes do pequeno-almoço, almoço e jantar durante 2 semanas.
Beba um copo todos os dias e você verá que o sal acumulado nos rins e outras toxinas saem da urina. Você vai notar a diferença. Por muitos anos, a salsa foi considerada o melhor tratamento de limpeza dos rins.
A salsa não só ajuda na eliminação de líquidos, mas também no tratamento de dores digestivas e azia. Regula a menstruação e combate as cólicas menstruais; também é eficaz no tratamento de artrite, osteoartrite e gota; previne possíveis doenças cardíacas, infecções do trato urinário e problemas renais.
Ao aumentar a excreção de urina, a salsa também garante a eliminação de bactérias e toxinas nocivas, proporcionando uma espécie de limpeza do organismo.
A salsa contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Devido ao seu teor de ferro, é recomendado para pessoas que sofrem de anemia e/ou anorexia, assim como para aqueles que estão fracos, cansados ou fisicamente cansados. Pode ser consumido cru em saladas ou tomado como uma infusão.
Benefícios da salsa e das suas propriedades
Outra grande propriedade da salsa é sua capacidade antioxidante. É ideal e muito eficaz para limpar e rejuvenescer a pele, fortalecer unhas e cabelos, controlar e prevenir a queda de cabelo.
A salsa é segura para a maioria dos adultos. Pode causar uma reação alérgica na pele em algumas pessoas. Consumir abundantes quantidades pode causar outros efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de salsa que você come, porque como qualquer outra coisa, ela precisa ser com moderação.
A salsa é ótima para incorporar nas refeições. Seja num molho, numa sopa ou até mesmo polvilhado sobre arroz, carne e peixe.
Quem não gosta do sabor desta erva é aconselhado a encobri-la misturando-a com suco de limão, dica que pode ser usada em muitas saladas.
Você sabia…
Uma mistura de salsa, azeite e sal aplicada no dente alivia a dor causada pela cárie dentária.
Uma folha de salsa recém-picada no local dolorido aliviará as picadas de insetos. As folhas também são usadas como tempero.
Talos de salsa são diuréticos e ajudam na perda de peso.
Com tantas propriedades e benefícios, e considerando o bom gosto da salsa, vamos aproveitá-la, dar-lhe um lugar de destaque nas nossas cozinhas, usá-la diariamente e ser mais saudável assim!
Fotos cedidas por Depositphotos.