Alimentação

Benefícios da salsa (salsinha) para a saúde

A salsa ou salsinha é sem dúvida uma das ervas aromáticas mais utilizadas no mundo. Os antigos egípcios e gregos o chamavam amor e o usavam para tratar dores de estômago e problemas de bexiga. Os gregos o usavam para epilepsia e como regulador do sistema nervoso.

Também simbolizava celebração e alegria compartilhada, e eles coroavam os vencedores da corrida com uma coroa de salsa.

A salsa é um alimento natural que se caracteriza pelo seu alto valor nutricional. De fato, quando consumido cru, fornece níveis interessantes de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Erva aromática

Alivia a Tosse – A salsa é um ótimo antioxidante, portanto, ajuda a combater doenças e infeções. No caso da tosse seca, o seu consumo pode ajudar a aliviá-la, principalmente se for por meio de chá ou sopa.

Suporte à digestão – Beber uma xícara de infusão de salsa antes das refeições pode melhorar o processo de digestão dos alimentos e prevenir espasmos intestinais, digestão lenta e constipação.

banner1 1

Limpa os Rins – Devido à sua grande capacidade diurética, a salsa é um ótimo remédio natural para limpar os rins, pois estimula a função renal e facilita a eliminação de líquidos do corpo.

Reduz Rugas, Linhas Finas e Cicatrizes – Como a vitamina C não é encontrada naturalmente no organismo, ela deve ser obtida em quantidades adequadas na dieta. O alto teor de vitamina C na salsa nutre a pele por dentro para reduzir linhas finas, rugas e cicatrizes.

A salsa (salsinha) é uma planta altamente recomendada para a saúde da mulher. Além de aliviar eficazmente as cólicas menstruais, combate os sintomas da menopausa e previne a osteoporose.

Comer salsa estimula a produção de colágeno na pele e promove a reprodução e o reparo celular. Isso leva a um crescimento mais rápido da nova pele, resultando numa pele impecável, suave e uniforme.

Benefícios da Salsa

Esta especiaria não pode faltar na cozinha porque, além de aromatizar, confere aos pratos benefícios significativos para a saúde.

  1. A digestão promove a digestão
  2. Ajuda com o mau hálito
  3. Ajuda a tratar a pressão alta
  4. Ajuda contra hemorragias nasais.
  5. É diurético e ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.
  6. Ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células, pois é um antioxidante.
  7. Ajuda a combater o câncer
Benefícios Incríveis da Salsa

Chá de salsinha para emagrecimento
Um poderoso diurético, o chá de salsa ajuda a reduzir o inchaço e o volume e ajuda especificamente a reduzir o volume abdominal. Além de económica, esta bebida quente é rica em vitaminas K, C e B12 e uma fonte natural de minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Chá de salsa

30 Gramas de Folhas de Salsa
1 Litro de Água
Adoçante Nutricional ou Stevia

Coloque as folhas em água fervente com o fogo desligado. Incline num recipiente coberto por 5 a 10 minutos.

Sugestão: Beber quente ou frio antes do pequeno-almoço, almoço e jantar durante 2 semanas.

Beba um copo todos os dias e você verá que o sal acumulado nos rins e outras toxinas saem da urina. Você vai notar a diferença. Por muitos anos, a salsa foi considerada o melhor tratamento de limpeza dos rins.

A salsa não só ajuda na eliminação de líquidos, mas também no tratamento de dores digestivas e azia. Regula a menstruação e combate as cólicas menstruais; também é eficaz no tratamento de artrite, osteoartrite e gota; previne possíveis doenças cardíacas, infecções do trato urinário e problemas renais.

Ao aumentar a excreção de urina, a salsa também garante a eliminação de bactérias e toxinas nocivas, proporcionando uma espécie de limpeza do organismo.

A salsa contém minerais como cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Devido ao seu teor de ferro, é recomendado para pessoas que sofrem de anemia e/ou anorexia, assim como para aqueles que estão fracos, cansados ​​ou fisicamente cansados. Pode ser consumido cru em saladas ou tomado como uma infusão.

Benefícios da salsa e das suas propriedades

Outra grande propriedade da salsa é sua capacidade antioxidante. É ideal e muito eficaz para limpar e rejuvenescer a pele, fortalecer unhas e cabelos, controlar e prevenir a queda de cabelo.

A salsa é segura para a maioria dos adultos. Pode causar uma reação alérgica na pele em algumas pessoas. Consumir abundantes quantidades pode causar outros efeitos colaterais, como anemia e problemas no fígado ou nos rins. Tenha cuidado para não exagerar na quantidade de salsa que você come, porque como qualquer outra coisa, ela precisa ser com moderação.

A salsa é ótima para incorporar nas refeições. Seja num molho, numa sopa ou até mesmo polvilhado sobre arroz, carne e peixe.

Quem não gosta do sabor desta erva é aconselhado a encobri-la misturando-a com suco de limão, dica que pode ser usada em muitas saladas.

Você sabia…

Uma mistura de salsa, azeite e sal aplicada no dente alivia a dor causada pela cárie dentária.

Uma folha de salsa recém-picada no local dolorido aliviará as picadas de insetos. As folhas também são usadas como tempero.

Talos de salsa são diuréticos e ajudam na perda de peso.

Com tantas propriedades e benefícios, e considerando o bom gosto da salsa, vamos aproveitá-la, dar-lhe um lugar de destaque nas nossas cozinhas, usá-la diariamente e ser mais saudável assim!

5 / 5. Votos: 19

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo