Alimentação

Benefícios da salsa (salsinha) para a saúde

A salsa ou salsinha é sem dúvida uma das ervas aromáticas mais utilizadas em todo o mundo. Os antigos egípcios e gregos chamavam-lhe amor e usavam-no para tratar dores de estômago e problemas de bexiga. Os gregos utilizaram-no para a epilepsia e como regulador do sistema nervoso.

Também simbolizava a celebração e a alegria partilhada e costumavam coroar os vencedores das corridas com uma grinalda de salsa.

A salsa é um alimento natural que se distingue pelo seu elevado valor nutricional. De facto, quando consumido cru, fornece valores interessantes de várias vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Erva aromática

Alivia a tosse – a salsa é um grande antioxidante, pelo que ajuda a combater doenças e infecções. No caso de tosse seca, o seu consumo pode ajudar a aliviá-la, especialmente se for através de um chá ou de uma sopa.

Ajudar a digestão – Beber uma chávena de infusão de salsa antes das refeições pode melhorar o processo de digestão dos alimentos, prevenindo espasmos intestinais, digestão lenta e obstipação.

banner1 1

Purifica os rins – Devido à sua grande capacidade diurética, a salsa é um grande remédio natural para purificar os rins, uma vez que estimula a função renal e facilita a eliminação de fluidos do corpo.

Reduz rugas, linhas finas e cicatrizes – Como a vitamina C não está naturalmente presente no corpo, deve ser consumida em quantidades suficientes através dos alimentos. A elevada quantidade de vitamina C na salsa nutre a pele por dentro para reduzir as linhas finas, rugas e cicatrizes.

A salsa (salsinha) é uma planta altamente recomendada para a saúde da mulher. Além de ser eficaz no alívio de cólicas menstruais, combate os sintomas da menopausa e previne a osteoporose.

O consumo de salsa estimula a produção de colagénio na pele e promove a reprodução e reparação celular. Isto leva a um crescimento mais rápido da nova pele, resultando numa pele impecável, suave e uniforme.

Benefícios da Salsa

Esta especiaria é obrigatória na cozinha porque, para além de acrescentar um toque de sabor aos pratos, é também significativamente benéfica para a saúde.

1. digestão dos auxiliares de digestão

2. Ajuda a aliviar o mau hálito

3. Ajuda no tratamento da hipertensão

4. Ajuda a combater a hemorragia nasal.

5. É diurético e ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins.

6. Ajuda a abrandar o processo de envelhecimento das células porque é um antioxidante.

7. Ajuda a combater o cancro

Benefícios Incríveis da Salsa

Chá de salsinha para emagrecimento
Como diurético potente, o chá de salsa ajuda a reduzir o inchaço e as medidas, e em particular, ajuda a reduzir as medidas da barriga. Além de ser económica, esta bebida quente é rica em vitaminas K, C e B12, e uma fonte natural de minerais como o cálcio, ferro e fósforo.

Chá de salsa

30 gramas de folhas de salsa
1 litro de água
Edulcorante dietético ou Stevia

Colocar as folhas em água a ferver, com o calor desligado. Declive durante 5 a 10 minutos num recipiente coberto. Tensão antes de beber.

Sugestão: Beber quente ou frio antes do pequeno-almoço, almoço e jantar durante 2 semanas.

Beba um copo todos os dias e notará que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina. Notará a diferença. Durante muitos anos, a salsa foi reconhecida como o melhor tratamento de limpeza dos rins.

Além de ajudar a eliminar líquidos, a salsa também ajuda no tratamento de dores digestivas e azia; regula a menstruação e combate as cólicas menstruais; é também eficaz no tratamento da artrite, artrose e gota; previne possíveis perturbações cardíacas, infecções do tracto urinário e problemas renais.

Ao aumentar a eliminação da urina, a salsa também assegura a expulsão de bactérias e toxinas nocivas, proporcionando uma espécie de “limpeza” do corpo.

A salsa contém minerais tais como cálcio, ferro, fósforo e enxofre. Devido ao seu conteúdo em ferro, é recomendado para pessoas que sofrem de anemia e/ou anorexia, e para as que estão fracas, fatigadas ou fisicamente cansadas. Pode ser consumido cru em saladas, ou tomado como uma infusão.

Benefícios da salsa e das suas propriedades

Outra grande propriedade da salsa é a sua capacidade antioxidante, é ideal e muito eficaz para limpar e rejuvenescer a pele, fortalecer as unhas e o cabelo, controlar e prevenir a queda do cabelo.

A salsa é segura para a maioria dos adultos consumir. Em algumas pessoas pode causar reacções alérgicas na pele. O consumo de grandes quantidades pode causar outros efeitos secundários, tais como anemia e problemas hepáticos ou renais. Tenha cuidado para não exagerar a quantidade de salsa que come, porque como em tudo o resto tem de haver moderação.

A salsa pode ser facilmente incorporada nas refeições. Quer seja num molho, numa sopa ou mesmo polvilhada em arroz, carne e peixe.

Para aqueles que não gostam do sabor desta erva, o conselho é disfarçá-la, misturando-a com sumo de limão, uma ponta que pode ser usada num grande número de saladas.

Sabia que…

Uma mistura de salsa, azeite e sal colocada sobre o dente alivia a dor causada pela cárie dentária.

Uma folha de salsa fresca picada na zona dorida alivia as picadas de insectos. As folhas são também utilizadas como condimento.

Os caules de salsa são diuréticos e ajudam à perda de peso.

Com tantas propriedades e benefícios, e tendo em conta o bom gosto da salsa, devemos aproveitá-la, dando-lhe um lugar de destaque nas nossas cozinhas, utilizando-a diariamente, e assim ser mais saudáveis!

5 / 5. Votos: 19

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo