Corpo

Causas da tosse seca persistente

Quem já passou o dia com tosse seca sabe que parece o fim do mundo. Mas o que está por trás de um sintoma tão comum?

A tosse é uma reação fisiológica do corpo com várias causas.

O que causa a tosse?

A tosse tem muitas causas diferentes. Pode ser o resultado de uma infeção respiratória, como gripe ou resfriado comum, pode ser um sintoma de alergia ou asma, irritação por fatores externos (poluição, fumaça de tabaco), doença pulmonar obstrutiva crônica ou refluxo gastroesofágico (uma condição em através do qual o ácido do estômago vaza sobe pelo esôfago e pode irritar as vias aéreas).

A tosse também pode ser causada por insuficiência cardíaca. O mau funcionamento do coração pode levar ao edema pulmonar. Nesse contexto, pode ser acompanhada de secreções rosadas, espumosas e sibilantes. Geralmente a tosse é pior à noite, especialmente na hora de dormir. Nesses casos, é aconselhável dormir em vários travesseiros.

Tosse seca e irritante

Quando estão gripadas, a maioria das pessoas desenvolve uma tosse que pode ser seca ou produtiva. A tosse seca também é conhecida como tosse persistente, tosse com cócegas ou tosse que ocorre principalmente à noite, enquanto a tosse de escarro é conhecida como tosse húmida ou produtiva.

banner1 1

Portanto, para escolher o melhor tratamento para os sintomas da tosse, é importante entender que tipo de tosse você tem.

Quais são os sintomas de uma tosse seca e irritável?

Os seguintes sintomas são característicos de uma tosse seca:

  • Necessidade constante de tossir;
  • Tosse sem catarro;
  • Sensação de irritação, coceira e secura na garganta;
  • A tosse tem um som seco
  • O tórax parece livre, sem crepitações ou obstrução das vias aéreas;
  • A tosse pode impedir que você tenha uma boa noite de sono;
  • Você geralmente se sente cansado quando sofre de tosse seca e resfriado.
Tosse seca e persistente o que tomar

Algumas dicas para a tosse seca:

  • Beba bastante água para hidratar e lubrificar as vias aéreas;
  • Beba chá com limão e mel para lubrificar as vias aéreas;
  • Escolha doces com sálvia, mel, gengibre ou limão ao longo do dia, de preferência sem açúcar, para reduzir a irritação.
  • Evite fumar e fumar ou ambientes poluídos;
  • Levante a cabeceira da cama, pois isso pode ajudar a aliviar a tosse noturna.

Às vezes estas medidas podem não ser suficientes e a medicação é necessária.

Antitússicos: suprimem a tosse e são indicados apenas na tosse seca e em situações muito específicas, caso contrário dificultam a eliminação do escarro;

Anti-histamínicos: úteis para tosse alérgica; caso contrário, eles têm um efeito de secagem e dificultam a ejeção do escarro.

O uso desses medicamentos requer cuidados especiais, principalmente em situações especiais, como: B. em crianças, gestantes e lactantes.

A tosse é tão típica do inverno que nem perguntamos para que serve ou para que serve. Mas pode ser um indicador valioso do que há de errado connosco. Ao contrário da crença popular, não é uma doença em si, mas sim um sintoma de que algo está errado e uma contramedida do corpo.

Tosse seca e persistente o que tomar

Saiba que…

A tosse do fumante pode indicar bronquite crônica ou até enfisema. Embora os sintomas sejam os mesmos, como chiado e falta de ar, o tratamento para bronquite e enfisema é completamente diferente: no enfisema, as unidades funcionais dos pulmões, os alvéolos, romperam.

É por isso que você não vai dar um broncodilatador… explica um especialista.

4.5 / 5. Votos: 26

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo