Os Benefícios do Yoga Simplificando, o yoga (pronuncia-se yoga) busca o equilíbrio para que o homem possa viver melhor.
No mundo de hoje, adultos e crianças têm uma rotina estressante em que acabam comendo mal, dormindo mal, enfim, vivendo em um estado de tensão permanente que torna o corpo mais vulnerável, onde os limites físicos e mentais estão sendo ultrapassados, levando a uma série de doenças e danos tremendos.
É muito importante que as pessoas conheçam os seus corpos e os mecanismos que podem ajudá-las a encontrar o equilíbrio.
O Yoga estimula a autodescoberta, onde o indivíduo aprende a se conhecer e a assumir a responsabilidade por seu corpo, o que estimula a autoconfiança e ensina que o seu bem-estar depende de si mesmo e não dos outros.
A ioga é excelente para trabalhar com flexibilidade e força.
Qualquer um pode praticar, não apenas para aqueles que podem tocar os dedos dos pés ou que querem meditar. Você vai chegar lá a tempo.
O Yoga é uma prática milenar que permite relaxar o corpo e a mente e alcançar um alto nível de bem-estar.
O Yoga é baseado na sabedoria dos antigos mestres que acreditavam que era mais fácil e possível promover o desenvolvimento através dos aspetos mais visíveis da natureza humana (corpo) do que tentar alcançar os mais sensíveis e abstratos (Mente e Alma).
o yoga permite:
- Aliviar problemas de insônia e depressão
- Estabilizar o sistema nervoso central
- Aumentar a atenção, concentração e equilíbrio emocional e reduzir o estresse e a ansiedade
- Melhorar e aumentar a capacidade respiratória
- Aumentar energia, flexibilidade e força muscular
- Melhorar a coordenação motora
- Aumenta a lubrificação das articulações e ligamentos e tendões
- Ajuda a purificar o sangue, desintoxicar o corpo e retardar o processo de envelhecimento
- Melhora a postura, reduz dores nas costas
- Diminui a agressividade
- Apoio no desenvolvimento de uma atitude positiva perante a vida.
A ioga também pode ser praticada quando está acima do peso e os exercícios devem ser adaptados às limitações físicas do praticante. É importante consultar um médico, passar por um teste de estresse e obter permissão para se exercitar.
Uma dica para quem busca emagrecer é combinar a ioga com exercícios aeróbicos, como caminhada e ciclismo.
Quais efeitos a ioga tem sobre o corpo?
O aspeto mais importante do yoga é que a sincronização da respiração e do movimento ajuda a restaurar um estado de relaxamento. Quando estamos estressados, nosso sistema nervoso simpático é ativado. Para minimizar os efeitos do estresse e a sensação de exaustão esperada, precisamos nos engajar regularmente em atividades que quebrem o ciclo de estresse.
À medida que praticamos ioga ao longo do tempo e aprendemos que certos exercícios ajudam a restaurar um estado de calma, também aumenta nosso senso de autoeficácia. Sentir que há algo que podemos fazer para recuperar o controle também ajuda a minimizar os efeitos do estresse.
Os benefícios tornam-se ainda maiores se praticarmos algumas técnicas em casa de forma regular e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais que visam o nosso propósito individual de um elemento ou outro quando nos convém.
As posturas do Yoga trabalham todo o corpo de forma integrada.
Como tal, os benefícios do yoga como um treino isométrico incluem dor lombar, alinhamento corporal, fortalecimento muscular abdominal e paravertebral, estabilidade articular, aumento da flexibilidade, resistência muscular e força.
A ioga nos traz um corpo mais forte e estável e uma mente mais clara e pacífica.
Para aqueles que sofrem de ansiedade, insónia e depressão, a ioga pode servir como um exercício calmante e calmante.
Fotos cedidas por Depositphotos.