Terapias

Os benefícios da ioga para a mente, corpo e alma

Os benefícios da yoga, de forma simplificada, a yoga (pronunciada “yôga”) busca o equilíbrio, para que o homem possa viver melhor.

No mundo atual, adultos e crianças têm uma rotina estressante, na qual acabam comendo mal, dormindo mal, enfim, vivendo em um estado de tensão permanente que deixa o corpo mais vulnerável, em que os limites físicos e mentais são ultrapassados, causando uma série de doenças e trazendo enormes danos.

É muito importante que as pessoas conheçam seu corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a encontrar um equilíbrio.

A ioga motiva o autoconhecimento, onde o indivíduo aprende a conhecer a si mesmo e a assumir a responsabilidade por seu corpo, o que estimula a auto-suficiência e ensina que seu bem-estar depende de si mesmo e não dos outros.

A ioga é excelente para trabalhar com flexibilidade e força.

Qualquer um pode praticar, não é só para aqueles que podem tocar os dedos dos pés ou que querem meditar. Você chegará lá a tempo.

banner1 1

A ioga é uma prática antiga que permite relaxar o corpo e a mente e alcançar altos níveis de bem estar.

A ioga é baseada na sabedoria dos antigos mestres que acreditavam que era mais simples e mais possível promover o desenvolvimento através dos aspectos mais visíveis da natureza humana (corpo), do que tentar alcançar os mais sensíveis e abstratos (mente e espírito).

yoga

o yoga permite:

– Ajuda a melhorar os problemas de insônia e depressão

– Estabilizar o sistema nervoso central

– Aumenta a atenção, a concentração e o equilíbrio emocional e reduz o estresse e a ansiedade

– Melhorar e aumentar a capacidade de respiração

– Aumentar os níveis de energia, flexibility e a força muscular

– Melhorar a coordenação motora

– Aumenta a lubrificação das juntas, ligamentos e tendões

– Ajuda a limpar o sangue, desintoxicando o corpo e retardando o processo de envelhecimento

– Melhora a postura, reduzindo as dores nas costas

– Diminuir a agressividade

– Ajudando a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida.

É possível praticar ioga mesmo que você esteja acima do peso e os exercícios devem ser adaptados de acordo com as limitações físicas do praticante. É importante visitar um médico, submeter-se a um exame ergo-métrico e receber permissão para fazer a atividade física.

Uma dica para aqueles que querem perder peso é combinar yoga com exercícios aeróbicos, como caminhada e ciclismo.

quais efeitos a ioga tem sobre o corpo?

O aspecto mais importante da ioga é que a sincronização da respiração e do movimento ajuda a restaurar um estado de relaxamento. Quando estamos estressados, nosso sistema nervoso simpático é ativado. Para minimizar o impacto do estresse e a sensação esperada de exaustão, devemos nos engajar regularmente em atividades que quebram o ciclo de estresse.

Como praticamos yoga com o tempo e aprendemos que certos exercícios ajudam a restaurar um estado de calma, isto também aumenta nosso senso de auto-eficácia. Ao sentir que somos capazes de fazer algo para recuperar o controle, isto também ajuda a minimizar os efeitos do estresse.

Os benefícios serão ainda maiores quando, em casa, praticamos algumas técnicas regularmente, diariamente. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para nosso propósito individual de um ou outro elemento, quando nos convém.

yoga-foto-446

As posturas de yoga trabalham o corpo inteiro de forma integrada.

Portanto, os benefícios da ioga como treinamento isométrico incluem redução da dor lombar, alinhamento corporal, fortalecimento do abdômen e dos músculos paravertebrais, estabilidade articular, maior flexibilidade, resistência muscular e força.

Um corpo mais forte, mais estável e uma mente mais clara e pacífica é o que a Yoga nos traz.

Para aqueles que sofrem de ansiedade, insônia e depressão, a ioga pode servir como um exercício calmante e calmante.

 

4.7 / 5. Votos: 22

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo