Terapias

Os benefícios da ioga para a mente, corpo e alma

Os Benefícios do Yoga Simplificando, o yoga (pronuncia-se yoga) busca o equilíbrio para que o homem possa viver melhor.

No mundo de hoje, adultos e crianças têm uma rotina estressante em que acabam comendo mal, dormindo mal, enfim, vivendo em um estado de tensão permanente que torna o corpo mais vulnerável, onde os limites físicos e mentais estão sendo ultrapassados, levando a uma série de doenças e danos tremendos.

É muito importante que as pessoas conheçam os seus corpos e os mecanismos que podem ajudá-las a encontrar o equilíbrio.

O Yoga estimula a autodescoberta, onde o indivíduo aprende a se conhecer e a assumir a responsabilidade por seu corpo, o que estimula a autoconfiança e ensina que o seu bem-estar depende de si mesmo e não dos outros.

A ioga é excelente para trabalhar com flexibilidade e força.

Qualquer um pode praticar, não apenas para aqueles que podem tocar os dedos dos pés ou que querem meditar. Você vai chegar lá a tempo.

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O Yoga é uma prática milenar que permite relaxar o corpo e a mente e alcançar um alto nível de bem-estar.

O Yoga é baseado na sabedoria dos antigos mestres que acreditavam que era mais fácil e possível promover o desenvolvimento através dos aspetos mais visíveis da natureza humana (corpo) do que tentar alcançar os mais sensíveis e abstratos (Mente e Alma).

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o yoga permite:

  • Aliviar problemas de insônia e depressão
  • Estabilizar o sistema nervoso central
  • Aumentar a atenção, concentração e equilíbrio emocional e reduzir o estresse e a ansiedade
  • Melhorar e aumentar a capacidade respiratória
  • Aumentar energia, flexibilidade e força muscular
  • Melhorar a coordenação motora
  • Aumenta a lubrificação das articulações e ligamentos e tendões
  • Ajuda a purificar o sangue, desintoxicar o corpo e retardar o processo de envelhecimento
  • Melhora a postura, reduz dores nas costas
  • Diminui a agressividade
  • Apoio no desenvolvimento de uma atitude positiva perante a vida.

A ioga também pode ser praticada quando está acima do peso e os exercícios devem ser adaptados às limitações físicas do praticante. É importante consultar um médico, passar por um teste de estresse e obter permissão para se exercitar.

Uma dica para quem busca emagrecer é combinar a ioga com exercícios aeróbicos, como caminhada e ciclismo.

Quais efeitos a ioga tem sobre o corpo?

O aspeto mais importante do yoga é que a sincronização da respiração e do movimento ajuda a restaurar um estado de relaxamento. Quando estamos estressados, nosso sistema nervoso simpático é ativado. Para minimizar os efeitos do estresse e a sensação de exaustão esperada, precisamos nos engajar regularmente em atividades que quebrem o ciclo de estresse.

À medida que praticamos ioga ao longo do tempo e aprendemos que certos exercícios ajudam a restaurar um estado de calma, também aumenta nosso senso de autoeficácia. Sentir que há algo que podemos fazer para recuperar o controle também ajuda a minimizar os efeitos do estresse.

Os benefícios tornam-se ainda maiores se praticarmos algumas técnicas em casa de forma regular e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais que visam o nosso propósito individual de um elemento ou outro quando nos convém.

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As posturas do Yoga trabalham todo o corpo de forma integrada.

Como tal, os benefícios do yoga como um treino isométrico incluem dor lombar, alinhamento corporal, fortalecimento muscular abdominal e paravertebral, estabilidade articular, aumento da flexibilidade, resistência muscular e força.

A ioga nos traz um corpo mais forte e estável e uma mente mais clara e pacífica.

Para aqueles que sofrem de ansiedade, insónia e depressão, a ioga pode servir como um exercício calmante e calmante.

 

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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