A insónia é um dos distúrbios do sono mais comuns na população. Qualquer um pode sofrer com isso por uma variedade de razões.
Uma noite sem dormir é suficiente para sentir os males causados pela insônia: mau-humor, raciocínio lento, falta de humor e falta de controlo do apetite são algumas das tragédias vividas por quem dorme mal.
Vivemos em luzes e ambientes estranhos, e o nosso relógio biológico pode dar errado: pegue um pouco de sol de manhã e diminua as luzes à noite para regulá-lo.
Dê um passeio ao meio-dia e tente não chegar tarde em casa. O ideal é esquecer as telas à noite: elas emitem luz branca que mantém o corpo acordado.
As causas mais comuns de insónia:
- Diferença de fuso horário (jet lag)
- Trabalho por turnos
- Estados de sono e vigília
- Depressão
- Ansiedade ou estresse
- Felicidade ou excitação
- Um quarto ou cama barulhento
- Nicotina, álcool, cafeína, alimentos ou estimulantes antes de dormir
- Dormir muito durante o dia
- Trocar de medicação ou interromper uma medicação abruptamente (por exemplo, pílulas para dormir)
Então, se você está a ter problemas para dormir, seja porque estava a ter um dia ruim ou porque jantou mal, você pode tentar alguns desses remédios caseiros para insónia…
Um remédio muito popular e tradicional é a hora de dormir Beba um copo de leite quente, pois libera melatonina, uma hormona diretamente, relacionado ao sono.
Seja qual for o motivo da insónia, existem muitas ervas medicinais que podem ajudá-lo a relaxar antes de dormir, têm bons efeitos sedativos e podem proporcionar um sono reparador.
Valeriana:
A valeriana tem propriedades relaxantes e calmantes que permitem um sono mais profundo. Prepare uma infusão de valeriana com 20 gramas de valeriana fresca ou dois gramas de valeriana seca e um litro de água. Beba esta infusão ao longo do dia sem excesso e especialmente quando se sentir tenso, nervoso ou ansioso.
Papoula:
A papoula e as pétalas são recomendadas para o nervosismo e a insônia, pois suas propriedades calmantes ajudam a combater a ansiedade e as emoções.
Tília:
Ao lado da camomila, talvez seja uma das plantas mais utilizadas para criar um estado de relaxamento e, consequentemente, um sono melhor. Os seus efeitos sedativos são muito úteis para controlar a ansiedade, a tensão nervosa e a insónia.
Uma boa massagem pode aliviar os sintomas de estresse e relaxar os músculos e a mente, levando a um sono reparador.
A meditação acalma a mente e traz uma grande sensação de bem-estar.
Para relaxar, faça vinte respirações profundas e não imagine nada, pois cada estímulo pode nutrir ainda mais a sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar entrando e saindo.
Para relaxar, faça vinte respirações profundas e não imagine nada, pois cada estímulo pode nutrir ainda mais o seu espírito.
Sinta cada parte do seu corpo e o ar fluindo para dentro e para fora emana.
Em seguida, concentre-se nas sensações causadas pelo ar passando por um ponto sob o nariz. Sinta, segure o ar entrando e saindo.
Fique assim por pelo menos cinco minutos, ouvindo música suave e relaxante durante esse tempo, se desejar. É quase certo que muitos pensamentos virão para desviar a sua atenção do momento presente e encorajá-lo a permanecer no piloto automático, mas não fale com eles, concentre-se na sua respiração e deixe-os flutuar como nuvens ao vento. Escolha não prestar atenção aos pensamentos agora. Depois de uma noite tranquila, tudo é priorizado e cuidadosamente organizado.
Concentre-se no ar entrando e saindo pelas narinas: esta é a sua prática e a coisa mais importante agora antes de dormir. Com um tempo de prática diário, você pode aumentar o número de minutos que dedica a essa prática de meditação, pois melhora o seu foco, o seu humor e a sua capacidade de nunca desistir.
Você merece um bom sono, e focar na sua respiração vai-te ajudar muito. Quando você se sentir bem focado e quase dormindo, deite-se.
Fotos cedidas por Depositphotos.