Corpo

Insônia: o que é, causas, sintomas e como tratar

A insônia é um dos distúrbios do sono mais comuns na população. Qualquer pessoa, por uma variedade de razões, pode sofrer com isso.

Uma noite sem dormir é suficiente para sentir o desconforto causado pela insônia: humor, lentidão de pensamento, falta de humor e falta de controle do apetite são algumas das tragédias vividas por aqueles que dormem mal.

Vivemos em luzes e ambientes estranhos e nosso relógio biológico pode ficar confuso: pegue um pouco de sol de manhã e diminua as luzes à noite para ajudar a regulá-lo.

Dê um passeio na hora do almoço e tente não chegar muito tarde em casa. Idealmente, esqueça as telas à noite: elas emitem luz branca, o que mantém o corpo acordado.

As causas mais comuns de insônia:

  • diferença de fuso horário (jet lag)
  • trabalho por turnos
  • perturbações nos padrões de sono e vigília
  • depressão
  • ansiedade ou estresse
  • felicidade ou excitação
  • um quarto ou cama que não induza som
  • nicotina, álcool, cafeína, alimentos ou estimulantes na hora de dormir
  • dormindo demais durante o dia
  • mudança de medicamentos
  • parar abruptamente um medicamento (como os comprimidos para dormir)
Insónias

Portanto, se você está tendo problemas para dormir, seja porque teve um dia ruim ou porque teve um jantar ruim, você pode experimentar alguns desses remédios caseiros para insônia…

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Um remédio muito popular e tradicional é beber um copo de leite morno antes de ir para a cama, pois libera melatonina, um hormônio que tem uma relação direta com o sono.

Seja qual for o motivo da perda do sono, há muitas ervas medicinais que podem ajudá-lo a relaxar antes de dormir, proporcionando um bom efeito calmante e capaz de proporcionar um sono descansado.

Valeriana:

A Valeriana tem propriedades relaxantes e sedativas que permitem um sono mais profundo. Preparar uma infusão de valeriana com 20 gramas de valeriana fresca ou duas gramas de valeriana seca e um litro de água. Beba esta infusão durante o dia, sem excesso e especialmente quando você se sentir tenso, nervoso ou ansioso.

Insónias tratamento

Papoula:

As pétalas de papoula são recomendadas para nervosismo e insônia, pois suas propriedades sedativas ajudam a combater a ansiedade e a emoção.

Tília:

Junto com a camomila, é talvez uma das plantas mais utilizadas para proporcionar um estado de relaxamento e, conseqüentemente, uma melhor noite de sono. Sua ação sedativa é muito útil para controlar os estados de ansiedade, tensão nervosa e insônia.

Uma boa massagem pode aliviar os sintomas de estresse e relaxar tanto os músculos quanto a mente e levar a um sono descansado;

A meditação acalma a mente e traz uma grande sensação de bem-estar.

  • Para começar a relaxar, respire fundo vinte vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar que entra e sai dele.
  • Para começar a relaxar, respire fundo vinte vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar que entra e sai dele.
    Depois, concentre-se nas sensações causadas pelo ar que passa por um ponto debaixo do nariz. Sinta, persista em sentir o ar entrando e saindo. Fique assim por pelo menos cinco minutos e, se desejar, ouça música suave e relaxante durante este tempo. É quase certo que muitos pensamentos virão para desviar sua atenção do momento presente e encorajá-lo a permanecer no piloto automático, mas não dialogue com eles, concentre-se em sua respiração e deixe-os à deriva como nuvens passando ao vento. Opte por não prestar atenção aos pensamentos agora. Após uma noite de descanso, tudo será priorizado e cuidadosamente ordenado.
  • Concentre-se no ar que entra e sai de suas narinas: esta é sua prática e a coisa mais importante neste momento, antes de dormir. Com um tempo de prática diária, você pode aumentar o número de minutos gastos neste exercício de meditação, pois ele irá melhorar sua concentração, seu humor e sua capacidade Nunca desista. Você merece ter um sono de qualidade, e o foco em sua respiração o ajudará muito. Quando você se sentir bem focado e sentir que está quase dormindo, deite-se.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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