Avançar para o conteúdo

Equinácea: Conheça os benefícios da planta

Equinácea: Conheça os benefícios da planta

A equinácea, considerada sagrada pelos índios americanos, é uma das plantas medicinais mais utilizadas e importantes.

Hoje em dia, a equinácea não é apenas um componente de vários produtos farmacêuticos, mas também uma das plantas sobre as quais é realizado um maior número de estudos científicos.

No que diz respeito às doenças da pele, a equinácea é uma das plantas mais utilizadas devido aos seus efeitos cicatrizantes e regeneradores de tecidos. Portanto, pode ser útil para feridas, queimaduras infetadas e acne. Nesses casos, a aplicação pode ser interna ou externa.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DA EQUINÁCEA

PELE – A equinácea é usado topicamente para picadas de aranha, eczema, inflamação, psoríase, picadas de cobra, infeções de pele e cicatrização de feridas.

Esta planta também promove a regeneração e cicatrização do tecido conjuntivo.

COMBATE A INFECÇÕES – é usado como solução para algumas infeções: herpes, gengivite, trato urinário e vaginal.

LAXATIVO – Use chá de ervas, não mais que duas xícaras por dia.

ESTIMULA O SISTEMA IMUNE – A equinácea é considerada uma planta que estimula e fortalece o sistema imunológico e promove maior produção de anticorpos e glóbulos brancos.

Como tal, é utilizado tanto de forma preventiva como curativa para resfriados e gripes, sinusites, amigdalites, infeções respiratórias, entre outras.

ALÍVIO DA DOR – Já era usado pelos indígenas como analgésico em chás de ervas ou como macerado topicamente na área lesionada.

Equinácea benefícios para a saúde

Para se beneficiar dos efeitos desta planta, você pode encontrá-la em diferentes formas. Existem várias preparações que você pode usar: extratos líquidos ou tinturas, cápsulas, pomadas, cremes e até bâtons para os lábios.

Curiosidades:

O termo “equinácea” vem do grego echinos e significa ouriços-do-mar devido à forma pontiaguda das brácteas.

A espécie foi usada pelos nativos americanos, que a chamaram de ek-ih-nay-see-uh, como uma aplicação universal para tratar picadas de cobra e picadas de todos os tipos de insetos.

Os índios Sioux reconheceram seu potencial como antídoto para a raiva muito antes de Pasteur.

Os nativos Meskwakis usavam a raiz do solo como antiespasmódico e os cheyennes a mastigavam durante o ritual sundance.

Nas culturas indígenas e nos primeiros colonos americanos, a planta era fumada para combater dores de cabeça e a fumaça era direcionada para as narinas de cavalos furiosos para acalmá-los.

Equinácea

Precauções: Como a equinácea estimula a atividade do sistema imunológico, há muita controvérsia sobre se é ou não adequada para pacientes com doenças autoimunes. Algumas fontes relatam que é contra-indicado.

Alguns especialistas optam por não usar equinácea em pessoas com distúrbios imunológicos, a menos que indicado para um padrão agudo específico.

4.5 / 5. Votos: 41

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.