Corpo

Gengivite tratamento caseiro

A gengivite é uma inflamação das gengivas que pode progredir até o osso alveolar. Isto é o que envolve e sustenta os dentes.

É causada pela presença de uma placa bacteriana, uma película pegajosa e incolor que se forma continuamente sobre os dentes. Se não for removida diariamente por escovação e fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias que ela contém podem infectar não apenas as gengivas e a área ao redor dos dentes, mas também o tecido sob as gengivas e o osso que suporta os dentes.

Isto pode fazer com que os dentes fiquem macios, caiam ou tenham que ser extraídos pelo dentista.

A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos.

Uma boa higiene oral ajuda a prevenir a gengivite, removendo continuamente a placa que se forma após cada refeição.

banner1 1
Gengivite

Se apanhados em seus estágios iniciais, a gengivite pode ser revertida, então visite seu dentista se você notar algum dos seguintes sintomas:

  • Dentes que parecem mais longos devido à recessão da gengiva
  • Gingiva que sangra quando você escova ou usa o fio dental
  • Descarga de pressão ao redor dos dentes e no bolso da gengiva
  • Gengivas vermelhas, inchadas ou soltas
  • Mau hálito constante ou mau gosto na boca
  • Gengivas que se distanciam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa para gengivas
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde

Uma das formas mais comuns de combater a gengivite é escovar os dentes com uma mistura de peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio, prestando atenção especial à área da linha da gengiva. O bicarbonato de sódio é ideal para remover a placa e o tártaro, polir os dentes e deixá-los em perfeitas condições.

Não é nenhuma novidade que a dieta influencia nossa saúde e nosso bem-estar. Mas você já parou para pensar que o que você come também pode tornar sua boca mais saudável?

Tratamento Natural para a Gengivite

Maçã

Além de ser uma fonte de fósforo, cálcio e vitamina D, as maçãs ajudam a limpar os dentes. Por serem ricas em água e fibrosas, a fricção da mastigação acaba tendo um efeito de autolimpeza.

Tangerina

A vitamina C contribui para a cicatrização das feridas e fortalece as gengivas, prevenindo sangramentos e, consequentemente, o aparecimento de gengivite. Portanto, abusar das laranjas de tangerina e do suco de limão.
Gengivite tratamento

Sal

Este mineral, com suas propriedades anti-sépticas e antibacterianas, é eficaz no tratamento da gengivite. O sal pode tratar todas as inflamações e inchaços das gengivas, eliminar infecções de abscesso e parar o crescimento de bactérias. Adicione meia colher de chá de sal a um copo de água morna e enxágüe de manhã e à noite.

Aloe vera

A aplicação da polpa desta planta nas gengivas pode evitar o acúmulo de bactérias causadoras de placas. As qualidades calmantes da planta também podem aliviar a dor e inflamação da gengiva.

Gengivite tratamento

Eucalipto

Preparar uma infusão com 5 folhas de eucalipto e enxaguar várias vezes ao dia.

Certas situações podem levar a uma predisposição para desenvolver a gengivite. O risco pode aumentar em caso de gravidez, diabetes, tratamento de câncer ou se você tiver AIDS ou for soropositivo.

Mesmo que você esteja perfeitamente saudável, deve prestar atenção à sua saúde bucal e visitar seu dentista aos primeiros sinais de gengivite.

Prevenir a gengivite é tão simples quanto garantir uma boa saúde bucal: escovar os dentes três vezes ao dia, passar o fio dental diariamente, enxaguar a boca regularmente com um colutório adequado e fazer uma consulta odontológica anual.

4.2 / 5. Votos: 63

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo