O colesterol alto faz com que a gordura se acumule nas paredes dos vasos sanguíneos e, com o tempo, pode reduzir o fluxo sanguíneo para áreas importantes do corpo, como cérebro, coração e rins.
O colesterol é considerado fora da normalidade quando o colesterol total é igual ou superior a 240 mg/dl e/ou quando o colesterol bom (HDL) é inferior a 40 mg/dl.
O colesterol alto é causado por uma dieta rica em gordura e um estilo de vida sedentário. O consumo excessivo de álcool, cirrose, diabete não tratada e desequilíbrios hormonais são outras causas de colesterol alto.
Infelizmente, o colesterol alto não dá nenhuma indicação da sua presença, o que só é percebido quando o indivíduo sofre as suas consequências, ou seja, quando a doença ocorre.
Por isso, é muito importante evitá-lo Faça um exame de sangue para verificar os seus níveis de colesterol no sangue pelo menos uma vez por ano para evitar complicações futuras, principalmente se você tem uma alimentação ruim, é sedentário, é obeso, tem aterosclerose ou tem família história de ataque cardíaco.
O colesterol alto é uma das causas mais comuns de doenças cardiovasculares
Os triglicerídeos são outra forma de gordura produzida pelo corpo. Seus valores podem ser aumentados pela obesidade, sedentarismo, consumo de tabaco ou álcool e uma dieta rica em carboidratos. Em geral, as pessoas com triglicerídeos elevados também apresentam níveis elevados de colesterol e LDL e baixos níveis de HDL.
O ponto de partida para a intervenção do colesterol envolve conselhos sobre modificação da dieta, exercício, cessação do tabagismo e mudanças em outros aspetos do estilo de vida que aumentam o risco de doenças arteriais.
Colesterol alto – Evite estes alimentos:
- Gema de ovo (a gema pode ser comida à esquerda ou à direita)
- Fígado e miúdos
- Frutos-do-mar
- Maionese
- Gordura (incluindo pele de frango)
- Salsicha (salsicha, salsicha de frango)
- Gelado
- Leite integral, manteiga e queijo amarelo
- Alimentos de gorduras vegetais hidrogenadas
Para melhorar o combate ao colesterol alto é muito importante É importante o consumo Evite alimentos gordurosos ou fritos, assim como alimentos industrializados, pois são ricos em gordura, o que contribui para os níveis de colesterol ruim.
Beba cerca de 2 litros de água por dia e seja fisicamente ativo pelo menos 3 vezes por semana.
Soja
Os produtos de soja são conhecidos como remédios naturais e podem ajudar a diminuir o colesterol e os triglicerídeos. É recomendado substituir a proteína animal por pequenas quantidades, como 20g de soja por dia, o que ajudará bastante na redução dos níveis elevados de colesterol.
Feijão e nozes
Leguminosas como amêndoas e nozes são remédios naturais poderosos. As nozes contêm fibras e nutrientes como vitamina E, ácido alfa-linolênico, magnésio, potássio e arginina, que são importantes para a saúde do coração. Sim, as nozes são ricas em calorias, mas estudos mostraram que aumentar o consumo de nozes em várias centenas de calorias por dia não leva ao ganho de peso.
Beringela
Corte uma beringela em meio litro de água. Deixe de molho durante a noite, cerca de 8 horas. Beba um copo de água com o estômago vazio assim que acordar e beba o resto ao longo do dia. Não é necessário esticá-lo.
É recomendado alternar as beringelas diariamente. Realize o procedimento por quinze dias com intervalo de uma semana.
Alimentos permitidos
- Carnes magras, aves e peixes sem pele (as preparações devem ser grelhadas, cozidas ou fritas)
- Pão e grãos integrais (aveia, farelo de trigo, etc.)
- Vegetais crus
- Minas, ricota ou requeijão
- Óleos vegetais, colza, girassol, milho, soja e óleos
- Vegetais, margarina
- Leguminosas e cereais
- Gelados de fruta (sem adição de leite)
- Legumes da sua preferência e leite desnatado, iogurte desnatado
- Frutas: maçã, pêra, mamão, laranja, limão, abacaxi etc.
- Especiarias: limão, vinagre, sal, orégão, cebola, alho, salsa e cebolinha
- Fibra: Coma diariamente, como aveia, Cereais e vegetais folhosos
- Arroz, macarrão, batata, mandioca, batata-doce, comer em quantidade moderada
Membros Familiares de pessoas com colesterol alto também devem ser monitorados através de exames regulares, dieta e exercícios, pois podem ter uma condição semelhante.
Fotos cedidas por Depositphotos.