Corpo

Hérnia de Disco – Remédio Caseiro

Uma hérnia de disco é um problema de saúde que resulta do desgaste dos discos intervertebrais, que servem como almofadas protetoras entre as vértebras da coluna vertebral.

Os discos intervertebrais são compostos por um núcleo de gel macio, cercado por uma estrutura externa fibrosa mais densa e resistente

Esta estrutura permite que o disco seja firme o suficiente para manter o espaço entre as vértebras, mas ao mesmo tempo permeável o suficiente para suportar o movimento.

A coluna lombar é formada por 5 vértebras separadas por discos cartilagíneos. Estes discos consistem de um anel fibroso periférico e um centro gelatinoso, o núcleo pulposo, que, à medida que a coluna vertebral se dobra, torce ou se estende, sofre sucessivas mudanças de forma.

Estes “amortecedores” cartilagíneos permitem que a coluna vertebral suporte e dissipe a carga através de seus múltiplos níveis, mantendo a estabilidade e a flexibilidade necessárias para realizar tarefas diárias.

banner1 1

Há três segmentos distintos da coluna vertebral onde pode ocorrer uma hérnia de disco:

Cervical : entre as vértebras do pescoço.

Torácico: entre as vértebras torácicas.

Lombar: entre as vértebras da coluna vertebral inferior, acima da pélvis.

Hérnia Discal

Sintomas de uma hérnia de disco

Os sintomas variam de acordo com a localização da hérnia de disco.

A dor ocorre na coluna lombar, embora seja importante reforçar que a dor lombar é comum, afeta cerca de 20% da população e nem sempre é o resultado de uma hérnia de disco.

A manifestação mais comum da hérnia de discos na região lombar é a dor ciática, como detalhado abaixo

Também pode ocorrer perda de força em uma perna, formigamento ou dormência em uma perna ou nádega, perda do controle de esfíncteres ou sensação de queimadura.

Quando a hérnia de disco está localizada na região cervical, a dor é localizada no pescoço e irradia para os ombros ou para um braço. Também pode causar dores de cabeça na parte de trás do pescoço.

Este tipo de hérnia de disco pode estar associado à perda de força em um braço, sensação de formigamento ou dormência, perda de controle de esfíncteres ou sensação de queimadura nos ombros, pescoço ou braços.

Tratamento Natural da Hérnia Discal

Prevenção da hérnia de disco

Embora nem sempre seja possível evitar a hérnia de disco, há várias medidas que podem reduzir o risco de hérnia de discos.

  • Ao levantar pesos, você deve dobrar os joelhos e não a coluna vertebral, para não pressionar os discos.
  • A postura correta ao sentar, andar e levantar pesos é muito importante. Quando sentado, mantenha as costas retas e os ombros para trás, o abdômen encolhido e os pés bem assentes no chão. Se você se sentar por longos períodos de tempo, faça exercícios regulares de extensão espinhal.
  • Evite sapatos de salto alto: o uso de saltos muito altos aumenta a curvatura natural da coluna lombar, criando uma hiperlordose.
  • Dormir em um colchão firme e em uma posição lateral.
  • Manter um peso adequado, uma dieta equilibrada, exercícios adequados à idade e saúde em geral são elementos-chave.
  • O exercício físico mantém os músculos das costas, pernas e abdômen mais fortes, o que ajuda a apoiar melhor a coluna vertebral. O exercício aeróbico é muito útil e é importante equilibrar exercícios de força e flexibilidade na atividade física regular.
  • Não fumar é muito importante: as toxinas do tabaco causam uma diminuição no fornecimento de nutrientes aos vasos que abastecem os discos intervertebrais, tornando-os mais suscetíveis a lesões.

o que é ciática?

Ciática é a dor no membro inferior, geralmente na coluna lombar, que pode se estender até o pé

É freqüentemente acompanhado de dormência, formigamento ou mudanças de sensação, e às vezes é descrito como um choque elétrico

A dor pode variar de intensidade, e muitas vezes é agravada por caminhar, ficar de pé, tossir ou espirrar.

A Ciática não é uma entidade patológica ou doença mas, na grande maioria dos casos, é uma manifestação clínica de uma patologia da coluna lombar

As situações clínicas que mais freqüentemente causam a ciática são hérnia lombar, canal lombar estenótico e espondilolistese degenerativa

Menos comumente, pode ser associado a traumas, infecções e tumores na coluna vertebral.

Crises de dor ciática são geralmente superadas com repouso e tratamento conservador, mas sempre que sintomas mais graves se desenvolvem, como dor incapacitante persistente, falta de força dos membros ou mudanças no controle da bexiga ou do esfíncter anal, o paciente deve consultar um especialista em coluna vertebral.

Exercícios terapêuticos para hérnia de disco lombar

Extensão da coluna lombar

Deite-se com as palmas das mãos sobre os ombros. Estique lentamente os braços, voltados para frente.

Mantenha sua pélvis plana sobre o piso. Voltar lentamente para a posição inicial.
Repita de 8 a 12 vezes, desde que você não sinta nenhum sintoma.

tratamento natural da hernia de disco discal 2
Hérnia Discal

Alongamento da coluna lombar

Deite-se com os joelhos dobrados. Segure seus joelhos com as duas mãos e puxe-os suavemente em direção ao peito

Manter a posição por 20 segundos. Voltar lentamente para a posição inicial.

Repita de 5 a 10 vezes, desde que você não experimente nenhum sintoma.

tratamento natural da hernia de disco discal 4
Hérnia Discal

A hérnia de disco geralmente responde a um tratamento conservador.

O tratamento envolve:

  • Descanso de cama (por um a dois dias)
  • Banhos de água quente
  • Almofadas de aquecimento
  • Medicamentos como anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) ou relaxantes musculares
  • Medicamentos como corticosteroides orais, embora haja dúvidas sobre os benefícios deste tratamento
  • Após uma ou duas semanas, é recomendado um programa de exercícios, que pode incluir caminhada, ciclismo, natação e fisioterapia
  • Outros tipos de tratamento com muito bons resultados são ultra-som, massagem e acupuntura.

Se o controle das fezes ou da urina tiver sido perdido, se a pessoa mostrar evidência de dano neural progressivo ou tiver dores fortes que persistem apesar de semanas de tratamento conservador, pode haver necessidade de tratamento, incluindo cirurgia.

Na maioria dos casos, isto significa a remoção do fragmento de disco hérnia.

4.5 / 5. Votos: 28

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo