Uma hérnia de disco é um problema de saúde que resulta do desgaste dos discos intervertebrais, que servem como almofadas protetoras entre as vértebras da coluna.
Os discos intervertebrais consistem em um núcleo de gel macio cercado por uma estrutura externa fibrosa mais densa e forte.
Essa estrutura permite que o disco intervertebral seja forte o suficiente para manter o espaçamento entre as vértebras, mas ao mesmo tempo permeável o suficiente para suportar o movimento.
A coluna lombar consiste em 5 vértebras separadas por discos intervertebrais cartilaginosos. Esses discos consistem em um anel fibroso periférico e um centro gelatinoso, o núcleo pulposo, que sofre sucessivas mudanças de forma à medida que a coluna se flexiona, torce ou se expande.
Esses amortecedores cartilaginosos permitem que a coluna se apoie e se dirija, carregue a carga através de suas múltiplas camadas, mantendo a estabilidade e a flexibilidade necessárias para realizar as tarefas diárias.
Há três segmentos distintos da coluna vertebral onde pode ocorrer uma hérnia de disco:
Existem três segmentos distintos da coluna onde pode ocorrer uma hérnia de disco: –
- Coluna Cervical: entre as vértebras cervicais.
- Peito: entre as vértebras torácicas.
- Lombares: entre as vértebras da parte inferior da coluna, sobre a pelve.
Sintomas de uma hérnia de disco
Os sintomas variam dependendo da localização da hérnia de disco.
A lombalgia ocorre na região lombar, embora seja importante ressaltar que a lombalgia é comum, acometendo aproximadamente 20 da população e nem sempre é resultado de uma hérnia de disco.
A manifestação mais comum de hérnia de disco na região lombar é a ciática, conforme descrito abaixo
. Perda de força em uma perna, formigamento ou dormência em uma perna ou nádega, perda de controle esfincteriano ou sensação de queimação também podem ocorrer.
No caso de uma hérnia de disco na região do pescoço, a dor é localizada no pescoço e irradia para os ombros ou braço. Também pode causar dor de cabeça no pescoço.
Este tipo de hérnia de disco pode estar associado à perda de força em um braço, formigamento ou dormência, perda de controle esfincteriano ou sensação de queimação nos ombros, pescoço ou braços.
Prevenção da hérnia de disco
Embora nem sempre seja possível evitar a hérnia de disco, há várias medidas que podem reduzir o risco de hérnia de discos.
- Dobre os joelhos, não a coluna, ao levantar pesos para evitar pressionar os discos da coluna vertebral.
- A postura correta ao sentar, andar e levantar pesos é muito importante. Enquanto estiver sentado, mantenha as costas retas, ombros para trás, estômago contraído e pés apoiados no chão. Se você ficar sentado por muito tempo, faça regularmente exercícios de extensão da coluna.
- Evite saltos altos: Usar saltos muito altos aumenta a curvatura natural da coluna lombar e leva à hiperlordose.
- Durma em um colchão firme e de lado.
- Peso adequado, dieta equilibrada, exercícios adequados à idade e saúde geral são elementos importantes.
- O exercício mantém os músculos das costas, pernas e abdômen mais fortes, o que ajuda a fornecer melhor suporte para a coluna. O exercício aeróbico é muito útil e é importante equilibrar os exercícios de força e flexibilidade com a atividade física regular.
- Não fumar é muito importante: as toxinas do tabaco causam um suprimento insuficiente de nutrientes para os vasos que suprem os discos intervertebrais e os tornam mais suscetíveis a lesões.
o que é ciática?
A ciática é uma dor nos membros inferiores, geralmente na coluna lombar, que pode se estender até o pé
Muitas vezes é acompanhada de dormência, formigamento ou alterações na sensação e às vezes é descrita como um choque elétrico
A dor pode variar em intensidade e é frequentemente agravada ao andar, ficar em pé, tossir ou espirrar.
A ciática não é uma entidade patológica ou doença, mas na grande maioria dos casos uma manifestação clínica de uma patologia da coluna lombar.
As condições clínicas que mais comumente causam ciatalgia são hérnia lombar, canal lombar estenótico e
espondilolistese degenerativa estão associadas a trauma, infecção e tumores na coluna.
Os ataques de ciática geralmente são superados com repouso e tratamento conservador, mas sempre que sintomas mais graves se desenvolvem, como: dor persistente e incapacitante, falta de força nos membros ou alterações no controle da bexiga ou do esfíncter anal, o paciente deve consultar um especialista em ciática. coluna.
Exercícios terapêuticos para hérnia de disco lombar
Extensão da coluna lombar
Deite-se com as palmas das mãos nos ombros. Estenda os braços lentamente e olhe para frente.
Mantenha sua pélvis plana no chão. Retorne lentamente à posição inicial.
Repita 8-12 vezes, desde que você não sinta nenhum sintoma.
Alongamento da coluna lombar
Deite-se com os joelhos dobrados. Segure os joelhos com as duas mãos e puxe-os suavemente em direção ao peito
Mantenha a posição por 20 segundos. Retorne lentamente à posição inicial.
Repita 5-10 vezes, desde que você não sinta nenhum sintoma.
A hérnia de disco geralmente responde a um tratamento conservador.
O tratamento envolve:
- Repouso no leito (por um a dois dias)
- Banhos de água morna
- Almofadas de aquecimento
- Medicamentos como anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) ou relaxantes musculares, como corticosteroides orais, embora a dúvida sobre o benefício persista com este tratamento
- Após uma semana ou dois, um programa de exercícios é recomendado que pode incluir caminhada, ciclismo, natação e fisioterapia
- Outras formas de tratamento com resultados muito bons incluem ultrassom, massagem e acupuntura.
Se o controle das fezes ou da urina foi perdido, se a pessoa estiver apresentando sinais de lesão progressiva do nervo ou tiver dor intensa que persiste apesar de semanas de tratamento conservador, pode ser necessário um tratamento que inclua cirurgia.
Na maioria dos casos, isso significa remover o fragmento de disco herniado.
Fotos cedidas por Depositphotos.