A parte mais popular da fruta é sua polpa, mas o que pouca gente sabe é que as sementes de melancia também podem ser usadas e são benéficas para a saúde, por exemplo, na forma de chá.
As sementes de melancia contêm 35 proteínas de alta qualidade.
A infusão é indicada para pessoas com pressão alta, pois contém substâncias vaso dilatadoras que facilitam a circulação sanguínea no corpo e previnem o indesejado problema de retenção de líquidos, muitas vezes responsável pela incómoda sensação de saciedade.
É importante notar que não devem ser consumidos mais de 40 gramas de sementes e que o consumo é melhor feito por infusão. Não é recomendado comer as sementes na sua forma natural, pois não são facilmente digeridas.
As sementes de melancia contêm 35% de proteína
As sementes de melancia são bastante ricas em energia – nutritivas, as sementes de melancia são ricas em licopeno, um tipo de poderoso antioxidante também encontrado nos tomates. São sementes muito ricas em magnésio e zinco.
Preparar o chá de semente de melancia é fácil, você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de sementes (já desidratadas durante a noite)
- ½ litro de água
Leve a água para ferver e acrescente as sementes e mantenha o recipiente tampado até que a infusão atinja uma temperatura mais amena. É importante que o chá seja fresco, feito no próprio dia em que deve ser bebido, para aproveitar todas as suas propriedades.
Como a maioria das frutas, as sementes de melancia podem atuar como um laxante suave e ajudar no trânsito. Algumas pessoas usam essas sementes para preparar um chá bom para constipação.
A melancia é uma fruta saborosa e muito refrescante, amada por muitas pessoas ao redor do mundo, mas surpreendentemente poucas dessas pessoas estão cientes do seu fantástico poder natural para a nossa saúde
Fotos cedidas por Depositphotos.