Plantas & Vitaminas

A importância do iodo para a saúde do corpo humano

O iodo contribui para a função cognitiva normal e para o funcionamento normal do sistema nervoso

Este oligoelemento está envolvido na produção normal de hormônios da tireóide e na função tireoidiana normal

Ele contribui para o metabolismo normal de produção de energia e ajuda a manter a pele normal.

Dá energia – Também desempenha um papel importante na manutenção de níveis ótimos de energia no corpo, garantindo a utilização eficiente de calorias sem permitir que elas sejam depositadas como excesso de gordura.

Benefícios do iodo para unhas, cabelos e dentes

Os benefícios do iodo para a saúde incluem a formação de pele, cabelos e dentes saudáveis e brilhantes.

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É um elemento importante no cuidado do cabelo. A falta deste mineral pode levar à queda do cabelo

Também acelera o crescimento do cabelo e aumenta a força dos folículos.

Uma boa maneira de ingerir iodo é substituir o sal comum por sal iodado.

Iodo

É um elemento essencial para que vários órgãos do corpo funcionem normalmente.

Exemplos: para o metabolismo da tireóide, mama, mucosa gástrica e próstata, endometrial, ovariana e distúrbios estomacais.

É também um poderoso desintoxicante natural.

A deficiência está ligada à diminuição da capacidade intelectual, fadiga física e infertilidade.

A deficiência traz consigo a sensibilidade ao frio, provocando o frio nas extremidades.

onde podemos encontrá-lo?

Peixes e frutos do mar – O mar é um tesouro natural de iodo, por isso é recomendado comer peixe e frutos do mar pelo menos três vezes por semana. Possui maravilhosas vitaminas do complexo B, vitamina A, D, E, bem como ácidos graxos como o ômega-3, que são muito bons para a nossa saúde.

Portanto, seria perfeito se consumíssemos salmão, arenque, camarão, lagostins, bacalhau, mexilhões ou linguado.

Cereais – Muitos de nossos cereais mais comuns, como arroz, trigo e centeio, são ricos. Se consumirmos 100 gramas de farinha de milho, por exemplo, consumiremos 80 mg de iodo.

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Legumes – Podemos não estar acostumados a ver a alga como um vegetal, mas é uma fonte incrível de iodo, o que seria ótimo incluir em nossa dieta de tempos em tempos.

Além das algas, recomendamos cebolas, beterrabas, acelgas, espinafres, pepinos, feijão verde, agriões e alho, ricos em iodo e com propriedades antibacterianas.

A deficiência de iodo tem múltiplos efeitos adversos no crescimento e desenvolvimento e é a causa mais comum de retardamento mental.

A deficiência de iodo durante a gravidez tem efeitos irreversíveis sobre o feto e o bócio pode se desenvolver mais tarde na vida se a deficiência se agravar.

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Sintomas de deficiência de iodo

  • Goitre
  • Hipotireoidismo
  • Tendência a sentir frio
  • Cansaço, dor nas articulações
  • Insônia
  • Pele e cabelos secos
  • Obstipação
  • Cretinismo: uma doença que afeta as crianças e leva a retardamento físico e mental

Quando sinais e sintomas de disfunção tireoidiana ocorrem, é melhor consultar um médico

Uma vez confirmada a disfunção tireoidiana, além do tratamento recomendado, é importante buscar o conselho de um nutricionista para orientações importantes relativas ao cardápio diário.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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