Corpo

Tratamentos para parar de fumar

A Organização Mundial da Saúde considera o fumo como uma doença crônica viciante, envolvendo fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. Portanto, não é surpreendente que, de acordo com a Sociedade Portuguesa do Fumo, entre os fumantes dependentes de nicotina que já pensaram em parar de fumar, apenas 5% tenham sucesso.

Algumas pessoas deixam de fumar sem grande dificuldade e nunca desenvolvem sintomas de dependência. Entretanto, deixar de fumar não é uma tarefa fácil para a maioria dos fumantes.

O fumante dependente terá que lidar com os sintomas de abstinência causados pela ausência do tabaco. Além disso, eles têm que aprender a lidar com os anseios desencadeados por múltiplos contextos ou situações sociais cotidianas.

A maioria das pessoas que fumam tem consciência de como é passar mais tempo do que o normal sem fumar. A nicotina, a principal substância viciante nos cigarros, afeta vários órgãos e sistemas, em particular os receptores cerebrais associados ao sistema de recompensa. Quando se pára de fumar, o cérebro e todo o organismo do fumante tem que se adaptar à ausência de nicotina.

Os sintomas de abstinência são sinais de que o organismo está se adaptando à falta de tabaco. Esta fase de adaptação à ausência do tabaco pode ser desagradável e difícil de suportar sem apoio. Nesta fase, muitos fumantes que tentam deixar de fumar têm recaídas.

banner1 1

Sintomas de abstinência

  • Sentimento de tristeza
  • Insónia
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração, inquietação, nervosismo
  • Diminuição da frequência cardíaca
  • Sentimento de fome
  • Desejo de fumar

Para a maioria das pessoas, os piores sintomas duram apenas alguns dias ou algumas semanas, mas a ânsia pode durar mais. Este desejo é desencadeado por estímulos como a memória do fumo, ver maços de cigarros ou pessoas fumando.

Somente 3-5% dos fumantes que deixaram de fumar sem ajuda continuam fumando um ano depois de parar de fumar.

Como Parar de Fumar

Como Parar de Fumar

As conclusões dos pesquisadores são que aqueles que pararam de fumar abruptamente – literalmente da noite para o dia – fizeram melhor do que aqueles que cortaram gradualmente até deixarem de fumar completamente.

Substitutos de nicotina

São drogas que fornecem nicotina através da pele ou das mucosas orais. Eles são administrados na forma de adesivos transdérmicos, chicletes ou pastilhas. O tratamento dura cerca de três meses. Estes substitutos da nicotina fornecem ao corpo nicotina suficiente para acalmar o corpo, mas sem criar dependência.

A quantidade de nicotina, que é menor que a dos cigarros, e sua liberação mais lenta para o cérebro, significa que a pessoa não sente prazer (subjacente ao vício). Ela só previne sintomas de abstinência.

Entretanto, você deve parar de fumar desde o primeiro dia de tratamento, caso contrário, você estará aumentando sua ingestão diária de nicotina. Os mais ansiosos devem escolher losangos. Este método funcionará para você se você estiver motivado e realmente quiser parar de fumar de vez. Você tem uma dependência leve a moderada da nicotina.

Esses substitutos estão disponíveis nas farmácias (não é necessária receita médica) e custam o que o fumante médio gasta por cigarro.

Terapias medicinais

Os medicamentos para a cessação do fumo podem aliviar os sintomas de abstinência e reduzir os anseios, e são mais eficazes quando supervisionados por seu médico.

Existem dois tipos diferentes de medicamentos: os medicamentos de reposição de nicotina e os medicamentos não-nicotina.

Como o nome sugere, os medicamentos de reposição de nicotina são substitutos da nicotina, como a pastilha ou o adesivo. Eles são aplicados em pequenas doses no corpo para aliviar os sintomas de retirada sem alcatrão ou fumos tóxicos.

Os medicamentos de reposição de nicotina ajudam você a focalizar sua dependência psicológica e aprender novos comportamentos.
Os medicamentos não-nicotínicos, por outro lado, ajudam a reduzir a ânsia e os sintomas de abstinência e são destinados ao uso a curto prazo.

Outros tratamentos

Há uma série de coisas que podem ajudá-lo a parar de fumar que não necessariamente envolvem medicação. Pergunte a seu médico sobre algumas dessas possibilidades, mas aqui estão algumas delas:

Hipnose: esta é uma opção muito popular que tem dado excelentes resultados, que consiste em um profundo relaxamento, no qual você estará aberto a sugestões que fortalecem sua vontade de parar de fumar e diminuem seus sentimentos determinantes quanto ao porquê de continuar fumando.

Acupuntura: Este método é um dos mais antigos e é usado para desencadear a liberação de endorfinas que permitem que seu corpo relaxe, ajudando-o a parar de fumar.

Parar de Fumar - Tratamento Natural

Após 20 minutos – A pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal.

Após 12 horas – Os níveis de monóxido de carbono no sangue voltam ao normal.

Após 2 semanas a 3 meses – Você começa a respirar melhor e se sente mais enérgico. A circulação sanguínea melhora. O risco de ataque cardíaco diminui. O olfato e o paladar melhoram. Os pacientes diabéticos controlam melhor sua doença.

Após 1 a 9 meses – Você sente um aumento gradual no bem-estar geral, acompanhado de mais vitalidade. A tosse e a falta de ar diminuem e a respiração se torna mais fácil.

Após 1 ano – O risco de ter um ataque cardíaco é cerca da metade do risco das pessoas que continuam a fumar.

Após 2 a 5 anos – O risco de derrame diminui e é semelhante ao dos não-fumantes. O risco de câncer da boca, garganta, esôfago e bexiga é reduzido pela metade após 5 anos.

Após 10 anos – Você tem um risco 50% menor de câncer de pulmão do que as pessoas que continuam a fumar. O risco de câncer pancreático e de rim diminui.

Após 15 anos – Seu risco de doença coronariana é semelhante ao de um não-fumante de seu sexo e idade.

Alimentos que ajudam você a parar de fumar

Farinha de aveia – Ajuda a reduzir a vontade de fumar.
Laranja Atua como desintoxicante, e o aroma ajuda a tirar sua mente da nicotina.
Espinafre, arroz integral e massas – O ácido fólico ajuda o organismo a combater os efeitos nocivos e pró-carcinogênicos do fumo.
Tomate O licopeno é um antioxidante e anti-inflamatório, e o tomate ajuda a substituir a nicotina sem os efeitos colaterais (você sabia que o tomate e a fábrica de tabaco estão na mesma família).
Banana Possui vitamina B6, triptofano e potássio: o estresse reduz drasticamente os níveis de potássio e a banana ajuda a reabastecê-los.
Nozes, carne de peru, legumes – Estes são ricos em triptofano e terão um efeito calmante.
Peixe, fígado e cogumelos – O selênio ajuda na absorção da vitamina E.

Parar de Fumar

Truques que salvam você

Se você também tem desejos de comida, alguns truques podem ajudar:

– Mantenha à mão pequenos petiscos de baixas calorias aos quais você pode recorrer, como cenouras cruas para mastigar, chicletes sem açúcar, iogurtes com pouca gordura, nozes sem sal. Esqueça os biscoitos, até mesmo os biscoitos de água e sal, que são ricos em gordura.

– Não faça dietas restritivas, o que só vai aumentar o estresse da desistência.

– Encha seu dia com atividades que o levarão para longe da comida: vá ao cinema, visite um museu, dê uma volta, telefone para um amigo, escreva um romance.

– Encontre um tipo de exercício que você goste e faça-o. Além de queimar calorias e aumentar o metabolismo, o exercício é um poderoso antidepressivo.

como Deixar de Fumar

Deixar de fumar é a melhor decisão que um fumante pode tomar para melhorar sua saúde e a saúde das pessoas ao seu redor.

Por que esperar para desistir? Você sabia que o tabaco é responsável por mais de 5 milhões de mortes por ano? Sabemos que, provavelmente mais do que um vício, fumar lhe dá prazer, mas você não quer fazer parte das estatísticas.

Comece hoje mesmo a fazer seu plano de demissão. Se você não sabe como, experimente nossas dicas e seja mais saudável e feliz.

Quase um quarto da população portuguesa fuma, parou de fumar.

Todos os anos, cerca de 6 milhões de pessoas morrem devido ao tabaco, mais do que a AIDS, tuberculose e malária juntas.

Qualquer que seja sua idade e por mais tempo que você esteja fumando, deixar de fumar o ajudará a viver mais e a ser mais saudável. Mas para fazer isso, além de superar os sintomas de abstinência, você precisa romper os laços sociais e emocionais que o ligam ao tabaco.

Deixe de fumar

Não é mais permitido fumar em muitos lugares e a presença de fumantes tende a ser reduzida, o que reduz a exposição a situações que favorecem a aquisição de cigarros por imitação ou contágio, como às vezes acontece no trabalho ou em restaurantes.

Todos aqueles que tentaram parar de fumar compartilham a mesma idéia: é difícil, há recaídas e isso só pode ser alcançado com muita força de vontade.

Para colocá-lo à prova, propomos um desafio simples. Pense nas seguintes três perguntas: você já se sentiu mal por ter que interromper um jantar com amigos para fumar um cigarro?

quando você percebeu que precisava fumar regularmente, não apenas socialmente? Quando o hábito se tornou tão forte que você se sentiu mal quando não tinha um cigarro por perto?

Pare de fumar por sua saúde

Deixar de fumar tem muitos benefícios e, ao contrário da crença popular, eles são quase imediatos.

  • Nas primeiras horas, os níveis de monóxido de carbono

e os níveis de nicotina são reduzidos pela metade.

  • Em 24 horas, o primeiro começa a ser liberado e os pulmões liberam os resíduos do fumo.
  • após 48 horas, seu paladar e olfato melhoram significativamente.
  • Entre duas e doze semanas, a circulação do sangue melhora,
  • Entre três e nove meses, sua função respiratória é reforçada em 10%

A motivação é o fator-chave para o sucesso da cessação do fumo:

  • Estabelecendo um dia de desistência

estabelecer uma data ajuda a criar um senso de compromisso.

  • Anuncie sua decisão aos outros: envolver aqueles próximos a você garante apoio e solidariedade.
  • Identificar seus hábitos tabagistas: conhecer as circunstâncias nas quais você fuma regularmente permite desenvolver estratégias de sobrevivência.
  • Faça uma lista de razões para parar de fumar e leia-a sempre que pensar em parar de fumar.
  • Aprenda como reagir aos impulsos de fumar: os momentos em que você sente o impulso de fumar novamente duram apenas alguns minutos.
  • Coma de forma saudável

se você está preocupado com o ganho de peso associado ao abandono do fumo, tente substituir saladas, frutas e vegetais por alimentos gordurosos, açucarados e salgados.

  • Tente evitar estar perto de fumantes, assim como de cigarros e todos os itens relacionados ao tabaco.
  • Ser fisicamente ativo: não só contribui para a aptidão física, mas também ajuda a combater a ansiedade e as mudanças de humor em ex-fumantes.
  • Com o dinheiro que você economiza ao fumar, dê a si mesmo um presente desejado há muito tempo.

Desista por sua saúde: se você não tiver sucesso na primeira vez, nada se perde. A recaída é parte do processo de mudança.

Intex Cloud Flash Review
Gionee Marathon M5 Plus First Impressions
Obi Worldphone SF1 Review
InFocus M680 Review
Lenovo Vibe S1 Review
Prem Ratan Dhan Payo Game Review
Samsung Galaxy NotePRO 12.2: First impressions
Star Wars Battlefront Beta: Is It the Game You’ve Been Looking For?
Gears of War: Ultimate Edition Review – Worth Playing Again?
Yu Yutopia Review
Xolo Play Tegra Note review
Samsung Galaxy Tab global 7 review
HP ElitePad 900 review
Amkette Evo Gamepad Pro 2 Review
QiKU Q Terra Review
Lenovo Vibe P1 Review
4 Cut-Throat photography leeds Tactics That Never Fails
Microsoft HoloLens: First Impressions
Homefront: The Revolution Preview Is Better Than Its Trailer
Review: Olympus SZ-30MR
Review: Olympus PEN E-P3
Le Max Review
SanDisk iXpand Flash Drive Review: Useful but Expensive
Review: Olympus E5
BlackBerry Priv Review
Assassin’s Creed Chronicles
iPhone 6s and iPhone 6s Plus Review
Lenovo Vibe K4 Note First Impressions
Microsoft Lumia 950 XL Dual SIM Review
Asus ZenFone Max Review
Coolpad Note 3 Lite First Impressions
JBL T250SI Review
Coolpad Note 3 Lite Review
Review: Sony DSC HX100V
Review: Canon IXUS 1100HS
Review: Canon 600D
Philips SHE1360/97 Review
Sony SLT Alpha 33
Acer Iconia W4
Canon EOS 700D review
Nikon Coolpix P330 review
Asus PadFone X: First Impressions
Nikon J1 and V1
Sony Cybershot DSC-WX300 review
Microsoft Surface Pro 3
Samsung Galaxy Tab S 8.4
Acer Iconia A1-713
Croma 1177 Review: A Tablet With a Twist
Milagrow M2 Pro 3G Review
Le 1s and Le Max First Impressions
Deadpool Is the Ultimate Date Movie for Your Bromance
Nikon Coolpix AW120 Review: Travelling Tough
iPad Air 2, iPad mini 3
Nexus 7 review
Samsung Galaxy Note Pro review
Samsung Galaxy Tab 2 310 review
Penta T-Pad WS707C review
Lenovo Tab A7-50 3G Review
Smartlink Digitab SS1078W Review
Asus Fonepad 7 Dual SIM tablet
Asus Fonepad 7 (FE171CG) Review
Asus Fonepad 7 Review
Android 5.0 Lollipop Review: A Sweet Upgrade
Canon PowerShot SX600 HS Review: Petite And Powerful
iPad Air 2 Review
Cool Tattoo Gadgets
High quality piercings
Samsung Galaxy Tab S Series
Flipkart Digiflip Pro XT 712 Review
Samsung Galaxy Tab
Micromax Canvas Tab P666 Review
HP 7 VoiceTab Review
Dell Venue 7 Review
Nokia N1 : Back With a Bang
Sony Xperia Z4 Tablet
Xiaomi Redmi 2 and Xiaomi MiPad
Xiaomi Mi Pad Review
Strontium Nitro iDrive USB 3.0 Review
Acer One Review
Tips For Finding The Best Apps For Your IPad
Cell Phone Tips And Advice Straight From The Pros
Asus ZenFone 6 to Launch in India as Asus 6z on June 19, Company Confirms
Audio Technica MSR7b – Review
Samsung Gear Circle S smartwatch
Sauna Pro 3 Personal Sauna
Motorola Moto G 2015
Want To Know About Home Improvement? Read This
The Best Material For Your Kitchen Worktop
Nike Is Killing the FuelBand
Nokia X2 Dual SIM Android Phone Spotted on AnTuTu With Specifications
HP’s 7 Plus is a $100 Jelly Bean tablet
Samsung Gear 2 Neo
Chromecast is now available in Australia, Belgium, Japan, Korea, Portugal and Switzerland
otocycles – Spanish electric bicycle
Segway SE-3 Patroller
NOKIA LUMIA 630 DUAL SIM
NOKIA LUMIA 930
OnePlus One equals 4.5
The Authentic Barbershop Vibration Massager
16 Channel Real-Time DVR Security System with 2TB HDD & 16 700TVL
MIP ROBOT – WHEELY IMPRESSIVE TECHNOLOGY
LG EC9800
INTEL EDISON
tripollar pose – Skin Tightening Benefits
Tripollar Stop – Anti Aging Facial Skin Treatment
SAMSUNG GALAXY NOTEPRO 12.2
SONY PLAYSTATION NOW
OCULUS RIFT ‘CRYSTAL COVE’
TICK MARK WRISTWATCH TELLS THE TIME IN STYLE
Timex Ironman One GPS+ smartwatch revealed
Coin – ALL your Credit Cards in One
iGlowSound Speaker – breathe in, rock out
Samsung Gear S: Finally(?) a Smartwatch That Can Make Phone Calls
Sony Xperia T
Huawei Ascend P7 Sapphire Edition is almost here
The Belkin Power Center will make sure meetings aren’t completely draining
The UNITEK 3-In-1 Connector will let you leave your laptop at home
Singing Machine SML385 Makes Your Party More Fun
Pyle Audio PSBCG90 Smart Bicycling Computer makes a scientific project out of your exercise
Sony’s Xperia Z3 Compact appears in leaked photos
Samsung Gear Live
Sony Launches UZ Series UHS-1 U3 SD Cards in India With 95MB/s Read Speed
Samsung Galaxy Note 4 Pricing Tipped Ahead of Wednesday Launch
Google Glass finally available to all on the Play Store
Alarmes and security systems
Canon 7DmarkII revelada na Photokina
Alcatel OneTouch Fire C With Firefox
Panasonic’s Latest Smart Camera Bet
Does Tripollar therapy really work?
Nokia 130 and Nokia 130 Dual SIM Feature Phones Roll-Out Begins
Jaybird Sportsband Headphones hands-on
Kinivo releases ZX100 Mini Portable Speaker at an affordable price
808 Audio delivers the Performer suspended ear cups headphones
Jawbone announces UP MOVE activity tracker
Pure Mayhem Pure Flexi Headphones
Samsung UE65HU8500
Sony MDR-XB950BT headphone
Panasonic TX-P55VT65B
Samsung Galaxy Note 4
Samsung Galaxy A5 Metal-Clad Smartphone Price Revealed
Philips 55PFL8008
Panasonic Viera TX-50AX802B 4K TV
Forcite Alpine
Huawei Honor 6
Marvel Headphones
LG 55EC930V OLED TV videovigilancia
This Apple VR headset is one step closer to reality
Sticko Tiny Sticky Phone Mount
Cool Fitness Gadgets For Health Junkies
MimoPowerTube Star Wars V2
iPhone 6C With 4-Inch Display Unlikely to Launch in 2015: Analyst
Free Apps With Ads Impact Smartphone Performance
Microsoft Discontinues Production of Kinect for Windows Sensor
Asus ZenFone 2 – The 3 Variants Launched in India
Samsung Galaxy S6 Review: The Gamble Pays Off
EA Sports UFC Fighting Game Now Available for Android and iOS
Kindle Voyage
Acer C720P
Nubia Z9 Mini
Skullcandy PLYR1
The Fujifilm Instax 210 – Polaroids
China’s DJI Drones Flying High Among US Companies
Acer Chromebook 15
Canon 760D
Samsung Galaxy S6
Samsung JS9000
Samsung Gear S2
BlackBerry Venice
Lumia 1020
galaxy s6 edge
iPhone 6S
HearNotes WireFree
OnePlus X
The Datacolor Spyder5
Fairphone 2
Acer Aspire Switch 12 S
Samsung SUHD JS9500
Nokia-Samsung Patent Verdict Expected Within Days
HTC RE Camera Review: Fun Concept, Patchy Implementation
Sigma dp2 Quattro Review: Captures Images Brimming With Colour
Canon PowerShot SX60 HS Review: Big Zoom, Average Performance
Audio Technica ATH-WS770iS Review
Jaybird X2 Review
Le 1s Review
Samsung Galaxy A7 (2016) and Galaxy A5 (2016) First Impressions
Asus ZenFone Zoom Review
No Need to Fret, Apple Is Doing Fine
Lenovo Phab Plus Review
Asus ZenPad 8.0 (Z380KL) Review: Flying the Android Tablet Flag
Google Mastered a Game That Vexed Scientists – and Their Machines – for Decades
Amazon Fire Tablet Review: Does a Lot for $50
Honor 5X Review
Honor Holly 2 Plus First Impressions
Japan’s 3D Printers Shape Dreams
Logitech UE Roll Review
Panasonic P66 Mega With 21 Indian Language Support Launched at Rs, 7,990
Lenovo Vibe X3 Review
Micromax Canvas Tab P690 Review: Only for Entertainment
Firewatch Review
Nokia C1 Leak Tips Launch With Android and Windows 10 Mobile Variants
Moto G (Gen 3) and Moto G Turbo Edition Now Available via Amazon
HTC Desire 626 Dual SIM Price Slashed in India
Sony RX100 III Review: Improving the Best
The Witness Review
Honor Holly 2 Plus Review
CMD Commands Every Windows User Must Know
iPhone 6s and iPhone 6s Plus First Impressions
Dragon’s Dogma: Dark Arisen PC Review
iBall Slide i701 Review: Don’t Judge Books by Their Covers
Globalspace Technologies Solt Review
Samsung Galaxy Tab S2 9.7 LTE Review: That Premium Feeling
Strontium Nitro Plus On-The-Go USB 3.0 and Micro SDHC UHS-1 With OTG Card Reader Review
Homido Mini Is a Cheap VR Headset That’s Even Simpler Than the Google Cardboard
Micromax Canvas Laptab LT666 Review: Super-Affordable Windows 2-in-1 With 3G
iPad Pro Review
Kanye West Announces Video Game; No Man’s Sky Creator Tweets His Support
Lytro Camera Review
Dying Light Review: Run as Fast as You Can
Life is Strange, Episode 1 Review: Teenage Drama and Time Travel
Game of Thrones: The Lost Lords Review – Full of Suspense but Short on Resolution
Grim Fandango Remastered Review: Death at Its Best
Mad Catz S.T.R.I.K.E. TE and Mad Catz R.A.T. TE Review: Better Than They Look
Don Bradman Cricket Review: If Cricket Is a Religion, This Is Prayer
Battle of the bulge – Micromax A100 vs Spice Mi-500 vs iBall Andi 5c
Microsoft Surface tablet review
iPad mini review
Sony Xperia Z5 Dual Review
Samsung Galaxy On5 and Galaxy On7 First Impressions
Nexus 6P Review
Evolve Review: The Hunter Is the Hunted
The Order 1886 Review – We Played This Game So You Don’t Have To
Sony PlayStation TV Review: Dubious Things in Small Packages
Mad Catz C.T.R.L.i Review: Console Quality iOS Gamepad
ScreamRide Review: Bring the Amusement Park Home
Ori and the Blind Forest Review: Style Over Substance?
Nokia Bid for Alcatel-Lucent Goes Through: French Regulator
Nokia Shareholders Give Green Light to Alcatel-Lucent Acquisition
Battlefield Hardline Review: Playing Cops and Robbers Was Never This Fun

4.8 / 5. Votos: 67

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo