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Tratamentos para parar de fumar

A Organização Mundial da Saúde considera o tabagismo um vício crônico que envolve fatores fisiológicos, psicológicos e sociais. Assim, não é de estranhar que, segundo a Sociedade Portuguesa de Fumadores, dos fumadores dependentes de nicotina que já pensaram em deixar de fumar, apenas 5 consigam.

Algumas pessoas param de fumar sem muita dificuldade e nunca desenvolvem sintomas de dependência. No entanto, parar de fumar não é uma tarefa fácil para a maioria dos fumantes.

O fumante viciado deve lidar com os sintomas de abstinência causados ​​pela ausência do tabaco. Eles também precisam aprender a gerenciar a ansiedade que surge de múltiplos contextos ou situações sociais cotidianas.

A maioria dos fumantes sabe como é ficar mais tempo do que o normal sem fumar. A nicotina, a principal substância viciante do cigarro, afeta vários órgãos e sistemas, principalmente os receptores cerebrais associados ao sistema de recompensa. Quando você para de fumar, o cérebro e o corpo inteiro do fumante precisam se ajustar à falta de nicotina.

Os sintomas de abstinência são sinais de que o corpo está se adaptando à falta de tabaco. Este período de adaptação ao abandono do tabaco pode ser desconfortável e difícil de suportar sem apoio. Nesta fase, muitos fumantes que tentam parar de recair.

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Sintomas de abstinência

  • Sintomas de abstinência
  • Tristeza
  • Insónia
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração, inquietação, nervosismo
  • Redução do coração
  • Fome
  • Vontade de fumar

Para a maioria das pessoas, os piores sintomas duram apenas alguns dias ou algumas semanas, mas os desejos podem durar mais. Esse desejo é desencadeado por estímulos como a memória de fumar, maços de cigarro ou pessoas fumando.

Apenas 3-5 dos fumantes que param de fumar sem ajuda continuam a fumar um ano após parar.

Como Parar de Fumar

Como Parar de Fumar

As conclusões dos pesquisadores são que aqueles que pararam de fumar abruptamente – literalmente durante a noite – tiveram um desempenho melhor do que aqueles que foram diminuindo gradualmente até que pararam de fumar completamente.

Substitutos de nicotina

Estes são medicamentos que liberam nicotina através da pele ou do revestimento da boca. Eles são administrados na forma de adesivos transdérmicos, goma de mascar ou pastilhas. O tratamento dura cerca de três meses. Esses substitutos de nicotina fornecem ao corpo nicotina suficiente para acalmar o corpo sem criar dependência.

A quantidade de nicotina, que é menor que a do cigarro e sua entrega mais lenta ao cérebro, faz com que a pessoa não sinta prazer (vício subjacente). Apenas previne os sintomas de abstinência.

No entanto, você deve parar de fumar desde o primeiro dia de tratamento, caso contrário você aumentará sua ingestão diária de nicotina. Os mais medrosos devem optar por diamantes. Este método funcionará para você se você estiver motivado e realmente quiser parar de fumar. Você tem uma dependência leve a moderada de nicotina.

Esses substitutos estão disponíveis nas farmácias (sem necessidade de receita médica) e custam o que o fumante médio gasta por cigarro.

Terapias medicinais

Os medicamentos para parar de fumar podem aliviar os sintomas de abstinência e reduzir os desejos e são mais eficazes quando supervisionados pelo seu médico.

Existem dois tipos diferentes de medicamentos: medicamentos de reposição de nicotina e medicamentos sem nicotina.

Como o nome sugere, os produtos de reposição de nicotina são substitutos da nicotina, como as pastilhas ou o adesivo. Eles são aplicados no corpo em pequenas doses para aliviar os sintomas de abstinência sem alcatrão ou gases tóxicos.

As drogas de reposição de nicotina ajudam você a se concentrar em seu vício psicológico e a aprender novos comportamentos.
Os medicamentos sem nicotina, por outro lado, ajudam a reduzir os desejos e os sintomas de abstinência e destinam-se ao uso a curto prazo.

Outros tratamentos

Há uma série de coisas que podem ajudá-lo a parar de fumar que não envolvem necessariamente medicamentos. Pergunte ao seu médico sobre algumas dessas opções, mas aqui estão algumas delas:

Hipnose: Esta é uma opção muito popular que tem tido ótimos resultados, que consiste num relaxamento profundo que você está aberto a sugestões sobre Reforçar a sua vontade de parar de fumar e reduzir os seus sentimentos determinantes sobre por que continuam a fumar.

Acupuntura: Este método é um dos mais antigos e é usado para desencadear a liberação de endorfinas que relaxam o corpo e ajudam a parar de fumar.

Parar de Fumar - Tratamento Natural

Após 20 minutos – a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal.

Após 12 horas – os níveis de monóxido de carbono no sangue voltam ao normal.

Após 2 semanas a 3 meses – você começa a respirar melhor e se sente mais enérgico. A circulação sanguínea melhora. O risco de ataque cardíaco diminui. O cheiro e o sabor melhoram. Diabéticos têm melhor controle sobre a sua doença.

Após 1 a 9 meses – Você sentirá um aumento gradual do bem-estar geral acompanhado de mais vitalidade. A tosse e a falta de ar diminuem e a respiração fica mais fácil.

Após 1 ano – O risco de ter um ataque cardíaco é cerca de metade do das pessoas que continuam a fumar.

Após 2 a 5 anos – O risco de AVC diminui e é semelhante ao dos não fumadores. O risco de câncer de boca, garganta, esófago e bexiga é reduzido pela metade após 5 anos.

Após 10 anos – Você tem um risco 50 menor de câncer de pulmão do que as pessoas que continuam fumando. O risco de câncer de pâncreas e rim diminui.

Após 15 anos – Seu risco de doença arterial coronária é semelhante ao de um não fumante do seu sexo e idade.

Alimentos para ajudá-lo a parar de fumar

Aveia – Ajuda a reduzir a vontade de fumar.

Laranja – Atua como desintoxicante e o aroma ajuda a distraí-lo da nicotina.

Espinafre, Arroz Integral e Massas – O ácido fólico ajuda o organismo a combater os efeitos nocivos e pró-cancerígenos do tabagismo.

Tomate – O licopeno é antioxidante e anti-inflamatório, e o tomate ajuda a substituir a nicotina sem efeitos colaterais (você sabia que o tomate e a planta do tabaco pertencem à mesma família).

Banana – Contém vitamina B6, triptofano e potássio: o estresse reduz drasticamente os níveis de potássio e as bananas ajudam a reabastecê-los.

Nozes, peru, legumes – Estes são ricos em triptofano e têm um efeito calmante.

Peixe, fígado e cogumelos – o selénio ajuda a absorver a vitamina E.

Parar de Fumar
  • Se você também tem desejos, alguns truques vão ajudar:

  • Tenha lanches pequenos e de baixa caloria que você possa recorrer, como: Ex. mastigáveis ​​de cenoura crua, goma de mascar sem açúcar, iogurte desnatado, nozes sem sal. Esqueça os biscoitos, até mesmo os salgados, que são ricos em gordura.
  • Não faça dietas restritivas que só aumentam o estresse de desistir.
  • Preencha o seu dia com atividades que o afastem da comida: ir ao cinema, visitar um museu, passear, ligar para um amigo, escrever um romance.
  • Encontre um tipo de exercício que você goste e faça. O exercício não apenas queima calorias e aumenta o metabolismo, mas também é um poderoso antidepressivo.
como Deixar de Fumar

Parar de fumar é a melhor decisão que um fumante pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde das pessoas ao seu redor.

Por que esperar para desistir? Você sabia que o tabaco é responsável por mais de 5 milhões de mortes todos os anos? Sabemos que fumar provavelmente lhe dá mais prazer do que apenas um vício, mas você não quer fazer parte das estatísticas.

Comece a criar seu plano de abandono hoje. Se não sabe como, experimente as nossas dicas e torne-se mais saudável e feliz.

Quase um quarto da população portuguesa fuma, deixou de fumar.

O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas a cada ano, mais do que AIDS, tuberculose e malária juntos.

Não importa quantos anos você tem e há quanto tempo fuma, parar de fumar o ajudará a viver mais e ser mais saudável. Mas para isso, além de superar os sintomas de abstinência, você deve romper os laços sociais e emocionais que o prendem ao tabaco.

Deixe de fumar

O fumo já não é permitido em muitos locais e a presença de fumadores tende a ser reduzida, reduzindo assim a exposição a situações que favorecem a aquisição de cigarros por imitação ou contágio, como por vezes acontece em locais de trabalho ou restaurantes.

Todos que já tentaram parar de fumar concordam: é difícil, há recaídas e é preciso muita força de vontade.

Para colocá-lo à prova, propomos um desafio simples. Pense nas três perguntas a seguir: Você já se sentiu culpado por ter que interromper o jantar com amigos para fumar um cigarro?

Quando você percebeu que precisava fumar regularmente, não apenas socialmente? Quando o hábito se tornou tão forte que não ter um cigarro por perto fez você se sentir mal?

Pare de fumar por sua saúde

Parar de fumar tem muitos benefícios e, ao contrário da crença popular, eles ocorrem quase que imediatamente.

Nas primeiras horas, os níveis de monóxido de carbono e nicotina são reduzidos pela metade.

Dentro de 24 horas, a primeira liberação ocorre e os pulmões liberam o resíduo de fumaça.
Após 48 horas, o paladar e o olfato melhoram significativamente. A circulação melhora entre duas e doze semanas.
Entre três e nove meses, sua função respiratória aumentará em 10.

A motivação é o fator-chave para parar de fumar com sucesso:

  • Definir um dia de folga
    Definir um prazo ajuda a criar um senso de compromisso.
  • Dê a conhecer a sua decisão aos outros:
  • Envolver os seus entes queridos garante apoio e solidariedade.
  • Identifique os seus hábitos de fumar: conhecer as circunstâncias que o fazem fumar regularmente pode ajudá-lo a desenvolver estratégias de sobrevivência.
  • Faça uma lista de razões para desistir e leia-a sempre que estiver a pensar em desistir.
  • Aprenda a responder à vontade de fumar: Os momentos em que você sente vontade de fumar novamente duram apenas alguns minutos
  • Coma Saudável

Se você está preocupado com o ganho de peso parando de fumar, tente substituir saladas, frutas e vegetais por alimentos gordurosos, açucarados e salgados.

Evite ficar perto de fumantes, bem como de cigarros e todos os itens relacionados ao tabaco.

Ser fisicamente ativo: não só contribui para a aptidão física, mas também ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor em ex-fumantes.

Com o dinheiro que você economiza fumando, você está se dando um presente tão esperado.
Desista pela sua saúde: Se você não tiver sucesso na primeira vez, nada está perdido. As recaídas fazem parte do processo de mudança.

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AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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