Corpo

Pedra nos rins tratamento caseiro

A principal função dos rins é filtrar os produtos de excreção metabólica e o excesso de sódio e água do sangue e facilitar sua remoção do corpo; eles também ajudam a regular a pressão arterial e a produção de glóbulos vermelhos.

Cada rim contém cerca de um milhão de unidades filtrantes (nefrónios).

O fluido dos nefrónios individuais passa para o que se chama um tubo coletor. Nos tubos coletores, o líquido pode passar pelo rim como urina diluída, ou a água na urina pode ser absorvida e devolvida ao sangue, tornando a urina mais concentrada. Através de hormónios que influenciam a função renal, o corpo controla a concentração da urina de acordo com sua necessidade de água.

Os chamados “calhaus” nos rins são o resultado de depósitos microscópicos na urina que solidificam com o tempo, como o sal deixado no fundo de um copo de água salgada depois que o líquido evapora.

As pedras se formam nos rins quando os cristais que se acumulam nas paredes dos rins se tornam tão grandes que podem ser chamados de “pedras”. O principal sintoma é uma dor (insuportável) na parte inferior e média das costas. Os rins também doem, geralmente outras partes do corpo começam a sofrer com a retenção de fluidos.

Os homens têm duas vezes mais probabilidade de desenvolver pedras nos rins do que as mulheres e o primeiro episódio ocorre por volta dos 30 anos de idade. Para as mulheres, há dois picos de incidência, aos 35 e 55 anos de idade.

banner1 1

As causas da formação de pedras nem sempre são conhecidas, mas a influência genética é importante.

A dor das cólicas renais é muito agitada e não tem posição de alívio. Pode ser acompanhado de náuseas e vómitos.

Pedras nos Rins

Como a pedra pode ferir as paredes do uréter ao descer, alguma perda de sangue na urina é normal.

A cólica renal também está associada à urgência urinária e ao desconforto na área da bexiga, ambos causados pela passagem do caroço do uréter para a bexiga. Estes sintomas são idênticos aos da infecção do trato urinário.

Mais raramente, a febre pode ocorrer, especialmente se a obstrução for causada pela interrupção da progressão da pedra.

Se os sintomas persistirem, a pedra precisa ser removida e isso geralmente é feito inserindo um cateter através da uretra.

O consumo regular da Coca-Cola é uma das principais causas de formação de pedra nos rins. Este refrigerante tem ácido oxálico em sua composição, que se cristaliza muito facilmente, formando pedras.

O tratamento natural das pedras nos rins pode ser feito com o uso do que realmente funciona e não causará danos ao seu corpo.

Tratamento natural para pedras de rim

INGREDIENTES

  • 1 cebola
  • 1 copo de água

PREPARAÇÃO

Corte a cebola e coloque-a em um copo de água.
Deixe descansar da noite para o dia.
Na manhã seguinte, com o estômago vazio, beba esta água.
Retire a cebola antes – é para beber apenas a água.

Tratamento por 15 dias.

O paciente com cálculos renais deve beber de 2 a 3 litros de líquido por dia. Uma boa opção é fazer uma dieta líquida à base de sucos naturais de frutas, sopas e água, para que a produção de urina aumente e o deslocamento do cálculo renal seja mais fácil e menos doloroso.

Alimentos não recomendados para aqueles com cálculos renais

Os alimentos que não são recomendados para pedras nos rins são aqueles ricos em oxalatos, como espinafre, beterraba, cacau, ruibarbo, alguns refrigerantes, chás (como preto, mate ou verde), amendoins, café, bebidas de chocolate e chocolate, nozes, frutos do mar e peixe. Também é importante eliminar ou reduzir o sal da dieta através da substituição de temperos que substituam o sal.

Pedra nos Rins tratamento

AGRIÃO

Preparar o suco de agrião;
Diluir o suco na mesma quantidade de água;
Beba meio copo pela manhã, com o estômago vazio;
Você pode tomar até dois copos pequenos por dia.

As razões ainda não estão claras. Mas podem ter a ver com o fato de que as características diuréticas do vinho fazem os rins funcionarem.

Pedras nos Rins

SALSA

Pegue uma mão cheia de salsa e lave-a bem. Picar finamente e ferver em uma panela por 10 minutos e deixar esfriar. Tensionar, colocar em um frasco com tampa e guardar na geladeira.

Beba um copo todos os dias e você notará que o sal e outros venenos acumulados nos rins saem na urina.

O suco de salsinha, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.

Um estudo realizado por especialistas dos hospitais das universidades de Boston e Roma concluiu que o consumo moderado de vinho está associado a um “menor risco de desenvolvimento de pedras nos rins”, relata a revista Wine Spectator.

O médico mais apropriado para tratar cálculos renais é um nefrologista, que pode recorrer a um nutricionista para adaptar a dieta e completar o tratamento do cálculo renal, evitando também a formação de novas pedras.

4.5 / 5. Votos: 44

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo