Bem Estar Emocional

Enxaqueca: o que é, causa, sintomas, como aliviar a dor

O termo “dor de cabeça” (enxaqueca) é usado para descrever desconforto ou dor na cabeça.

Enxaqueca e dor de cabeça não são exatamente a mesma coisa. A dor de cabeça, geralmente chamada cefalalgia, é uma condição médica muito comum. Pode ser um sintoma isolado ou fazer parte de uma síndrome mais ou menos complexa.

A enxaqueca, por outro lado, é um tipo comum de dor de cabeça. Em outras palavras, a enxaqueca é uma dor de cabeça, mas uma dor de cabeça nem sempre é uma enxaqueca. Conhecer os sintomas e as causas é essencial para um diagnóstico e tratamento corretos.

Em geral, as dores de cabeça são divididas em dois grupos principais: primário e secundário.

As dores de cabeça primárias correspondem a uma doença, não refletem outros problemas de saúde e são responsáveis por cerca de 90% de todas as dores de cabeça.

As dores de cabeça secundárias são sintomas de doenças do sistema nervoso ou de outros órgãos do corpo humano. Podem ocorrer em situações comuns, tais como gripe, intoxicação ou abstinência de álcool, ferimentos menores na cabeça, hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) ou uma crise hipertensiva.

banner1 1

A enxaqueca é uma dor de cabeça primária na qual episódios de dor muito intensa ocorrem intercalados com períodos sem sintomas.

Algumas pessoas podem identificar fatores precipitantes para seus ataques. Os mais comuns são queijo, chocolate, morangos, frutos do mar, vinho, molhos artificiais, mudanças nos padrões de sono, estresse, menstruação, jejum, exercícios físicos, pequenos traumas. Outros não conseguem identificar nenhum precipitante.

Enxaqueca

Estima-se que entre 8 e 15% dos cidadãos dos países ocidentais (incluindo Portugal) sofrem de enxaqueca. O fato de afetar as pessoas em sua fase produtiva implica em altos custos econômicos, sociais e familiares.

A enxaqueca não pode ser curada, mas pode ser controlada. Existem medicamentos e comportamentos que podem reduzir a freqüência, duração ou intensidade dos ataques.

Dentre os fatores que podem causar enxaqueca, podemos encontrar:

  • Mudanças hormonais durante o ciclo menstrual ou o uso de pílulas anticoncepcionais.
  • Distúrbios do sono
  • Consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas.
  • Saltar refeições principais
  • Stress e ansiedade
  • Ruídos altos e luzes brilhantes
  • Estresse físico causado por exercício excessivo ou outro tipo de esforço
  • Fumar ou fumar passivo
  • Aromas fortes

Há também uma ligação entre dieta e enxaquecas. Estudos identificaram que comer certos alimentos também pode desencadear um ataque.

Estes alimentos incluem, por exemplo:

  • Açúcar e farinha refinada
  • Alimentos processados
  • Chocolate
  • Produtos lácteos
  • Carne contendo nitratos

O tratamento sintomático durante um ataque agudo consiste em descansar em um lugar calmo e escuro. A pressão ou o frio podem ser aplicados no local da dor. Nesta fase, os analgésicos e antiinflamatórios são muito úteis.

Um excelente remédio natural para a enxaqueca é beber chá de sementes de girassol, bem como chá de lavanda ou colocar compressas de chá de sementes de girassol na testa para aliviar as dores de cabeça.

60 gr de sementes de girassol
1/2 litro de água

Coloque as sementes de girassol em uma bandeja e asse-as até ficarem levemente douradas e secas, depois as moa em um liquidificador até ficarem em pó.

Em seguida, ferva a água e adicione as sementes e deixe em lume brando por 20 minutos. Deixar esfriar, esticar e beber depois. Beba 3 xícaras desta infusão por dia enquanto persistirem os sintomas de enxaqueca.

tratamento natural Enxaqueca

Algumas dicas Tratamento da enxaqueca natural

Evite a luz brilhante

Evite fontes de luz brilhante ou cintilante. Evite usar as luzes das lâmpadas muito longas e finas comumente vistas, por exemplo, em cozinhas. Essas luzes, devido às características cintilantes da lâmpada, tendem a cansar mais os olhos do que as outras lâmpadas.

Comer bananas

Comer bananas pode ajudar a aliviar os sintomas da dor de cabeça. As bananas são ricas em potássio e magnésio, nutrientes essenciais para o tratamento das enxaquecas.

Beber Água

Durante uma enxaqueca, a água ajuda a limpar o corpo e compensar a proteção natural do corpo, hidratando a área da cabeça para eliminar a causa da dor. É importante aumentar seu consumo de água para contribuir para o alívio imediato dos sintomas. Diminua também sua entrada de água.

Tomar banho

Tomar um banho quente, seja no banho ou no chuveiro, relaxa os músculos da cabeça e permite que as artérias do corpo se dilatem.

Com o relaxamento total do corpo, os músculos da área da cabeça também relaxam, contribuindo para o alívio dos sintomas da dor de cabeça.

Refrescar a Parte de Traz do Pescoço

Coloque algo, como um pano frio na parte de trás do pescoço perto da base da cabeça para aliviar os sintomas da enxaqueca. O pano deve ser ligeiramente umedecido com água fria para mantê-lo mais frio por um longo período de tempo.

Métodos naturais para tratar os sintomas da enxaqueca são uma solução rápida e eficaz para curar ou aliviar os sintomas.

Tudo que você precisa para preparar a mistura é um limão espremido e diluído em um copo de água e duas colheres de chá de sal, de preferência sal dos Himalaias. Depois é só misturar e beber.

Limão x enxaqueca

Segundo especialistas, a mistura ajuda você a melhorar em questão de minutos. E embora o limão seja importante, é o sal que ajuda a ativar a serotonina, um neurotransmissor que atua em nosso cérebro para regular o humor, o apetite, o sono, o batimento cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor, etc.

tratamento Enxaqueca

Você sabia que…

A encefalite não é uma doença exclusiva de mulheres e adultos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela também afeta homens e crianças.

No entanto, geralmente aparece após os 15 anos de idade e é mais comum nas mulheres.

4.4 / 5. Votos: 65

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo