Sintomas de ansiedade: sinais físicos e psicológicos
Quando a ansiedade está desregulada, precisa de ser tratada. Não só devido ao desconforto e ao impacto negativo que tem na qualidade de vida das pessoas que sofrem de uma perturbação de ansiedade, mas também porque as perturbações de ansiedade são geralmente progressivas, ou seja, tendem a piorar com o tempo.
A incapacidade de tolerar a incerteza desempenha um papel fundamental no aumento da ansiedade e dos sintomas de preocupação. As pessoas que sofrem de preocupações crónicas têm um enorme desejo de clareza sobre todas as suas dúvidas e imprevisibilidade. Eles precisam de saber com 100% de certeza o que vai acontecer.
A preocupação é vista como uma forma de prever o que o futuro nos reserva, uma forma de evitar surpresas desagradáveis e de controlar os resultados. O problema é que esta estratégia de querer saber o que vai acontecer no futuro e/ou garantir que as coisas temidas não vão acontecer simplesmente não funciona.
A ansiedade é mais do que apenas um sentimento
A ansiedade envolve uma resposta que é sentida no corpo físico, emitindo uma reacção de “luta ou fuga” a uma ameaça percebida. O seu coração bate mais forte, a sua respiração é mais rápida, os seus músculos estão tensos e, em algumas situações, pode sentir-se “tonto”. Quando se está relaxado, acontece o contrário.
O ritmo cardíaco abranda, a respiração é mais lenta e profunda, os músculos relaxam e a pressão sanguínea estabiliza. Portanto, algo extraordinário acontece para diminuir a ansiedade, é impossível estar ansioso e descontraído ao mesmo tempo. E isto é tremendamente incapacitante, é uma estratégia muito poderosa que pode ser usada em situações de extrema ansiedade. O relaxamento é uma táctica poderosa para o alívio.
Quais são os sintomas de ansiedade?
Se entrar em pânico após uma situação difícil, tiver uma sensação constante de que algo de mau pode acontecer, estiver sempre preocupado com o que disse, o que deve fazer ou o que não fez, então pode estar mais ansioso do que o habitual. Aqui estão alguns dos sintomas que poderá experimentar:
- Fadiga
- Insônia
- Falta de ar
- Preocupação e medo exagerados
- Falta de controle sobre os pensamentos
- Formigamento nas mãos e nos pés
- Confusão
- Tontura, leveza ou sensação de desmaio
- Tremores ou tremores incontroláveis
- Tensão muscular, dor
- Dor no peito e palpitações
- Dificuldade para engolir
- Sentimento de um “caroço” na garganta
- Dificuldade para relaxar
- Calafrios, calafrios, suor, frio, mãos úmidas, boca seca
- Vomitando
- Necessidade urgente de ir ao banheiro ou urinar
O estresse e a ansiedade podem afetar nossos músculos, ritmo cardíaco, pressão sanguínea e níveis de cortisol.
O cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, desempenha um papel importante no corpo, com efeitos positivos, por exemplo, nas funções relacionadas à memória, mas é essencial que nosso corpo se descomprima após experiências estressantes e volte ao funcionamento normal.
Lidar com a ansiedade e o estresse de forma contínua pode levar a sérios problemas de saúde, como por exemplo:
- Desempenho cognitivo enfraquecido
- Disfunção tireoidiana
- Desequilíbrios de açúcar no sangue
- Diminuição da densidade óssea
- Diminuição do tecido muscular
- Aumento da pressão arterial
- Sistema imunológico enfraquecido
- Aumento da gordura abdominal
Vilões da Ansiedade
Muitas pessoas já estão desconfiadas de alguns alimentos que aumentam a ansiedade, como o café, por exemplo.
Outros produtos contendo cafeína podem aumentar a sensação de ansiedade, pois estimulam o funcionamento do sistema nervoso. Além destes, o açúcar e os doces devem ser evitados por razões semelhantes.
O chocolate, que para muitas pessoas ajuda a se acalmar, na verdade só causa tranquilidade momentânea. Por ser estimulante, está também na lista de alimentos a serem evitados por pessoas ansiosas.
Dicas saudáveis para combater os sintomas ansiedade
Reforçamos que o acompanhamento com seu médico é fundamental e essencial, no entanto, lá vai o ditado “uma maçã por dia afasta o médico”. Neste caso, não são exatamente maçãs, mas sugerimos alguns alimentos que ajudam a combater a ansiedade:
- Frutas cítricas
- Leite, ovos e produtos lácteos com baixo teor de gordura
- Carboidratos em sua forma mais simples e mais completa
- Banana
- Carne (branca e magra) e peixe
- Chocolate
- Spinafrau
Uma boa noite de sono também é muito importante para controlar a ansiedade.
Ás vezes pode ser necessário tomar medicamentos, que devem ser sempre prescritos por um médico. Este tipo de tratamento é geralmente de longo prazo e deve ser cuidadosamente supervisionado.
Em alguns casos, o tratamento com medicamentos pode ser complementado com o apoio psiquiátrico.