As gorduras trans são o resultado de um processo chamado hidrogenação. Este processo industrial converte óleos vegetais líquidos em gorduras sólidas à temperatura ambiente. muitas vezes sendo o valor nutricional alterado.
Bastante utilizado na fabricação de margarinas e gorduras emulsificantes.
As gorduras trans fazem bastante mal à nossa saúde, mas são muito boas para a indústria alimentícia, pois permitem
1 – Prolongar a vida útil dos produtos
2 – Não precisa de um ambiente específico para ser preservado
3 – É mais fácil de transportar e usar porque se torna sólido após o processo de hidrogenação
As gorduras trans são para substituir as gorduras animais, adicionar mais sabor, conservar por mais tempo e melhorar a aparência dos alimentos.
O nosso organismo não condensa as gorduras trans, portanto, nunca devem ser consumidas. No entanto, mas Ministério da Saúde determinou ser aceitável consumir até 2g de gordura por dia, equivalendo a quatro biscoitos recheados.
Mesmo com isso em mente, um dos maiores problemas que os consumidores enfrentam é conseguir ver claramente a quantidade de gordura trans em cada alimento.
Estudos recentes mostram que o excesso desse tipo de gordura é o mais prejudicial à saúde.
As gorduras trans são prejudiciais a todos e no caso dos atletas é ainda pior
Além de secar e tostar os alimentos, também se acumula nas veias e artérias, impedindo a dilatação durante a atividade física quando o fluxo sanguíneo aumenta, mas as veias não se dilatam para permitir a passagem do sangue.
As gorduras trans fazem aumentaro LDL (conhecido como colesterol ruim),o que não é saudavel em comparação com as gorduras animais (ou saturadas), o que causa a mesma reação. O que a torna a pior gordura alternativa é o fato de diminuir os níveis de HDL (ou colesterol bom) em nossos corpos.
O LDL pode levar à formação de plaquetas gordurosas nos vasos sanguíneos, o que pode levar ao entupimento e levar a coisas como um ataque cardíaco ou derrame.
O HDL, por outro lado, está associado à redução do ateroma (as placas que se formam nas paredes dos vasos). Como o náo sao sintezadas pelo nosso corpo, permanecem no corpo, produzindo gordura visceral que se acumula na cintura e do abdômen.
Nos últimos anos, muitos ataques cardíacos ocorreram entre jovens atletas de saúde invejável, e muitos cientistas associaram essas situações ao consumo dessa gordura.
Verifique os ingredientes do produto. Se diz gordura vegetal hidrogenada,sabe que contém gorduras trans em 0,2 g ou menos por porção.
Os alimentos que contêm mais gorduras trans são biscoitos, sorvetes, pipoca de micro-ondas, batatas fritas, bolos, tortas, doces, qualquer fritura feita com óleo que contenha gorduras trans e qualquer coisa que contenha margarina.
Fotos cedidas por Depositphotos.