A ejaculação precoce ocorre quando um homem atinge o orgasmo antes do planeado durante a relação sexual. Se isso acontecer em ambas as situações, não há necessidade de se preocupar. Mas se for um problema regular, é importante consultar um médico.
A ejaculação precoce é um problema sexual que afeta 20-30 dos homens em todo o mundo. É a falta parcial de controle sobre a ejaculação.
A causa exata da ejaculação precoce ainda é desconhecida, mas os médicos acreditam que fatores psicológicos e biológicos estão envolvidos nas causas da ejaculação precoce.
As causas da ejaculação precoce devem-se principalmente a fatores psicológicos como ansiedade, culpa, depressão e/ou inexperiência sexual.
Às vezes, a ejaculação precoce também pode ser causada e justificada por problemas físicos B. a problemas hormonais, lesões ou efeitos colaterais de certos medicamentos.
A razão por trás desse distúrbio sexual ainda é desconhecida, mas pode ser o resultado de uma profunda interação de fatores biológicos e psicológicos.
Fatores psicológicos
- Ansiedade
- Disfunção erétil ou impotência sexual (incapacidade permanente de obter ou manter uma ereção forte o suficiente para uma relação sexual satisfatória)
- Problemas de relacionamento
- Uso de alguns medicamentos, como psicotrópicos
Fatores biológicos
- Níveis de neurotransmissores acima do normal
- Doenças da Tireoide
- Inflamação ou infeção da próstata e/ou uretra
- Níveis hormonais anormais, atividades anormais do sistema ejaculatório
- Fatores genéticos
- Lesões do sistema nervoso causadas por cirurgia ou experiências traumáticas
Ejaculação prematura: o que um parceiro pode fazer
Os parceiros precisam ser parceiros, honestos e sensíveis na maneira como abordam a questão. Em muitos casos, o homem nem tem conhecimento da existência de um distúrbio sexual, por isso, quando a mulher informa ao parceiro, o sentimento pode ser muito negativo, sendo necessária muita compostura e cuidado ao discutir o assunto.
Por outro lado, a mulher deve ser informada das melhores técnicas para evitar a ejaculação precoce, seja física ou psicológica, com exercícios musculares ou masturbação. Embora seja responsabilidade do homem, o casal deve sempre conhecer todas as dicas para retardar a ejaculação, seja antes, durante ou depois do sexo.
Existem inúmeras técnicas para prevenir a ejaculação precoce e em muitos casos as dicas para retardar a ejaculação são fáceis de entender, mas para que o relacionamento ganhe algo com essa nova barreira, essas técnicas e exercícios devem sempre ser seu parceiro.
É normal se sentir deprimido e até envergonhado no começo, mas toda essa conexão com o seu parceiro e união pode não apenas ajudá-lo a superar a situação, mas também melhorar o seu casamento.
Um meio comum de controlar a ejaculação precoce é:
- Iniciar a relação sexual até sentir vontade de ejacular.
- Pressione a ponta do pénis por alguns segundos até que o impulso desapareça.
- Aguarde 30 segundos e retome a atividade sexual.
- Repita se a vontade voltar.
Essa técnica pode ser usada várias vezes até que o homem consiga identificar o mecanismo que o ajuda a perder o desejo de ejacular e será cada vez menos necessário usá-la com frequência.
UTILIZANDO UM PRESERVATIVO
Uma grande percentagem de homens não usa preservativo durante o sexo. Além dos perigos mais óbvios inerentes a essa decisão, não usar preservativo pode levar à dificuldade de controlar a ejaculação durante a relação sexual. Isso é mais comum em homens que sofrem de hipersensibilidade da glande do pénis, resultando em dificuldade em controlar a ejaculação por mais de alguns segundos.
Ao usar o preservativo, é possível reduzir significativamente a sensibilidade do pénis, o que faz com que a relação sexual dure muito mais.
No entanto, o tipo de preservativo a ser usado deve ser selecionado com muito cuidado, pois geralmente apenas os preservativos mais grossos conseguem retardar efetivamente a ejaculação.
Mesmo para pessoas que não são hipersensíveis, o uso de preservativos pode ser muito útil, mesmo que apenas para acrescentar alguns minutos à relação sexual.
ALTERAR AS POSIÇÕES
Algumas posições exercem mais pressão sobre os genitais, levando a uma maior excitação. Escolha posições mais passivas, com seu parceiro ou ao seu lado.
Evite posições como missionário ou outras posições que colocam muita pressão nos seus órgãos.
Treinar para controlar os estágios da excitação sexual é a melhor maneira de superar a ejaculação precoce.
Um método utilizado é o “parar e ir” onde o homem puxa o pénis para trás toda vez que se aproxima do clímax. Após parar por alguns segundos, a atividade sexual deve ser retomada.
O uso regular desta técnica ajuda a controlar a ejaculação.
Alguns homens precisam de ajuda médica especializada: o urologista tem à sua disposição uma série de ferramentas para que após o diagnóstico – se for um distúrbio – ele possa realizar o tratamento adequado para cada caso.
Outro dos especialistas em distúrbios da ejaculação mais procurados são os psicólogos, pois através da consulta podem descobrir os fatores que levam os pacientes à ejaculação precoce.
Alguns alimentos a incluir em sua dieta diária para o tratamento natural da ejaculação precoce:
A dieta também desempenha um papel importante na função sexual portanto, é aconselhável comer uma dieta saudável, equilibrada e fresca. Frutas e legumes. Isso ajudará a corrigir deficiências nutricionais que podem causar algumas alterações hormonais.
O açafrão, por exemplo, é conhecido como um afrodisíaco natural que ajuda a melhorar a função sexual. Uma mistura de açafrão, leite e gengibre pode ser consumida diariamente.
O alho é um dos alimentos que ajudam a controlar a ejaculação precoce, devendo ser incluído na dieta. Também é aconselhável evitar álcool e cafeína. Você pode e deve comer cebola, prolongando a capacidade sexual.
A ejaculação precoce pode ser dividida em primária, quando ocorre desde o início da vida sexual, e secundária, quando ocorre após alguns anos de vida sexual normal.
Normalmente, nos casos primários, há um transtorno mental, como ansiedade, culpa por sexo ou histórico de situações traumáticas, como abuso sexual ou simplesmente ser pego se masturbando por alguém.
Em casos secundários, a ejaculação precoce pode ocorrer devido ao sentimento de inferioridade do homem em relação à mulher. Algo como: areia demais para o meu camião.
Novos parceiros após um longo relacionamento podem levar a um sentimento de obrigação de serem eficazes. A ejaculação precoce também pode se manifestar após um episódio isolado de impotência, levando à ansiedade sobre relacionamentos futuros.
A exigência da mulher no desempenho sexual do homem ou simplesmente o fato de o novo parceiro demorar mais que o anterior para atingir o orgasmo também pode ser a explicação.
A ejaculação precoce é muito comum em adolescentes e pessoas que estão apenas começando a sua vida sexual. A ajuda e a compreensão dos parceiros são essenciais para não sobrecarregar indevidamente o parceiro.
À medida que os homens se tornam mais confortáveis com a sua vida sexual, eles começam a ter mais controle sobre a sua ejaculação.
Benefícios do exercício físico no tratamento da ejaculação precoce
Estudos mostram que o exercício ajuda a combater a ejaculação precoce e controlar os principais problemas que são muitas vezes responsáveis por essa condição.
Como o exercício físico é tão importante para a prevenção de doenças físicas e mentais, o exercício regular leva automaticamente a um maior bem-estar físico, que se reflete de forma produtiva em todas as facetas da sua vida.
Os exercícios mais adequados incluem caminhada, corrida, natação, ioga e ciclismo. Todos esses exercícios são benéficos claros para a circulação sanguínea e para o sistema nervoso central, tornando-os excelentes alternativas para quem deseja manter a forma e melhorar a qualidade do seu desempenho sexual sem ter que se submeter a tratamentos mais complexos e arriscados.
Fotos cedidas por Depositphotos.