Avançar para o conteúdo

Zinco e seus Benefícios para os Cabelos e Unhas

Zinco e seus Benefícios para os Cabelos e Unhas

O zinco é um mineral que o corpo precisa em quantidades muito pequenas, assim como o ferro e outros minerais. As ostras são boas fontes, pois são os melhores alimentos de origem animal.

Frutos de casca rija, leguminosas, gérmen de trigo ou sésamo com teor de zinco igual, ou superior ao da carne e do queijo curado.

O zinco está envolvido em uma série de reações químicas no corpo, mantendo a pele, cabelos e unhas saudáveis, bem como o desenvolvimento e a função dos órgãos reprodutivos.

Essas funções não apenas contribuem para a saúde geral, mas também para a saúde reprodutiva e a fertilidade em homens e mulheres. Além disso, existem inúmeros benefícios de condicionamento físico, especialmente porque os níveis adequados promovem a perda de peso e o crescimento muscular.

Os benefícios do zinco

Como o revestimento das células nervosas é formado por gorduras, cuja síntese depende do zinco, o zinco é simplesmente essencial para o funcionamento e a comunicação entre os neurônios.

As fontes mais ricas de zinco são os frutos-do-mar, como ostras e lagostas, mas a carne, especialmente a vermelha, também é encontrada em altas concentrações.

Zinco

Gemas de ovos e laticínios também fornecem níveis significativos de zinco, seguidos por alimentos com concentrações mais baixas de zinco, como feijão, amendoim e amêndoas e chocolate amargo.

Ostras: As ostras são os alimentos campeões em termos de teor de zinco. Uma única ostra fornece 38 mg, a necessidade diária é de 8 mg para adultos, 10 mg para crianças e 12 mg para mulheres grávidas.

Carne bovina: cada 130 gramas de carne bovina fornece 4 mg de zinco. Juntamente com duas porções de arroz integral a 2 mg e uma porção de feijão a 1,15 mg, temos quase toda a nossa necessidade diária.

Pão de Trigo Integral – Muito rico em fibras, o pão de trigo integral fornece 1,6 mg de zinco 80 gramas.

Farelo de Aveia: Um grão altamente nutritivo, o farelo de aveia é rico em fibras, vitaminas e minerais e oferece inúmeros benefícios à saúde. 94 gramas de farelo de aveia fornecem 2,9 mg de zinco.

Os sinais mais visíveis de deficiência são a perda de apetite e a perda ou redução da sensibilidade gustativa. Por ser encontrado em altas concentrações nos glóbulos vermelhos, a deficiência de zinco leva à anemia progressiva.

Além disso, a função do sistema imunológico é severamente prejudicada, o que aumenta o risco de doenças infecciosas. Há também um risco aumentado de doenças crônicas e degenerativas, especialmente câncer.

Os sinais mais notáveis de deficiência são perda de apetite e perda ou redução da sensibilidade gustativa. Como é encontrado em altas concentrações nos glóbulos vermelhos do sangue, a falta de zinco leva a uma anemia progressiva.

Há também um grave comprometimento do funcionamento do sistema imunológico, o que aumenta o risco de doenças infecciosas. O risco de doenças crônicas e degenerativas também é aumentado, especialmente no caso de câncer.

4.5 / 5. Votos: 55

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.